º
Domingo,
06 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco


                                   
10 de junho de 2020

As lições que aprendemos com o coronavírus

Por UniFECAF Informa

Diante desta nova realidade que estamos vivenciando, devido a pandemia da COVID-19, muito aprendizado e verdadeiras lições espero que possamos levar para a evolução da humanidade.

Tivemos que nos adaptar em todas as esferas de nossas vidas praticamente da  noite pro dia. No que diz respeito a vida profissional, as empresas precisaram se reinventar para transformar seus negócios e continuar ofertando seus produtos e serviços sem muitos prejuízos, e com isso todo seu capital humano (os funcionários) também teve que se adaptar, modificando sua forma de trabalhar, criando novas rotinas e superando os desafios impostos a ele.

Podendo vivenciar de perto as adaptações do Ensino Superior e acompanhando a atuação de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em seus mercados de trabalho, quero conversar com vocês aqui sobre dois temas, que pude acompanhar durante esta pandemia: as aulas nos cursos superiores e o crescimento ou evidenciamento de algumas áreas profissionais.

No que diz respeito às aulas, as Instituições de Ensino tiveram que rapidamente criar milhões de salas de aula na casa de cada um de seus alunos.

Os professores precisaram se capacitar, se reinventar, adaptar seus conteúdos e metodologias de ensino, abrir espaços nas transmissões das aulas para entender os medos e expectativas dos alunos neste momento tão delicado, transmitir além do conteúdo profissionalizante necessário, um conteúdo humano sem precedentes. Mesmo não tendo todas as respostas que habitualmente o aluno espera do seu mestre, e muitas vezes tendo o mesmo medo ali apresentado por grande parte da turma, conseguiu ensinar, aprender, rir, chorar, comemorar aniversários, solidarizar-se com aqueles que foram impactados pelo vírus e praticar a empatia.

Nunca foi tão necessário estar tão presente na vida desses alunos guerreiros, apesar da distância a nós imposta. Os professores e alunos deram um show de coragem, superando desafios inimagináveis, estreitando um laço no relacionamento que extrapolou a importante relação aluno/professor!

Quanto ao crescimento ou evidenciamento de algumas áreas profissionais, pudemos observar o aumento da demanda de profissionais e o esforço de nossos alunos para conseguir conciliar os estudos mesmo com o excesso de trabalho a eles impostos neste período.

Algumas áreas que quero aqui destacar:

Saúde: Aos profissionais atuantes nesta área, foi-lhes exigido muita reflexão e esforço físico com uma carga horária de trabalho imensamente superior à que estavam acostumados. São e continuarão sendo nossos guerreiros no combate ao Coronavírus. Pudemos acompanhar de perto, por meio de nossos alunos, a dedicação, o comprometimento e a alegria de poderem salvar vidas.

Tecnologia da Informação (TI): A internet e os sistemas de informação já faziam parte do nosso cotidiano e durante a pandemia vimos explodir a necessidade de profissionais desta área. Empresas que sub utilizavam a TI tiveram que migrar basicamente toda sua operação para ambientes virtuais e para que isso pudesse ocorrer os profissionais de Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação não mediram esforços para atendê-las. E porque não dizer, salvar milhares de empresas e pessoas? Esta área, que já estava em crescimento, com carência de profissionais, demandará ainda mais um gigantesco número de pessoas qualificadas no mercado de trabalho.

Gestão: A necessidade de uma boa gestão nas organizações proporcionou o protagonismo destes profissionais. Gestores de Logística, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade enfrentaram desafios e puderam fazer ainda mais diferença em nossas vidas. O que seria de nós sem a organização logística das empresas para que pudéssemos receber em segurança nossa alimentação e vários outros produtos essenciais? Foi demandado ainda mais organização e cuidados com a aquisição, armazenamento e transporte de mercadorias.

Os profissionais de Marketing também foram fundamentais no processo de sobrevivência das organizações, trouxeram ideias e novas formas de comunicação com os consumidores para garantir a  sobrevivências das empresas. Quanto aos gestores de Recursos Humanos mais do que nunca fizeram a diferença na vida de milhões de profissionais, organizando formas de trabalho remota, preocupando-se ainda mais com o bem-estar dos profissionais de suas organizações. Quanto aos gestores financeiros e contábeis tiveram que gerenciar cenários de crise nas organizações, lidar com inadimplências e buscar meios para conseguir fazer as organizações passarem por este momento sem grandes impactos financeiros.

Sabemos que os impactos negativos da pandemia são enormes, mas quis aqui destacar as lições positivas que levaremos para o futuro. Nunca mais seremos os mesmos e cada vez mais precisaremos crescer pessoal e profissionalmente para atender a este Novo Mundo!

Parabéns aos professores e profissionais já atuantes nas áreas mencionadas e sucesso aqueles que ainda almejam capacitar-se para integrar esses times!

O mundo precisa de vocês!!



 


Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6