º
Sexta-Feira,
09 de Maio de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
2 de maio de 2018

Ativista do movimento negro lança livro no mês dos 130 anos da abolição

"Reflexões de Resistência" primeiro livro de Joselicio Junior

Divulgação

Juninho é jornalista, ativista do movimento negro e escritor

“É preciso lembrar o passado, para entender o presente e construir o futuro”

O jornalista, ativista do movimento negro Joselicio Junior, mais conhecido como Juninho, está lançando neste mês de maio, que completa 130 da falsa abolição, seu primeiro livro “ Reflexões de Resistência”, uma coletânea de 32 artigos escritos entre final de 2014 e início de 2018 originalmente publicados nos sites e portais Geledés, Alma Preta, Jornalistas Livres, Outras Palavras, Blog do Juninho e desde abril de 2017 em sua coluna no portal Revista Fórum.

Os textos abordam temas como o genocídio do povo negro, o racismo estrutural, os movimentos culturais periféricos, política de cotas, conjuntura política, entre outros temas, todos escritos no calor dos seus acontecimentos. O primeiro texto é “A morte que não comove” que faz um paralelo entre as mobilizações nos EUA contra a morte do jovem Michael Brown, na pequena cidade de Fergunson no Estado de Missouri e a violência brutal no Brasil que mata milhares de jovens negros que é naturalizada e não promove comoção. O último texto é “Marielle Franco e a ousadia de tentar contrariar as estatísticas”, uma pequena homenagem para essa guerreira assassinada covardemente no Rio de Janeiro.

“Este livro é um convite. Faço parte do Círculo Palmarino, entidade do movimento negro que teve e tem um papel decisivo na minha formação como ativista, na minha visão de mundo. Dentro do CP temos um lema que norteia a nossa luta que é “Resistir, Ocupar e Transformar”, portanto “Reflexões de Resistência” nada mais é do que um instrumento para dar vazão às nossas lutas de resistência, para formar e ocupar os espaços historicamente renegados para os debaixo e excluídos, com o projeto de transformar a nossa realidade” afirma o autor na apresentação do livro.

O livro foi prefaciado pelo Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP Dennis de Oliveira que afirmou “Juninho é jornalista e especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) da USP, núcleo que tenho a honra de coordenar. Tive a honra de ter sido o seu professor neste curso e mais ainda companheiro em vários embates, inclusive alguns relatados nesta obra. Por isto, digo com toda a certeza que ele reúne tanto capacidade teórica como compromisso político, expressando da melhor forma a figura do intelectual orgânico de que falava Gramsci. Ler esta obra do companheiro Juninho é armar-se para os embates contra o capital e o Estado racista”.

Reflexões de Resistência é uma publicação independente e será lançado em vários espaços como a Sede do Círculo Palmarino em Embu das Artes, no espaço cultural Tapera Taperá no centro da capital Paulista e em vários outros espaços como saraus, universidades, sindicatos, toda a programação poderá ser conferida na página do autor – www.facebook.com/juninho

O Autor

Joselicio Junior, mais conhecido como Juninho, tem 32 anos, jornalista formado pela UNISA, pós-graduado em Mídia Informação e Cultura pelo CELACC/ECA-USP, onde publicou o artigo “A identidade negra construída por jovens poetas da periferia” . É Presidente Estadual do PSOL São Paulo. Militante do Círculo Palmarino, corrente do movimento negro, foi presidente do Instituto Manuel Querino entre 2007 e 2015. Morador de Embu das Artes, tem uma forte atuação no campo cultural, esteve a frente do Ponto de Cultura “De periferia para periferia valorizando a cultura afro-brasileira”. Recebeu em 2016 o Prêmio Zumbi dos Palmares organizado pelo SOS Racismo da Assembléia Legislativa de São Paulo. Publicou em 2017 o artigo “Cultura periferica, cultura de resistência” no livro “A Luta contra o Racismo no Brasil” organizado pelo professor Dennis de Oliveira e publicado pela Edições Fórum.

Serviço

Embu das Artes
Quando: 5 de maio, sábado, 19h
Onde: Sede do Círculo Palmarino
Endereço: Rua Campos Sales, 43, Jardim Presidente Kennedy, Embu das Artes
Informações: (11) 97025-0442 – (11) 94174-6732 (WhatsApp)

São Paulo
Quando: 7 de maio, segunda-feira, 18h30
Onde: Tapera Taperá – http://taperatapera.com.br
Endereço: Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metropole
Informações: (11) 97025-0442 – (11) 94174-6732 (WhatsApp)

Círculo PalmarinoEmbu das ArtesJoselicio JuniorLiteraturaReflexões de Resistência
Notícias Relacionadas
  • Transporte

    Transporte público volta ao normal após breve paralisação, informa Prefeitura de Embu das Artes
  • Greve de ônibus

    Manhã sem ônibus: Trabalhadores do transporte municipal de Embu das Artes entram em greve por falta de salários
  • Região

    Embu das Artes: Audiência Popular discutirá impactos ambientais da rodovia Nova Raposo neste sábado, 10
  • Clima

    Tempo firme e temperatura em elevação; veja a previsão para os próximos dias em Taboão da Serra e região
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6