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5 de agosto de 2014

Autopista Régis Bittencourt libera novo trecho da duplicação da Serra do Cafezal

A Autopistas Régis Bittencourt, empresa do Grupo Arteris, libera ao tráfego hoje 3 quilômetros de duplicação na Serra do Cafezal. O novo trecho compreende dois segmentos no sentido São Paulo entre o km 363 e o km 361,5, e entre o km 349 e o km 347,5, contando com quatro novos viadutos na região de Miracatu (SP).

A Polícia Rodoviária Federal realizará uma operação de comboio do tráfego, para garantir a segurança, juntamente com equipes operacionais da Autopista. Outro trecho de aproximadamente 3,5 quilômetros estão fase final de obras, na pista sentido Curitiba, com a conclusão de mais cinco viadutos e pavimentação da pista nova com previsão de entrega em 60 dias.

A Concessionária seguirá com obras em outros dois segmentos da Serra do Cafezal, em trechos intercalados, no total de sete quilômetros, em ambos os sentidos da rodovia. Atualmente cerca de 1.200 trabalhadores atuam nesta fase das obras, em trechos onde estão em andamento a construção de três túneis previstos no projeto de duplicação.

Túneis

Na altura do km 357 está o túnel de maior extensão projetado para as obras, com aproximadamente 800 metros de comprimento. Outros dois túneis serão implantados no km 360 e no km 361, que juntos somam quase 600 metros. Estas são as obras de maior porte, que irão contribuir diretamente para a melhoria do tráfego e para a segurança na rodovia. Neste trecho, também estão os dois viadutos mais extensos que compõem as obras de duplicação, com 1,2 quilômetros de comprimento.

O planejamento da duplicação assegura que cada segmento que tenha suas obras concluídas seja liberado, de pronto, ao tráfego. “As obras de duplicação são realizadas de forma a não causar perturbação ao tráfego. O projeto de engenharia foi concebido para que todas as atividades fossem desenvolvidas na projeção da própria obra e da lateral da pista existente, o máximo possível”, explica o Diretor Superintendente da Autopista Régis Bittencourt, Eneo Palazzi.

Com a conclusão dos trechos acima citados, a Serra do Cafezal contará com 22 quilômetros de pista nova duplicada, três túneis e 14 viadutos até o final de 2015. O quarto túnel previsto para a duplicação ficará localizado no km 349, próximo ao Posto Graal Japonês. O trecho restante de 8 quilômetros na parte central da Serra, ainda não iniciados, receberá obras na sequência, com contratações por lotes, como tem sido realizado até agora.

Duplicação da Serra do Cafezal

A duplicação da Serra do Cafezal é a obra mais importante do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelo fato de o trecho ser o único em pista simples da rodovia. A extensão total da duplicação é de 30 quilômetros, começando no km 336,7 (Juquitiba-SP) e terminando no km 367 (Miracatu-SP) da rodovia Régis Bittencourt. Destes 30 quilômetros, 11 já foram duplicados e estão em operação. São 36 pontes e viadutos e quatro túneis projetados para minimizar o impacto ao meio ambiente. A conclusão total da duplicação da Serra do Cafezal está prevista para fevereiro de 2017.

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