Após 30 anos, 496 famílias do Pq. Laguna conquistam a escritura definitiva de seus imóveis em Taboão da Serra

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Após 30 anos de espera, o Governo de São Paulo, por meio do programa Casa Paulista e da A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou nesta quinta-feira, dia 3, as escrituras de 496 apartamentos do Residencial Taboão da Serra A – Pq. Laguna. A cerimônia, que contou com a presença do governador em exercício, Felicio Ramuth, e de autoridades estaduais e municipais, marcou um investimento de R$ 1,9 milhão na regularização fundiária do empreendimento.
“São mais de 30 anos de espera, mas a partir de agora a história muda e garante que filhos e netos dos proprietários que estão recebendo os títulos de regularização hoje continuem com a unidade habitacional”, afirmou o governador em exercício Felicio Ramuth.
A entrega dessas escrituras é um passo importante para as famílias, garantindo a tão esperada escritura oficial de suas residências. A matrícula individualizada do imóvel confere aos moradores o direito de acessar crédito, vender seus imóveis legalmente e realizar transferências para herdeiros.
A regularização fundiária desse residencial faz parte do esforço do Governo do Estado para resolver esta “pendência” nos conjuntos habitacionais antigos que ainda não possuem o documento oficial. Atualmente, todos os novos empreendimentos da CDHU já são entregues com as matrículas individualizadas.
O prefeito Engenheiro Daniel ressaltou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado. ”Quero parabenizar o nosso governador em atividade, Felicio Ramuth. Eu costumo dizer o seguinte, parceria que dá certo, o povo se alegra. E é isso que está acontecendo hoje. Então, acho que você como vice-governador, representando hoje o nosso governador Tarcísio, que em dois anos e meio está fazendo um excelente trabalho”.
Em seu discurso, a deputada Analice Fernandes falou da importância deste momento para as 496 famílias do Residencial Taboão da Serra A – Pq. Laguna.
“Hoje é um dia histórico para Taboão da Serra… São 496 famílias que não vão esquecer esta data … A luta foi muito grande e o sonho de vocês carregado e acalentado por vários anos para poder regularizar a sua moradia… são 30 anos à espera de um documento que representa muito mais do que um papel… representa segurança jurídica , dignidade e respeito para com o morador”, disse Analice.
Durante seu discurso, Marcelo Branco, secretário de Habitação do Estado, ressaltou o esforço de cada família para conquistar seu imóvel. Ele destacou o merecido reconhecimento que a entrega das escrituras definitivas representa, celebrando a vitória de anos de dedicação e espera.
“A gente sabe que todo mundo se esforça para comprar a sua unidade habitacional. E agora o Estado vem e reconhece esse esforço, dando o título, dando a matrícula final para vocês no cartório, e dizendo que esse imóvel é seu, que ninguém pode tomar e que vocês daqui para frente têm uma posse e um direito inquestionável sobre esse imóvel que vocês fizeram tanto esforço para obter e para pagar’, fala Branco.
Desde 2023, a CDHU e o programa Cidade Legal já regularizaram 129,2 mil unidades, com um investimento total de R$ 503,9 milhões.