Chuva intensa e ventos fortes colocam Taboão da Serra e região em alerta para alagamentos
Avanço da brisa marítima intensifica temporais na zona sul de São Paulo e eleva risco de transbordamento de córregos e rajadas de vento
Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra e região entram em estado de atenção diante da intensificação das chuvas que atingem a região metropolitana sudoeste de São Paulo. A atuação da brisa marítima fortaleceu as áreas de instabilidade, fazendo com que o volume de chuva aumentasse e permanecesse concentrado principalmente na região de Parelheiros, no extremo da zona sul da capital, com reflexos diretos nos municípios vizinhos. A Defesa Civil de Taboão da Serra informou que “está acompanhando a evolução da chuva”.
De acordo com o monitoramento meteorológico, a chuva persistente tende a elevar o risco de alagamentos, especialmente em áreas mais baixas, além de aumentar a possibilidade de transbordamento de pequenos rios e córregos. A condição estacionária das nuvens dificulta o escoamento da água e agrava os impactos urbanos.
Durante os períodos de chuva mais intensa, também há previsão de rajadas de vento, o que pode provocar queda de galhos, destelhamentos e transtornos no fornecimento de energia elétrica. A orientação é para que a população evite áreas alagadas e busque abrigo em locais seguros enquanto as instabilidades persistirem.