Chico Brito entrega UBS no Jd. Angela em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito inaugurou na manhã deste sábado, dia 29, a nova Unidade Básica de Saúde do Jd. Ângela, em Embu das Artes. O posto será referência para uma população estimada de 20 mil pessoas dos bairros Ângela, Batista, Santa Rita e parte do Jd. Santo Eduardo. Brito também anunciou uma nova linha de ônibus que irá ligar o bairro ao Centro da cidade.
A Unidade Básica de Saúde do Jd. Ângela tem três andares divididos em uma área útil de 750m², com nove consultórios, diversas salas (de espera, medicação,vacina, curativo, coleta, eletrocardiograma, de grupos e administrativo), quatro cadeiras para odontologia, farmácia e rampa de acessibilidade. A obra demorou dois anos para ficar pronta.
A UBS contará com clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo e odontologista. Segundo o prefeito Chico Brito, o valor investido foi de um milhão e quinhentos mil reais, provenientes do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.
Chico Brito enumerou todas as principais obras realizadas pela sua administração. “Em seis anos de mandato nós fizemos o posto de saúde do Jd. Mimás, o posto do Jd. Santa Luzia, que atende o Tomé e o Silvia, que não existia. O de Itatuba, nós praticamente derrubamos e fizemos uma unidade nova. O Centro Médico de Especialidades do Jd. Vazame, nós fizemos”
Brito também prometeu que entregará ainda neste ano outras unidades de saúde. “Estamos entregando essa unidade do Jd. Ângela e no dia 12 vamos entregar a unidade do Jd. São Luis. E no São Eduardo construímos um posto novo, junto da UPA, e vamos entregar no comecinho de dezembro deste ano”.
Mais uma vez o prefeito criticou a oposição que ataca seu governo dizendo que as obras são demoradas. “Para essas pessoas, que disseram que a obra não ia sair, só tenho uma coisa pra mostrar: está aqui. Eu não tenho compromisso com politicagem, com picuinha. Tenho compromisso com o povo”, alfinetou.
Segundo a secretária de saúde, Dra. Sandra Magali Fihlie, a nova UBS irá ajudar a organizar o sistema de saúde da cidade. “Essa unidade vem reorganizar toda a cidade em relação a saúde. Passamos a ter 100% das unidades próprias, com acessibilidade, com tudo o que manda o protocolo da saúde. Estamos deixando nossa cidade com fluxo bem organizado, com uma estrutura mais acolhedora”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Santos, afirmou que a cidade passa por um momento de crescimento e progresso. “Quantas coisas boas estão acontecendo em Embu das Artes. Quanto desenvolvimento, quantos empregos estão vindo para cá. Nossa cidade está no caminho certo, tenho certeza que o povo cada vez mais está feliz com nossa atuação”.
A moradora e líder comunitária Maria da Pompéia, disse que a UBS era um sonho antigo da comunidade. “Eu fui chata, cobrei, cobrei, cobrei. Mas eu fiz isso porque eu estava cobrando há 36 anos, ainda bem que chegou a hora, passaram muitos prefeitos, mas agora o Chico construiu”.
Transporte
Outra novidade para os moradores da região é a criação de uma nova linha de ônibus municipal que irá interligar esses bairros com o Centro de Embu das Artes e a rodoviária.
“Essa é uma demanda muito antiga, independente desta unidade, existe uma unidade muito antiga dos Ângela, Batista, Santa Rita, Jd. Irene, São Luiz, Perequê, Jd. Florida e Santa Bárbara. Hoje temos linhas que passam próximos desses bairros, mas não dentro. E essa nova linha, a partir de segunda-feira, vai atender toda essa região”, disse Brito.
O prefeito também prometeu que o Jd. Ângela irá ganhar uma creche. “Não vou entregar no meu mandato [que termina em 2016], mas vou deixar o projeto pronto e aprovado, além do terreno reservado, isso eu deixo pronto antes do fim do meu mandato. Daí o próximo prefeito constrói”.
Reurbanização
O prefeito Chico Brito entregou também neste sábado, dia 29, a recuperação urbana e ambiental da Comunidade Santarém, que incluiu rede de esgoto das vielas, pavimentação com bloquetes e iluminação. Foram implantados 1.030m² de pavimentação, 460m de guias pré-moldadas, 512m² de calçamento em vielas, oito unidades de boca de lobo, 1.145m de rede de esgoto e 30 unidades de postes com luminárias.
As obras de revitalização beneficiarão mais de 5.400 moradores do local. A comunidade existe há 40 anos e hoje soma 360 habitações. O valor investido foi de R$ R$ 1.253.404,59, por meio da Emenda Parlamentar do deputado estadual Geraldo Cruz, com recursos provenientes do Governo do Estado.
Serviço
UBS Jd. Ângela
Rua Flamengo, 66, Jardim Ângela