Câmara Municipal de Cotia declara perda de mandato do vereador Alexandre Frota

O presidente da Câmara Municipal de Cotia, Professor Osmar, declarou nesta sexta-feira (3) a perda do mandato do vereador Alexandre Frota (PDT). A decisão foi oficializada por meio de documento protocolado na secretaria parlamentar da Casa e teve como base uma condenação criminal transitada em julgado.
Segundo o documento, Frota foi condenado por crime doloso em ação movida em 2017 pelo ex-deputado federal Jean Wyllys, que o acusou de difamação e injúria. A queixa-crime tramitou na 2ª Vara Federal de Osasco, foi confirmada pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e, posteriormente, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A pena aplicada ao vereador foi de dois anos e 26 dias de detenção, em regime aberto, além do pagamento de 175 dias-multa. “Fica declarada a perda do mandato de vereador do Alexandre Frota de Andrade, em razão da condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível”, afirma o trecho assinado pelo presidente da Câmara.
Atualmente, Frota está licenciado do Legislativo e ocupa o cargo de secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Cotia. A decisão da Câmara não afeta sua permanência no Executivo municipal.
Cabeça erguida
Após a decisão da Câmara Municipal de Cotia, que declarou a perda de seu mandato de vereador, Alexandre Frota (PDT) se pronunciou nas redes sociais na noite desta sexta-feira (3). Em vídeo, o parlamentar licenciado agradeceu os votos recebidos, afirmou que cumpriu seu papel no Legislativo e disse sair “de cabeça erguida”.
“Eu poderia começar esse vídeo de diversas maneiras, mas quero primeiro agradecer aquelas 3 mil pessoas que votaram em mim para que eu me tornasse vereador. Tenho certeza de que nesses oito meses eu entreguei muito, me dediquei bastante e trabalhei imensamente pela cidade”, declarou Frota.
O vereador cassado ressaltou que, mesmo entre quem não votou nele, acredita ter conquistado respeito pelo trabalho desempenhado. “Acho que aqueles que votaram em mim ficaram orgulhosos. E aqueles que não votaram também se orgulharam de ter um cara tão comprometido com a cidade”, disse.