º
Segunda-Feira,
30 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
29 de dezembro de 2015

Após temporal, Prefeitura de Embu atende famílias e trabalha na limpeza da cidade

Alex Natalino

Funcionários da prefeitura trabalham na limpeza da cidade após o temporal que atingiu toda a região no último final de semana. Passado o primeiro impacto, já é possível entender porque as águas das chuvas invadiram a avenida São Paulo e a sede da prefeitura no sábado, dia 26. Além do volume enorme de chuva (100 milímetros em 1h10) na cidade, os córregos Ressaca e Ponte Alta, que nascem em Itapecerica da Serra, chegaram a Embu das Artes com grande volume de água e muita correnteza.

Some-se a essa situação, o volume de água que desceu pela encosta do Cemitério Israelita, que fica no Jardim Santa Luzia, rompeu o muro do cemitério (50m de extensão por 3m de altura) e desceu pela rua Vereda das Tulipas e Rua da Repartição, chegando ao córrego da av. São Paulo e ao córrego Ressaca, que passa em frente da Prefeitura. Devido ao excepcional volume de água, a Prefeitura está fazendo uma vistoria nos locais atingidos.

Todo funcionalismo está nas ruas da cidade realizando a limpeza de vias e calçadas | Divulgação / PMETEA

Todo funcionalismo está nas ruas da cidade realizando a limpeza de vias e calçadas, nos seguintes locais: av. Elias Yazbek, próximo ao PS Central, rua Cândido Portinari, próximo Padaria Belas Artes, rua Emancipação, em frente à Caixa Econômica Federal, avenida São Paulo e av. João Batista Medina, desde a entrada do Condomínio Bosque do Embu até Itatuba. A rua da Repartição está interditada.

Com o atendimento ao público suspenso, os funcionários que trabalham na sede da prefeitura estão fazendo a limpeza de todo o pátio, da Praça de Atendimento e das secretarias que ficam no andar térreo do prédio: Finanças, Controladoria, Serviços Jurídicos, Procon, Assistência Social, gabinete do vice-prefeito e Gestão de Pessoas. Também foram atingidos os almoxarifados da Assistência Social e da Saúde. Foram perdidos computadores e documentos. O Restaurante Popular também está fechado nesta terça-feira.

As Praças de Atendimento dos jardins Santa Tereza e Santo Eduardo estão funcionando normalmente, inclusive para o parcelamento de débitos tributários. No Santo Eduardo também tem atendimento do Procon.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) também está atendendo nesta terça (29/12) normalmente, das 7 às 16h, e quem tem Seguro Desemprego agendado para as datas mencionadas devem se dirigir à Prefeitura. Outros serviços oferecidos pelo PAT como captação de novas vagas, emissão de carteira de trabalho e inscrição de jovens nos programas de 1º emprego também estão funcionando.

Quem tinha Seguro Desemprego agendado para 28/12 será atendido na segunda-feira, 4 de janeiro de 2016. Os demais departamentos da Prefeitura permanecem fechados para limpeza e manutenção de equipamentos.
 
Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, 17 famílias precisaram ser removidas: 12 do Sítio Rima, perto de Itatuba; uma da rua Ranulfo Lira e mais 4 da Rua Cândido Mota Filho, com av. São Paulo.

Secretários e técnicos da prefeitura estão fazendo vistoria de segurança em residências que também foram atingidas nos seguintes bairros da região Oeste: Bosque do Embu, Chácaras Ana Lúcia, Itatuba, Chácaras Bartira, Parque das Artes. Nestes bairros há casas com muros e paredes rachadas e barro dentro das dependências das casas.

Relatório parcial aponta 30 árvores caídas aproximadamente. O maior problema aconteceu na rua Vereda das Tulipas, dentro do Condomínio Bosque do Embu, várias árvores caíram e estão obstruindo a rua.
As seguintes ruas já foram desobstruídas: Estrada do Capuava e Rua Ouro. Estão parcialmente obstruídas: Keishi Matsumoto, Maria José Ferraz Prado, João Batista Medina e Vereda das Tulipas.
 
Assistência Social atende vítimas
Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional estão nas ruas atendendo vítimas da forte chuva que atingiu a cidade no sábado. Até o momento, 60 famílias do Centro, Jardim Novo Embu, Jardim Sílvia, Itatuba e Pq. Industrial foram atendidas.

O trabalho começou no momento da chuva, se estendeu por todo o domingo e segunda-feira, 28. As famílias atendidas receberam alimentos, cobertores, colchões e produtos de limpeza. As vítimas tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil e estão abrigadas na casa de amigos e familiares. Aproximadamente, 100 funcionários, incluindo a secretária Roberta Santos, estão envolvidos na ação.

Eletropaulo

Vários pontos da cidade continuam sem energia, principalmente bairros da região oeste da cidade, como Capuava e Itatuba. Carros da Eletropaulo estão fazendo a manutenção e a Tecnoluz, empresa contratada pela Prefeitura, está fazendo manutenção e ronda na área central da cidade.
 
Praças de Atendimento em funcionamento

Vila Olinda (Santa Tereza)
Largo Tancredo de Almeida Neves, nº 9
Telefone: 4149-3905
Horário: 2ª a 6ª-feira, das  8h30 às 16h

Santo Eduardo
Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2673
Telefone: 4203-1846
Horário: 2ª a 6ª-feira, das  8h30 às 16h

Notícias Relacionadas
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6