Classe política de Taboão da Serra lamenta morte de Comino e exalta sua contribuição à cidade

A morte de Benedito Comino, um dos nomes mais respeitados da história administrativa de Taboão da Serra, gerou grande comoção no meio político da cidade. O ex-prefeito Fernando Fernandes, vereadores, ex-parlamentares e servidores públicos manifestaram pesar pela perda daquele que foi considerado um dos maiores conhecedores da máquina pública taboanense.
Comino atuou por décadas na Prefeitura, participou de diversas gestões e deixou um legado reconhecido por todas as correntes políticas. As homenagens destacam sua trajetória, seu papel como conselheiro técnico e sua contribuição histórica para o desenvolvimento da cidade.
O ex-prefeito Fernando Fernandes lamentou profundamente a morte de Benedito Comino, ocorrida neste sábado (2), e prestou homenagem à trajetória de quem considera um dos pilares da administração pública de Taboão da Serra.
Para Fernando, a perda vai além de um servidor ou cidadão: “Hoje, Taboão da Serra não perdeu apenas um grande funcionário. Perdeu um personagem da sua história. O Comino foi parte da vida da cidade”, afirmou emocionado.
O ex-prefeito também destacou a importância técnica e jurídica de Comino nas gestões municipais: “Como dizia o Joel Garcia [Lelo], o Comino era o balizador jurídico dos nossos governos. Não dávamos um passo sem consultar se aquilo estava certo ou errado. A palavra dele era decisiva”, ressaltou.
A ex-vereadora Arlete Silva afirmou: “É muito triste a notícia do falecimento do querido e competente Dr. Comino. Um homem comprometido com o poder público, íntegro, legalista em suas opiniões, e cujo parecer jurídico sempre foi digno de total confiança. Intelectual, amigo de todos, sua morte é uma perda irreparável para nossa querida Taboão da Serra.”
O ex-vereador Salvador Grisaffi também relembrou sua convivência com Comino: “Aprendi muito com ele quando fui secretário de governo e, como vereador, pedia conselhos sobre a legalidade dos projetos apresentados na Câmara Municipal. Sempre muito técnico, correto, justo e, às vezes, bravo — uma característica dele. O céu estará em festa com a chegada de um grande homem. Deixará saudades.”
O vereador Rodney destacou: “Seu Comino foi um exemplo de dedicação ao serviço público. Um homem íntegro, sábio, que conhecia como poucos a história e os bastidores da nossa cidade. Sua partida deixa um vazio imenso em Taboão da Serra. Que Deus conforte a família e receba esse grande servidor com luz.”
Anderson Nóbrega, vereador com dois mandatos, falou sobre a morte de Comino: “Benedito Comino foi um exemplo de servidor público. Um homem dedicado, experiente e que ajudou a construir a história administrativa de Taboão da Serra. Sua partida é uma grande perda para todos nós. Meus sentimentos à família.”
O ex-vereador Said Jorge de Moraes também manifestou pesar: “Fiquei muito triste com a notícia. Tive uma grande convivência profissional e social com esse cidadão de exemplar figura pública da nossa cidade. Lamento profundamente essa perda irreparável para nós, taboanenses. A cidade perde um ilustre cidadão, exemplar pai de família e grande figura pública. Deus acolha sua boa alma.”
Olívio Nóbrega, que foi vereador por seis mandatos, afirmou: “Dr. Comino foi um dos maiores nomes da administração pública de Taboão da Serra. Atuou com maestria nos governos de Armando Andrade, Fernando Fernandes e outros prefeitos, sempre garantindo o bom funcionamento da máquina administrativa. Seu conhecimento técnico e sua dedicação foram fundamentais para que nossa cidade alcançasse o patamar de desenvolvimento que tem hoje. Sem dúvida, foi um dos maiores advogados administrativos que a Prefeitura já teve. Sua contribuição é eterna.”
O ex-vereador Professor Fenólio também prestou homenagem ao legado de Comino: “Benedito Comino foi baluarte na história taboanense. Participou de vários governos municipais. Conhecia como poucos todos os setores da administração municipal e auxiliou no desenvolvimento, na história e no progresso de nossa cidade. Meu abraço solidário à sua esposa Marialda Marques Comino, aos filhos Alexandre e Ana Lúcia, aos seus netos e demais familiares e amigos. Que o amigo Comino descanse em paz.”
Paulo Félix, ex-vereador de Taboão da Serra e líder político disse: “Conheci Benedito Comino na década de 1980, já como um funcionário experiente da Prefeitura de Taboão da Serra. Ele era uma referência — não apenas pelo seu notório saber jurídico, mas também por sua conduta ética e moral, qualidades raras no funcionalismo público.
Comino era uma pessoa absolutamente correta, cordial, gentil. Nunca o vi envolvido em discussões ou levantar a voz com alguém. Sempre foi um exemplo de equilíbrio. Quando precisávamos de uma opinião sobre qualquer questão constitucional ou legal, era a ele que recorríamos. Era, sem dúvida, uma autoridade respeitada por todos.
Além disso, a importância da família Comino para a história de Taboão da Serra é marcante. Temos, por exemplo, a Escola Estadual Maria Catarina Comino e a Rua Maria Catarina Comino, no Três Marias, além da Rua Francisco Comino, no Jardim Salete — homenagens que mostram o quanto essa família ajudou a construir a cidade.
A morte de Benedito Comino é uma perda irreparável. É como se uma página da história de Taboão da Serra fosse virada com sua partida. Expresso aqui meus sentimentos à sua família, parentes, descendentes, amigos e todos que conviveram com ele. Vai com Deus, Comino. Quem teve o privilégio de conhecê-lo, certamente guardará sua memória com gratidão e respeito.”
O ex-vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, também lamentou a morte do amigo. “Dr. Comino foi um ótimo companheiro rotariano e um excelente servidor publico de Taboão da Serra contribui muito para o desenvolvimento de nossa cidade, tinha um conhecimento impar da nossa cidade. Descanse em paz meu amigo, meus sentimentos a sua esposa e filhos que deus conforte o coração de todos”