º
Sábado,
17 de Maio de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
24 de novembro de 2017

CEPIR promoveu o lançamento do livro Antologia Literária Jovem Afro na Seduc

Por Ricardo Lima

A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) abriu espaço para o lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, da autora baiana e moradora da cidade Zainne Lima e mais treze autores, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), com o objetivo discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre politicas públicas e o enfrentamento do racismo.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial, Antônio Carlos Sousa, o projeto envolve vários acadêmicos militantes do movimento negro, que relatam através de conto em quadrinhos e poesia os preconceitos vividos por conta da questão racial. “Esse evento aborda a luta, a história e violência, politicas públicas e o enfrentamento do racismo da comunidade negra”, disse.

Para a formação deste livro, a editora Quilombhoje Literatura realizou um concurso, no primeiro semestre deste ano, para selecionar textos de escritores negros de 18 a 24 anos de todo o país. Ao final, foram escolhidos 14 autores dos Estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de Zainne, tem a participação de um aluno do 4º ano do curso de História da FFLCH, Igor Gomes, com o texto Dom Quixote Pixaim.

O conto de Zainne tem o título Conversando com Maria Vicêncio: carta a Conceição Evaristo e narra a conversa da sua avó materna com uma mulher que passava roupa na casa dela. Na história, elas conversam pessoalmente sobre a migração de Conceição, oriunda da cidade de Acaraci, Bahia, para São Paulo, abordando as dificuldades de viver no interior do nordeste e também na grande metrópole.

De acordo com a autora, Zainne Lima, o livro foi feito por sete homens e sete mulheres todos negros e mostra todas as formas todas as formas de resistência contra o racismo através da literatura. “No livro consegui relatar todos os preconceitos vividos na minha infância até os dias de hoje, inclusive na universidade onde estudo, devido a cor da pele e outros fatores como a classe social”, falou.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, neste sábado, 25 de novembro, acontece a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 18h na Câmara Municipal de Vereadores.

 

Cepir
Notícias Relacionadas
  • Taboão da Serra

    Taboão da Serra: Aprígio se reúne com representes de religiões de matrizes africanas
  • Diversão e Lazer

    Taboão da Serra promoverá festa de aniversário da Musicália no Cemur
  • Diversão e Lazer

    Taboão da Serra realiza 1º Festival de Samba nos dias 6 e 7 de agosto
  • Dança

    Taboão da Serra: Cemur terá Workshop de Samba Rock no domingo, dia 15
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6