Artesp propõe integração entre ônibus da Pirajuçara que ligam Taboão da Serra e Embu das Artes com o Metrô
Medida vai unificar tarifas de linhas da Viação Pirajuçara e facilitar acesso às Linhas 5-Lilás e 4-Amarela

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) propôs a criação de uma integração tarifária entre linhas de ônibus da Viação Pirajuçara, que ligam Taboão da Serra, Embu das Artes e São Paulo, e as Linhas 5-Lilás e 4-Amarela do Metrô. A iniciativa tem como objetivo reduzir o custo das passagens e facilitar o deslocamento de quem depende do transporte público na região sudoeste da Grande São Paulo. As informações são do Diário do Transporte.
De acordo com a Deliberação Artesp nº 543, duas linhas que partem de Embu das Artes com destino ao Metrô Campo Limpo serão integradas à linha de Taboão da Serra, que segue até a estação Vila Sônia, criando um trajeto combinado e com tarifa reduzida.
178TR0 – Embu das Artes (Jd. Vazame) – São Paulo (Metrô Campo Limpo);
178BL1 – Embu das Artes (Jd. Nossa Senhora de Fátima) – São Paulo (Metrô Campo Limpo);
241TR0 – Taboão da Serra (Pq. Jacarandá) – São Paulo (Metrô Vila Sônia).
Com a integração, o passageiro poderá fazer o percurso entre as cidades e o Metrô sem pagar duas tarifas completas, ampliando a conectividade entre o transporte intermunicipal e a rede metroviária. A proposta deve beneficiar principalmente trabalhadores e estudantes que utilizam essas linhas diariamente.
A medida também expande o acesso dos usuários às Linhas 5-Lilás e 4-Amarela, operadas pelas concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro.
Segundo a Artesp, o estudo foi elaborado pela Superintendência de Controle Operacional (SUCOL) e aprovado pelo Conselho Diretor da agência, que agora avalia os próximos passos para viabilizar a implementação da nova forma de integração.