º
Sexta-Feira,
09 de Maio de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
6 de julho de 2021

Gamificação na educação – aprender matemática brincando

Por Colégio Ser

Por Regina Malvar Lima e Regina Simões
Do Colégio SER Taboão da Serra

 

A matemática está presente no dia a dia por toda nossa vida, seu ensino é fundamental. Um dos principais fatores que contribuem para o processo de aprendizagem é que os alunos gostem de aprender matemática. Que maneira melhor para fazer isso, em pleno século 21, do que através dos jogos virtuais?



A pandemia intensificou o tempo das crianças em frente a telas, sejam do celular ou do computador. Elas descobriram todo um universo online, repleto de possibilidades e, com isso, a presença dos jogos virtuais aumentou.

Os jogos virtuais fazem parte do cotidiano da nova geração e a inserção deles como metodologia pedagógica é a chamada gamificação, isto é, os professores usam os jogos para ensinar conceitos, nesse caso, matemáticos. No Colégio Ser, uma das formas de aplicação dessa metodologia é por meio do uso da plataforma Matific.

Os conteúdos vistos, em sala de aula, com o apoio das apostilas e o conteúdo trabalhado no Matific estão integrados, conversam entre si. Muitas dúvidas que ocorrem em sala, por vezes, são sanadas nos jogos, quando o conhecimento é aplicado na prática. Além do mais, o desafio criado pelo jogo acaba por motivar o aluno a ir cada vez mais longe e a querer saber cada vez mais.

Guiados pelos professores, os estudantes completam desafios que trabalham temas da disciplina, fase a fase vão progredindo no jogo e no seu próprio conhecimento matemático. A criatividade, curiosidade, concentração e a solução de problemas são alguns exemplos das habilidades desenvolvidas nesse ambiente de aprendizagem. Os jogos aparecem como uma boa alternativa para complementar o ensino de matemática e tornar o aprendizado algo divertido!
A gamificação, no Ensino fundamental 1 (anos iniciais), engloba também as demais disciplinas e é usada como estratégia de interação, engajamento e dedicação, pois possibilita um pensar junto, um pensar para o bem comum, principalmente nos jogos de cooperação. Estes trazem ao grupo um empoderamento enquanto conquista, evolução e conclusão.


Regina Malvar Lima e Regina Simões
Professoras de Matemática
Ensino Fundamental I (EFAI)
Colégio Ser






Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6