º
Domingo,
25 de Maio de 2025
  • 11 97446-9830
  • otaboanense@uol.com.br
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
6 de outubro de 2018

Cobertura histórica das eleições de 1986 aproximou TV Bandeirantes e O Cidadão

Acervo / Jornal O Cidadão

Equipe do O Cidadão reunida junto a perua da TV Bandeirantes que rodou por 15 cidades atrás das informações

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. E como neste fim de semana teremos eleições presidenciais, nessa coluna, vamos relembrar a cobertura realizada no pleito de 1986, quando o Jornal O Cidadão se associou a Rede de Rádio e TV Bandeirantes para a cobertura ao vivo da apuração em 15 cidades da Grande São Paulo, entre elas Taboão da Serra, Embu, Itapecerica, Cotia, Barueri, Osasco, Carapicuíba entre outras.

Na edição 181, de 4 de outubro de 1986, trazia em sua manchete a histórica parceria entre O Cidadão e a Rede Bandeirantes. “O gigantesco esquema de cobertura está sendo montado, já em fase de estruturação, e todas as peças estão se encaixando perfeitamente”, anunciou o jornal.

Acervo / Jornal O Cidadão
Acervo / Jornal O Cidadão
Paulo Pontes ao telefone passa informações para a redação da TV Bandeirantes. Sentado e de óculos escuros, Nilson Latorre

A parceria aconteceu através do jornalista José Paulo de Andrade, um ícone do jornalismo, que comandava o Jornal da Bandeirantes que iniciou conversas com O Cidadão, através do editor Paulo Pontes e do Diretor e fundador do jornal, Nilson Latorre.

A cobertura

A eleição daquele ano aconteceu no dia 15 de novembro, em meio à euforia do Plano Cruzado. Os cargos de Governador e Senador, além de deputados federais que foram responsáveis pela Constituinte de 1988.

Na edição 188, o resultado de todo trabalho em conjunto entre Bandeirantes e O Cidadão ganhou destaque em duas páginas inteiras. “Foi um trabalho estafante, aonde os 21 profissionais que trabalhavam para nosso jornal não tiveram tempo de se alimentar ou dormir”.

A brilhante cobertura daquela eleição tinha no comando Nilson Latorre e Paulo Pontes que coordenaram a equipe em 15 cidades que informavam como estava a apuração através de telefonemas. Pontes entrava em links ao vivo na Rádio Bandeirantes, direto da redação do O Cidadão, levando os boletins da região para todo Estado.

Naquela época, das cédulas de papel, as apurações duravam dias. A votação aconteceu no dia 15 de novembro, um sábado. “A primeira cidade a fechar a apuração foi Itapecerica da Serra, que na manhã de terça-feira [dia 18] contou seu último voto”, informou. Taboão da Serra teve a apuração mais demorada, finalizando apenas na quinta-feira à noite.

Na época eu era muito jovem, mas mesmo assim pude participar de todo processo, vi a dedicação e o empenho de toda a equipe, a preocupação com detalhes que meu pai, Nilson Latorre, que chegava a beirar o perfeccionismo. A competência de Paulo Pontes que soube como ninguém ser o maestro da redação.

Acervo / Jornal O Cidadão
Acervo / Jornal O Cidadão
Ao vivo: Paulo Pontes durante a transmissão do boletim regional na Rádio Bandeirantes

Foi nessa cobertura que eu aprendi a respeitar ainda mais meu pai. Fazer jornal nunca foi uma coisa fácil em Taboão da Serra, mas sua dedicação superou todos os desafios, percalços e dificuldade que enfrentamos naquela semana agitada e cansativa. Vi nos olhos do meu pai o brilho de quem estava fazendo o que mais amava: jornalismo

A cobertura das eleições de 1986 foi um sucesso tão grande que diversas TVs e Emissoras concorrentes da Band entravam em contato para confirmar informações e números que divulgávamos através dos boletins. “A rádio Joven Pan e a TV Record solicitaram por diversas vezes dados referentes a região. E o reconhecimento veio através do próprio pessoal da Globo, que passou a acompanhar as apurações na região através dos nossos mapas”, escreveu o jornal na época.

Os resultados já eram esperado, eleito governador de São Paulo, Orestes Quércia foi o mais votado também em nossa região. Em Taboão da Serra, o resultado na época foi: 1º) Quércia com 25.563 votos; 2º) Antônio Ermínio de Moraes, 13.320; 3º) Paulo Maluf, 11.518; 4º) Eduardo Suplicy, 6.974 e em 5º) Teotônio Simões, com 1.157. Votos brancos foram 6.570 e 2.291 nulos. Taboão tinha 70.461 eleitores e 141 urnas (seções de votação) naquela época.

A matéria que finalizou a histórica edição 188 terminou assim: “jornalismo é isso. Jornalismo é coisa séria. É informação. É dinamismo. É contar os fatos como eles são, não como querem que sejam. É não esconder a verdade. É prestar serviço à população. Nossa missão está cumprida. Praticamos mais uma vez o jornalismo”.

Acervo / Jornal O Cidadão
Acervo / Jornal O Cidadão
Eu, de pé e com óculos escuros, vivi de perto a semana agitada da cobertura das eleições no longínquo ano de 1986
Acervo / Jornal O Cidadão
Acervo / Jornal O Cidadão
Na redação as informações chegavam através do telefone, não havia internet e tudo era muito mais demorado
Acervo / Jornal O Cidadão
Acervo / Jornal O Cidadão
Personagem Cid, que fazia dupla com Adão, um dos “mascotes” do jornal Cidadão na cobertura das eleições 1986
Acervo / Jornal O Cidadão
Acervo / Jornal O Cidadão
Capa da edição 181 que anunciou a parceria entre O Cidadão e TV Bandeirantes
Capa da edição histórica nº 188

 

 


Para falar com o Jornal O Cidadão: jornalocidadao@uol.com.br

Blog do Clayson LatorreClayson LatorreEleiçõesEleições 1986HistóriaJornal O CidadãoMemóriaNilson LatorreO CidadãoPaulo PontesTV Bandeirantes
Notícias Relacionadas
  • Falso Atentado

    Taboão da Serra: Justiça torna réus atiradores e intermediários de falso atentado contra ex-prefeito Aprígio
  • História

    Escriba, uma das maiores empresas de Taboão da Serra, chegou na cidade em 1970
  • Falso Atentado

    Taboão da Serra: Por motivo torpe e perigo comum, MP denuncia envolvidos no ataque forjado contra Aprígio
  • Taboão da Serra: Prefeitura retoma obras da Praça Nicola Vivilechio; novo projeto prevê remoção da fonte luminosa
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6