28 de março de 2008
Curiosidades que você não sabia e nem imaginava sobre a Paixão de Cristo
A encenação da Paixão de Cristo é sem dúvida o maior evento de Taboão da Serra. Neste ano, o espetáculo completou 52 anos e foi acompanhado por mais de 20 mil pessoas. A produção da peça é um espetáculo a parte. São mais de 40 pessoas envolvidas apenas na coordenação. Confira outras curiosidades sobre a Paixão de Cristo:
– Entre atores e figurantes, mais de 120 pessoas se revezaram no palco.
– Falando em palco, neste ano o maior palco da história da Paixão de Cristo foi montado, ao todo eram 46 metros.
– O percurso percorrido entre o Parque das Hortênsias e o Morro do Cristo é de um pouco mais de 1,2 quilômetros.
– O ator Clayton Novais, que interpreta Jesus, perdeu mais de dois quilos durante a encenação da última Paixão de Cristo.
– A cruz usada no Calvário de Jesus pesa 55 quilos e essa cruz é usada desde a primeira encenação em 1956.
– Devido ao peso da cruz, que é de madeira maciça o ator fica com diversos hematomas nas costas e machucados no ombro e na clavícula.
– Os chicotes que os soldados romanos usam para castigar Jesus são feitos de um material chamado EVA, uma mistura que deixa uma borracha bem leve e, além de fazer muito barulho, também dá um tremendo visual.
– Perguntamos para Clayton Novais se as chicotadas que ele recebe durante todo o trajeto do Calvário doíam muito, eis aí a sua resposta: “Não todas, mas algumas sim, principalmente quando pega nas costas somente a pontinha dos "chicotes" ou quando os soldados ficam empolgados demais”.
– O sangue cenográfico usado na Paixão de Cristo é todo produzido pela equipe. Entre os ingredientes usados na mistura estão mel e chocolate em pó.
– A maior preocupação da produção era conseguir cobrir as duas tatuagens que o ator Clayton Novais possui. Além de um esparadrapo eles jogam muito sangue cenográfico para esconder os desenhos, coisa que Jesus não tinha na época, certo?
– Os ensaios para a Paixão de Cristo começaram neste ano no dia 20 de Janeiro e eles ensaiaram durante todos os domingos, foram mais de 10 ensaios ao todo.
– Três dos 12 apóstolos são cantores de rap na vida real.
– Entre os outros atores existem ainda carteiros, professores, pintores, promotores de loja e auxiliares de produção.
– Na vida Real, o ator que interpreta Jesus é analista de informática e trabalha como autônomo em uma empresa que presta serviços de instalação de software para a Caixa Econômica Federal.
– Clayton Novais participa da Paixão de Cristo desde 2001, quando interpretava o personagem do sacerdote judeu Caifáz. “No ano passado tive dificuldades durante o processo de ensaio, pois tive que ‘desconstruir’ o personagem Caifáz, para a partir daí ‘construir’ o personagem Jesus”, disse.