Ciclone extratropical traz ventos fortes e queda de temperatura para Taboão da Serra e região

Moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e demais cidades da Grande São Paulo devem se preparar para uma mudança brusca no clima nos próximos dias. Um ciclone extratropical que se forma na costa do Rio Grande do Sul nesta semana trará ventos intensos e queda acentuada nas temperaturas em todo o Sudeste, segundo alertas da Defesa Civil e do Climatempo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, os ventos podem ultrapassar os 60 km/h, o que eleva o risco de queda de árvores e outros transtornos. As rajadas mais intensas são esperadas a partir da tarde desta terça-feira (29).
“Além da ventania, teremos pancadas de chuva, mas os volumes não devem ser expressivos. O maior risco está associado aos ventos fortes, que exigem atenção da população, principalmente com estruturas residenciais e árvores próximas às residências”, informou a Defesa Civil em comunicado.
A frente fria que acompanha o ciclone trará uma massa de ar polar que derrubará as temperaturas. Na capital e região metropolitana, os termômetros devem marcar mínima de 8°C na quarta (30) e na quinta-feira (31), com máxima de até 17°C. A partir de sexta-feira (01), as temperaturas voltam a subir gradualmente.
Orientações para enfrentar os ventos fortes:
Revise a estrutura de telhados e madeiramento;
Feche bem janelas e cortinas para evitar estilhaços em caso de quebra de vidros;
Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás;
Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
Solicite poda preventiva de árvores junto ao Corpo de Bombeiros ou à prefeitura;
Em caso de risco de tornado, procure saber quais os abrigos mais próximos em sua cidade.