CPTM estuda linha para ligar ABC Paulista a Embu das Artes
Linha 25-Topázio é idealizada para atender áreas carentes de infraestrutura ferroviária, como Diadema, Embu das Artes e São Bernardo do Campo

Uma nova linha ferroviária poderá atender os moradores de duas cidades importantes da Grande São Paulo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Por Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
O eixo ligando São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e Embu das Artes, passando pelo município de Diadema, está em estudo por parte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Trata-se da futura Linha 25-Topázio.
O projeto foi apresentado no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conjunto com o Ministério das Cidades.
O estudo indica que, até 2054, a Grande São Paulo poderá ter até 147 quilômetros de linhas do Metrô. A Linha 25-Topázio contaria com cerca de 34,5 km de extensão e 21 estações.
Entre as conexões previstas estão a futura estação São Bernardo do Campo (ligada à futura Linha 14-Ônix da CPTM) e a estação Campo Limpo (atendida pela Linha 5-Lilás da ViaMobilidade e futura Linha 24-Quartzo da CPTM).
Segundo o estudo, a Linha 25-Topázio foi idealizada para atender áreas carentes de infraestrutura ferroviária, como Diadema, Embu das Artes e São Bernardo do Campo.
Das 21 estações previstas, apenas a Estação Campo Limpo já está em operação. O projeto envolve não só a construção das estações, mas também de pontes, túneis e adequações geométricas necessárias, o que justifica o alto custo estimado.
Em nota enviada à Gazeta de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atualizou os trabalhos para a futura linha.
“Os estudos para a Linha 25-Topázio estão passando por revisão, com o refinamento de traçado, consolidação da localização das estações, pontos de conexão e futuras possibilidades de integração. Por isso, as informações disponíveis ainda podem sofrer alterações”, sinalizou a companhia.
Ainda segundo a CPTM, “considerando a diretriz atual, a linha deve ligar Embu das Artes a Santo André, passando por São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo. Com traçado perimetral, terá interoperabilidade total com as demais linhas da CPTM”.
Metrô Taboão da Serra
Ainda na Grande São Paulo, o município de Taboão da Serra, poderá ser o primeiro fora da Capital a ter uma estação do Metrô.
O governo de São Paulo autorizou o início das obras de extensão do Metrô até Taboão da Serra.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) publicou a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que, na prática, autoriza a ViaQuatro, concessionária responsável pelas obras, a implantar os canteiros das estações e poços de ventilação.