º
Domingo,
17 de Agosto de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
3 de maio de 2024

Câmara de Taboão da Serra realiza encontro com povos indígenas e alunos da rede municipal

Leandro Barreira / CMTS

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


 



 

A Câmara Municipal de Taboão da Serra recebeu na segunda-feira, dia 29 de abril, representantes do Povo Indígena Kaimbé, que conversaram com alunos da EMEF Cecília Meireles e servidores do poder legislativo, sobre suas tradições e costumes.

Eles cantaram, explicaram sobre instrumentos e vestimentas, e tiraram dúvidas dos alunos. “É muito bom trazer os indígenas ao poder legislativo para que eles possam falar sobre sua cultura. Vimos a alegria das crianças em conversar e tirar dúvidas com eles. Vamos repetir esse tipo de evento muitas vezes”, comentou o presidente da Câmara, vereador André Egydio.

O cacique Alex explicou que não devemos utilizar a palavra índio, e explica: “Na questão indígena, a palavra índio é o pejorativo que só contempla um indígena, numa riqueza de vários povos. Quando você fala indígena, você contempla todos os povos”, disse.

A indígena Silvia Kaimbé fala da importância do encontro. “Estar nesse ambiente de fala é muito importante porque muitas vezes nos foi tirado. E por isso agradecemos a cidade e a Câmara Municipal por abrir esse espaço para a gente falar de nós, sem precisar de ninguém falar por nós”, diz.

“Não tem riqueza maior a gente falar da nossa cultura, principalmente para as crianças. É o futuro. É uma oportunidade para a gente e para as crianças, que vão crescer com uma cabeça diferente do que o nosso povo é”, completa Antonio Kaimbé.

O Encontro do Povo Indígena Kaimbé foi organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra, que tem como diretor o servidor Adalberto de Carvalho Graciano.




 



2024Câmara Municipal de Taboão da SerraEMEF Cecília MeirelesEscola do LegislativoPovo Indígena KaimbéTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Clima

    Calor fora de época marca o inverno em Taboão da Serra e região nesta semana; termômetros devem chegar a 31°C
  • Imposto

    Aposentados e pensionistas de Taboão da Serra já podem pedir isenção do IPTU 2026; veja como solicitar
  • Literatura

    Taboão da Serra realiza 2ª Bienal do Livro com programação gratuita e inclusiva de 21 a 24 de agosto
  • Esporte

    Prefeitura de Taboão da Serra retoma aulas de artes marciais no ginásio Zé do Feijão; veja como se inscrever
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6