Ciclone e veranico trazem ventos fortes e calor intenso para Taboão da Serra, Embu, Itapecerica e região
Defesa Civil emite aviso sobre dois fenômenos consecutivos que podem causar queda de árvores, danos à rede elétrica e temperaturas acima da média na região

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um aviso sobre dois fenômenos meteorológicos que vão afetar a região. Entre terça e quarta-feira, a formação de um ciclone extratropical no Sul do país deve aumentar a intensidade dos ventos em todo o estado, com rajadas que podem atingir Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.
Os ventos fortes podem causar queda de árvores, destelhamento de casas, danos à rede elétrica e até mesmo espalhar focos de incêndio em áreas de vegetação. No litoral, a previsão é de mar agitado, com riscos para embarcações e estruturas próximas à praia. A Defesa Civil recomenda que a população evite se abrigar sob árvores, mantenha distância de cabos de energia caídos e redobre a atenção em áreas abertas e nas estradas.
Após a passagem do ciclone, a região enfrentará a chegada do veranico. A partir de quarta-feira, uma massa de ar seco e um bloqueio atmosférico trarão dias de calor intenso e baixa umidade. O fenômeno, que pode durar entre três e cinco dias, deve elevar as temperaturas a patamares de verão, com máximas de 31°C em cidades como Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e na capital paulista, cerca de 5°C acima da média para esta época do ano.
Atenção às recomendações da Defesa Civil
Evite áreas de risco.
Fique em locais seguros durante tempestades.
Em emergências, ligue 199, 193 e 190
Para receber os alertas da Defesa Civil, é só enviar o seu CEP por SMS para 40199.