Centro de Saúde do Jd. Santa Cecília: o início da municipalização do atendimento na saúde
Por Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 108 do Jornal O Cidadão, publicada em abril de 1985. O destaque foi a inauguração da UBS Santa Cecília, que continua em funcionamento até hoje.
A inauguração da UBS Santa Cecília aconteceu no dia 28 de abril de 1985 e foi construída pelo Governo do Estado de São Paulo em terreno que foi doado pela prefeitura. “A unidade já entrou em funcionamento na segunda-feira, dentro do esquema do programa de municipalização da saúde, sob administração da prefeitura municipal”.
No meio da década de 80, o Governo do Estado havia iniciado a municipalização do atendimento básico de saúde, sistema que funciona até hoje. A rede estadual passava a se ocupar apenas dos tratamentos de média e alta complexidade. O município ficava responsável também pelos Prontos Socorros.
Na inauguração, estiveram presentes o prefeito de Taboão da Serra na época, José Vicente Buscarini e o secretário estadual de saúde, Dr. João Yunes, além do vice-prefeito Joaquim ferreira e diversos vereadores.
“Este novo centro de saúde atenderá a uma parcela considerável da população de nosso município, pois sua área de abrangência é realmente grande”, escreveu o jornal O Cidadão na época.
E tem mais…
Na mesma edição o jornal O Cidadão mostrava a repercussão da morte do presidente Tancredo Neves em Taboão da Serra. “O prefeito José Vicente Buscarini decretou lutooficial no município e suspendeu o expediente nas repartições públicas municipais no dia do stranslado do corpo da capital de São Paulo. O prefeito viajou até Brasília, juntamente com os prefeitos da região, onde participou dos funerais do Presidente”.
Para falar com o Jornal O Cidadão: [email protected]