º
Terça-Feira,
01 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
23 de outubro de 2017

Base Nacional Comum Curricular foi tema de encontro realizado pela Educação de Taboão

Vera Sampaio
Foto: Ricardo Vaz

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) da Prefeitura de Taboão da Serra já está trabalhando para implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.Neste sentido, no dia 20 de setembro a pasta promoveu no Cemur um encontro com municípios da região para tratar do assunto.

À ocasião, o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ressaltou a importância do encontro. “Em breve a Base Nacional Comum Curricular será homologada e todos nós devemos pensar que caminho a nossa educação deve tomar. Neste sentido, resolvemos promover este encontro para fomentar as discussões em torno deste documento que é tão importante e fará a diferença tanto dentro, quanto fora das salas de aula”, explicou.

Reunidos, supervisores de ensino, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Taboão da Serra, dirigentes de ensino do estado e representantes dos municípios de Barueri, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Osasco, Itapecerica da Serra, Cotia, Itapevi, São Lourenço da Serra e Jandira, puderam conhecer o “Guia de Implementação da BNCC”. O material, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceira com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi apresentado por Maria Tereza Perez Soares e Roberta Panico, ambas da Comunidade Educativa CEDAC.

Roberta Panico é pedagoga e iniciou a carreira na rede de ensino de Taboão da Serra. Hoje, enquanto diretora de Desenvolvimento Educacional, salientou a possibilidade de implementar a BNCC de maneira colaborativa, na qual um grupo de municípios se unem e produzem currículos pautados na Base, porém com características regionais. “Juntos somos melhores e uma das ideias de que juntos somos melhores, é a ideia de que os municípios, individualmente, não precisam fazer seus currículos sozinhos. A gente pode pensar em arranjos para otimizar recursos técnicos e financeiros para uma produção bem qualificada dos currículos territoriais”, afirmou.

Já Maria Tereza Perez Soares, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, afirmou que a instituição já acompanhou diferentes arranjos em prol pela educação de qualidade no país e que é impressionante como o resultado do trabalho colaborativo é superior ao trabalho individual. “Quando a gente se coloca junto com outro município, outras ideias surgem, vemos que os problemas são muito semelhantes e que não importa o porte da cidade”, explicou.

“Nestes arranjos pode haver desde a reorganização do organograma da Secretaria, para melhor funcionamento, até a troca propriamente dita de material para que os professores trabalhem em sala de aula. Então, na nossa experiência, esta junção, este momento de troca – que não é só troca de experiência, mas ter uma meta, um propósito claro, saber o que o outro município faz em função desta meta, debater e voltar para a minha prática, este vai e volta, de reflexão sobre a prática é o que potencializa imensamente o trabalho”, finalizou Maria Tereza.

Base Nacional
Prevista na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacional de Educação (2014), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e coma sociedade brasileira. Desde 2015, foram produzidas três versões do documento, que contaram com a participação de diversos especialistas, um processo de mobilização nacional liderado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 12 milhões de contribuições da sociedade civil,especialmente de educadores, em consultas públicas.

A parte da BNCC referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental está desde abril de 2017 com o Conselho Nacional de Educação (CNE), que por sua vez está analisando o documento e submetendo-o a novas consultas. O CNE produzirá um parecer e um projeto de resolução que serão encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) para homologação, que esta prevista para ser realizada ainda este ano.

Para mais informações sobre a Base Nacional acesse. Já o “Guia de Implementação da BNCC” está disponível para visualização e download através do site.

CemurEducaçãoTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Economia

    Taboão da Serra e região: Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
  • Crime

    PM recupera carro furtado e prende homem por receptação em Taboão da Serra
  • Transporte

    Artesp reduz frota de ônibus intermunicipais durante as férias escolares em Taboão da Serra e região
  • Crime

    Denúncia anônima leva PM a prender homem com arma de uso restrito em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6