Coluna Em Off editada no dia 22 de outubro de 2012
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————–
Cá estamos
Pra nossa alegria… A Em off tá de volta! Sem rodeios, vamos ao que interessa.
Novo governo
Esta segunda-feira, dia 22, marca o início da transição de governo em Taboão da Serra. A ideia de Fernandes é indicar uma equipe de transição enxuta, com três ou quatro nomes apenas. Até o final do ano, Fernandes quer ter um raio-x das principais secretarias e a situação financeira de cada uma delas. “Nesse momento, o mais importante é saber o ‘grosso’, os detalhes ficam para depois”, disse um assessor.
Preocupação
A principal preocupação de Fernandes é a saúde financeira da prefeitura que até então é um mistério para os tucanos. O que mais preocupa é a saúde e o contrato firmado com a Iacta, que administra o PS da Antena. Ali está o maior vespeiro e a grande preocupação para o início do próximo governo.
Secretariado
Fernandes já começou a desenhar o seu secretariado, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo absoluto. Sete chaves! A única certeza até agora é o nome do professor João Medeiros, que irá ocupar a pasta de educação. O anuncio foi feito pelo próprio Fernandes durante entrevista para a imprensa regional.
Presidência
Mal acabaram as eleições e outra já começou. A disputa pela presidência da Câmara Municipal está esquentando os bastidores. Um candidato eleito ficou admirado com uma ligação: “Eu nem tinha certeza se eu tinha ganhado, estava vendo a apuração pelo computador e um colega me ligou pedindo o meu voto para presidente da Casa”. Ô povinho que gosta de uma eleição.
Presidência 2
Na segunda-feira passada, dia 15, os sete novos vereadores da base (Eduardo Nóbrega, André Egydio, Pastor Eduardo, Cido, Marco Porta, Joice Silva e Carlinhos do Leme) jantaram com Fernandes e com Laércio Lopes no restaurante Capixaba. Três deles colocaram seus nomes na disputa da presidência da Câmara Municipal. Outros dois, disseram que estão a disposição do “comandante” e dois agradeceram a lembrança, mas nãodesejam descascar o pepino de jeito nenhum.
Atraso
Na última terça-feira, dia 16, Aprígio deu sua melhor entrevista. Falou sobre tudo, de forma aberta e sem pestanejar respondeu até mesmo as perguntas mais polêmicas. Foi sincero, abriu o coração e colocou o dedo na ferida. Fez agora o que deveria ter feito durante a campanha. Apesar do atraso, se posicionou como é de se esperar de um político que almeja comandar Taboão da Serra.
Candidatíssimo
Aprígio disse que em 2016 espera disputar novamente as eleições municipais. Tá certo ele, mas tem muuuuuito tempo até lá, né não?
Frangalhos
Após o resultado desastroso nas eleições, o PT de Taboão da Serra tenta juntar os cacos. A petezada já se reuniu duas vezes para discutir os erros e os (poucos) acertos da campanha eleitoral. Apesar do clima constrangedor entre algumas alas petistas, eles decidiram que não é hora de apontar um culpado, mas sim de começar a reconstruir o partido em Taboão da Serra.
Célebre frase
Do imperador francês Napoleão Bonaparte: “Nunca interrompa o teu inimigo enquanto ele estiver prestes a cometer um erro”.
Isolado
O PT, que no resto do Estado e do Brasil cresceu em número de prefeituras e de vereadores, sucumbiu em Taboão da Serra. O partido que tinha três secretarias, dois vereadores e uma vice, além de incontáveis cargos na prefeitura, acabou amargando uma derrota homérica. Em 2013, a única liderança do partido será Professor Moreira, eleito vereador.
Refugio
Pouco antes das eleições, alguns petistas já miravam Embu das Artes como porto seguro em caso de derrota. Durante entrevista coletiva, Chico Brito, reeleito na cidade, disse que não tinha assumido nenhum compromisso com a petezada de Taboão da Serra.
Refugio 2
Os petistas de Taboão da Serra querem esquecer a derrota nas urnas e já trabalham na campanha de Hadad em São Paulo. A maioria tenta arranjar uma boquinha pelos próximos quatro anos nas secretarias da capital.
Mudança
Em março o partido irá escolher seu novo presidente municipal. A quase ex-vice-prefeita Márcia já colocou o nome na disputa. Wanderlei Bressan, que confirmou nas urnas sua liderança, também é uma das opções para renovar o partido que têm no seu comando os mesmos nomes há duas décadas.
Mudança 2
Dentro do PT é dado como certa a saída de um nome forte do partido. O divórcio parece que será consensual, já que nenhuma das partes aguenta mais o climão criado nos últimos meses.
Futuro
Wagner Eckstein anda pensando em seu futuro político e já abriu negociações com lideranças da cidade e, principalmente, da região. Seu projeto é uma candidatura a deputado estadual, em uma dobrada regional forte com Geraldo Cruz, que deverá disputar uma vaga para o Congresso, em Brasília.
Futuro 2
O prefeito Evilásio Farias que já se cansou de dizer que encerra sua vida pública no final do ano não vai abandonar completamente os bastidores da política. Sua ideia é montar uma consultoria para municípios (principalmente do Conisud) apresentarem projetos para buscar verbas em Brasília. O seu escritório irá funcionar no Jd. Maria Rosa. Mas, por favor, não o chamem de lobista, ok?
Futuro 3
Quem também anda preparando terreno para uma possível candidatura a deputado federal daqui a dois anos é o vereador Macário. Apesar de não ter sido eleito, ele teve a segunda maior votação do partido e deve manter seu nome em evidência em 2014.
Internet
A prefeitura anda propalando por aí que a tão sonhada Cidade Digital, que vai oferecer acesso gratuito a internet, já está funcionando em diversos bairros. Um jornalista resolver fazer o teste próximo a sede da prefeitura. Quando o computador localizou a conexão, pediu uma senha. O jornalista digitou ‘Zelda’ e… voilá, conseguiu se conectar. Pode, Arnaldo?
Célebre frase
De Arthur Schopenhauer: “O destino baralha as cartas, e nós jogamos”.
Separados no berço
Durante a campanha, o então candidato Aprígio bem que poderia ter vinculado a sua imagem com a do seu genro, Deusdete, marido de Sara, sua filha mais velha. Explica-se: o moço é a cara do presidente americano Barack Obama. E cá entre nós, o presida americano tá com mais moral do que o Lula que estampou a cara na campanha, né não?
Yes, we can: Deusdete é o cara da esquerda, o outro é o Barack
Otimista
O secretário de comunicação José Ribeiro quer preparar um portfólio do seu trabalho a frente da pasta. Para amigos, confessou que acredita que Fernando Fernandes pode mantê-lo no cargo pelo trabalho desenvolvido na cidade. ‘Fassavor’, né?
Saudades
E para os jornalistas que viviam reclamando da gestão de Mário de Freitas a frente da Comunicação, só resta colocar no vidro do carro aquele velho adesivo: “Eu era feliz e não sabia”.
Fé
A renovação na nova Câmara Municipal também mudou a distribuição de forças religiosas. A bancada evangélica nunca esteve tão forte com a eleição de Marcos Porta (Igreja Universal), Pastor Eduardo (Paz e Vida), Marcos Paulo (Assembleia de Deus) e Eduardo Nóbrega (Renascer e Assembleia de Deus).
Fé 2
Por outro lado, a igreja católica perdeu seu maior representante, Alexandre Depieri, ministro da Igreja e liderança importante do Santuário Santa Terezinha. Monsenhor Aguinaldo também viu Jacira Moretti e Leonel Vieira, ambos da igreja, ficarem pelo caminho.
Buscopan
A esposa de um candidato a vereador, derrotado nas urnas, estava louca e histérica poucos dias antes da votação. Segundo o marido, ela sofria de “TPE”: Tensão Pré-Eleitoral.
Célebre frase
Do escrito francês Victor Hugo: “Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles”.
Bem na fita
Um jornalista questionou o prefeito Evilásio Farias, perguntou por que ele não participou das caminhadas de Aprígio. Evilásio disse que só andou nos bairros onde ele estava bem com a população. Sacana, o jornalista emendou: “no Morumbi e no Panamby não vale”. Ok, essa é piada, mas uma piada bem realista, né não?
Tuitadas
@malvados: "Quem nunca apedrejou que atire a primeira pedra".
Saída pela direita
Um morador encontrou um assessor do prefeito Evilásio Farias e perguntou: “Nos últimos dias teve quebra-quebra na Câmara, assassinatos em série, incêndio na Usina… É tanto escândalo, né? Taboão da Serra tem saída?”. Já sincero pelo fim do mandato, o aspone disparou: “Tem sim, a Francisco Morato”.
Oi, oi, oi
Um funcionário da prefeitura estava preocupado. Disse para um amigo que no emprego estão chamando ele de “Tufão”. O amigo perguntou se ele jogava bola, mas ele disse que não entende nada de futebol. Ficou um silêncio ensurdecedor.
Disputado
Apesar de não ter sido eleito no PDT, Batista foi bem votado e atraiu a atenção de outros partidos. Na terça-feira, dia 16, o presidente do PR, Anderson Nóbrega, convidou Batista para se filiar no partido.
Desânimo
Derrota das nas urnas, a vice-prefeita professora Márcia, que chegou a cogitar se lançar candidata a prefeita há um ano, fez uma campanha discreta. Nas poucas caminhadas que participou, estava quietinha, desanimada, borocoxô… Compara o ânimo dela com os outros militantes. Seu garçom, manda um Red Bull pra vice, vai?
A vice-prefeita Márcia, engata a primeira marcha durante caminhada
Sabedoria popular
Mais uma pílula de sabedoria popular, afinal a Em Off também é cultura: “Cirrose e mulher feia, só pega quem bebe muito”.
Tática
A idiotice parece não ter limites. Alguns filiados de um certo partido andaram criando cerca de 20 perfis falsos no Facebook para atacar outras candidaturas. Todas as contas são muito parecidas, na foto do perfil usam uma imagem sem nenhum sentido (cachorro, caneca, carros), todos nasceram em 1960 e foram criados entre os dias 17 e 18 de agosto. Deu pra perceber que em alguns casos a idiotice é latente?
Na justiça
Parece que desta vez os ataques não vão ficar esquecidos no limbo das urnas, mesmo após o fim das eleições, muita gente que foi ofendida vai atrás dos responsáveis pelos ataques. Duas ações já correm na justiça para identificar os IPs de quem postou as ofensas na internet. E, para quem não sabe, tudo que é postado deixa um rabo virtual que é impossível de apagar. Vem chumbo grosso por aí.
Célebre frase
Do escritor argentino, Jorge Luis Borges: “Eu não falo de vingança nem de perdão, o esquecimento é a única vingança e o único perdão”.
Novos tempos
Antigamente a política era feita por militantes, coisa de gente que se importava com ideologias, etc e tal. Neste ano, ficou claro, estamos cercados é de ‘militontos’. Política não se faz com o fígado, mas com a cabeça.
Moderninha
A colunista social mais famosa da região, Leonor Lachi, estreou na semana passada o seu site onde coloca sua famosa coluna do jornal O Cidadão na rede mundial de computadores. O endereço é: leonorlachi.com
Empossado
Sem alarde, o ex-vereador e ex-secretário de educação, esporte, governo e manutenção (ufa!) Said Jorge de Moraes assumiu o cargo de chefe de gabinete do prefeito Evilásio Farias.
Dedicação
Marta de Bethânia, que acumulava a chefia de gabinete e a secretaria de governo, agora está se dedicando apenas a pasta. Mostrando fidelidade canina ao prefeito Evilásio, a moça está em todos os eventos oficiais da prefeitura.
Vai ficando
A atual secretária de assistência social e cidadania, Janice Aparecida Souza, assumiu o posto de forma provisória, mas foi agradando, agradando e está lá hoje, efetivada como secretária.
Aquele abraço
Depois de tanto tempo “off”, falta espaço para mandar aquele abraço para todos os amigos e leitores da coluna. Aos pouquinhos, vamos celebrando aqui a amizade e carinho de todos. O nosso abraço vai para o Engenheiro Nei, que não se elegeu, mas fez uma bela campanha. Abraços para Ademir Valente, José Alberto Tarifa, Claudinei Pereira, Érick Augusto Vaz, Dr. Cândido, grande advogado e articulador de primeira linha.
Aquele abraço 2
Abraços e mais abraços também para a querida Vera Lima, para o querido Elton Brazza, para Ronaldo Dias (tá voltando para a pista) e para Luis Carlos, da Rádio Taboão. Abraços também para Irani Nóbrega, orgulhosa com a eleição e votação do filhão Eduardo Nóbrega.
Abraço especial
Um abraço mais do que especial para Gerson Tavares, presidente do PT em Taboão da Serra, sinônimo de ética e que sabe o significado da palavra democracia.
PS
Essa coluna é dedicada ao amigo David Jorge, conhecido carinhosamente como Boy, que sempre que pode cobra mais frequência da coluna. Boy, essa coluna é pra “ocê”, que anda por todo esse interiorzão de São Paulo. Ê lasquera!
The End
Por hoje é só pessoal, na semana que vem tem mais. Hasta la vista, baby.