Conselho de Turismo fortalece estratégias para impulsionar eventos e atrair investimentos em Taboão da Serra

Taboão da Serra deu um passo estratégico para o fortalecimento da sua economia e identidade cultural com a aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Mais do que um ato burocrático, a medida representa a possibilidade real de atrair recursos federais, organizar projetos e consolidar o município como destino de eventos, lazer e negócios.
A recém criada secretaria de Turismo, comandada por Lucas Leme, terá a partir de agora mais autonomia para atrair investimentos para fomentar o turismo em Taboão da Serra, com a realização de shows, espetáculos, eventos gastronômicos e culturais. “O COMTUR tem um papel essencial na construção de políticas públicas voltadas ao turismo em nossa cidade. Agora, com o regimento aprovado, Taboão entra no mapa do turismo”, disse Lucas.
Criado para ser um espaço de participação e planejamento, o COMTUR terá a função de reunir representantes do poder público, empresários e sociedade civil na definição de ações que impulsionem o setor. Na prática, o conselho passa a ser a porta de entrada de Taboão no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo que reconhece oficialmente os municípios como cidades turísticas. Isso significa acesso a financiamentos, apoio a projetos e maior visibilidade para atrair visitantes.
Além da possibilidade de captar recursos em Brasília e no Estado de SP, o conselho também deve servir como fórum permanente de diálogo com o setor privado. Restaurantes, hotéis e casas de eventos já estão representados, o que amplia a visão sobre como estruturar o turismo de forma integrada.
O empresário Márcio Romani Dias, vice-presidente do COMTUR, vê a iniciativa como a realização de uma antiga demanda. “Há anos pleiteávamos a criação da Secretaria e do Conselho de Turismo para trazer recursos federais para Taboão. Agora estamos oficialmente no mapa e já discutimos projetos que incluem divulgação diferenciada da cidade, com guia gastronômico e de lazer”, afirmou.
Romani disse que os empresários do setor estão esperançosos com os projetos planejados pela secretaria de turismo. ““O Lucas [Leme] é um secretário jovem, cheio de vontade, que já realizou um grande evento em pouco tempo. Ele tem o apoio do conselho e estamos confiantes de que fará um excelente trabalho”, disse.
O fortalecimento do turismo tem potencial de gerar emprego e renda, além de ampliar a agenda cultural e de lazer dos moradores. Ao estruturar o setor com planejamento, Taboão da Serra passa a ter condições de transformar iniciativas pontuais em um calendário permanente de atrações, consolidando-se como referência regional.