“Avanço para toda a sociedade”: Taboão da Serra aprova Conselho Municipal das Mulheres

A aprovação do projeto que cria o Conselho Municipal dos Direitos e Políticas das Mulheres de Taboão da Serra foi marcada por forte emoção e reconhecimento público. Durante a sessão, a Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Combate e enfrentamento a violência Eida Azevedo, uma das principais articuladoras da iniciativa, usou a tribuna da Câmara Municipal para agradecer e destacar o trabalho coletivo que possibilitou esse avanço histórico na cidade.
“O primeiro enfrentamento aconteceu dentro da própria sociedade. Quando o projeto chegou a esta Casa, fomos acolhidas com respeito e prioridade. Muito obrigada a todos os vereadores que compreenderam a importância dessa proposta”, afirmou Eida.
Ela ressaltou que o projeto passou por embates, leituras exaustivas e revisões em conjunto com voluntárias da cidade. Também reconheceu a colaboração direta do prefeito Engenheiro Daniel, da vice-prefeita Érica Franquini, além do apoio da Secretaria da Mulher e da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.
“Quero agradecer à equipe da coordenadoria, à secretaria, à comissão, às meninas voluntárias que se dedicaram inclusive aos finais de semana para revisar cada detalhe. E faço um agradecimento especial ao prefeito Daniel e à vice-prefeita por terem dado esse passo importante.”
Durante o discurso, Ieda fez questão de reforçar a importância de colocar as mulheres no centro do debate político. “Quando fazemos política para as mulheres, fazemos política para toda a sociedade: para a criança, o idoso, a pessoa com deficiência, os homens, os autistas. Todos são beneficiados.”
A aprovação do conselho é considerada um marco para a cidade. Com ele, será possível ampliar a fiscalização, o diálogo com a sociedade civil, a elaboração de políticas públicas específicas e a implementação de ações voltadas ao bem-estar, dignidade e proteção das mulheres taboanenses.
Ieda finalizou com uma mensagem de esperança: “Taboão da Serra é, sim, uma cidade inovadora. Uma cidade que pensa políticas para todas as pessoas. O Ministério das Mulheres e a Secretaria Estadual das Mulheres estarão presentes aqui, porque essa cidade demonstrou estar comprometida com inclusão, apoio e transformação.”