Anhanguera de Taboão da Serra abre atendimentos psicopedagógicos gratuitos para a comunidade
A dificuldade de aprendizagem pode surgir muitas vezes por questões afetivas, emocionais, orgânicas ou ambientais. Quando se observa que a criança está com alguma dificuldade escolar é necessário fazer uma avaliação para identificar a origem do problema, assim como a melhor maneira de solucioná-lo.
Para auxiliar pais, mães e professores no trabalho com as crianças e jovens, a Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra acaba de abrir seu Laboratório de Psicopedagogia chamado de “Ciranda do Aprendizado”, que oferece atendimento gratuito a comunidade.
O perfil de quem procura pelos serviços psicopedagógicos são pessoas que geralmente não têm condições de custear um acompanhamento especializado, e que muitas vezes são encaminhadas por escolas públicas ou por alunas da própria Faculdade.
O projeto que estava parado há algum tempo foi reativado devido à carência da comunidade local para com este tipo de atendimento. Para reabrir o laboratório, foram necessários pequenos investimentos e o espaço ganhou uma nova imagem com a decoração feita pelos próprios alunos.
Com a coordenação da professora Geneci de Souza, os alunos do 2º e do 6º semestre do curso de Pedagogia da instituição acompanham os atendimentos e atividades realizadas pela professora psicopedagoga. O trabalho ajuda a identificar e solucionar dificuldades referentes à aprendizagem de diversas disciplinas e orientar pais e professores quanto ao apoio que o jovem necessita. “Além de o estágio ser revertido em horas práticas para a conclusão do curso, os alunos aprendem na prática sobre o desenvolvimento do processo de alfabetização de uma criança”, explica a professora Geneci.
O projeto é destinado para atender alunos da rede pública de ensino que apresentem dificuldade de aprendizagem e ou crianças com necessidades especiais no desenvolvimento de práticas vinculadas às disciplinas específicas. O espaço funciona de forma interdisciplinar com atividades educativas que fazem com que os alunos vivenciem os conteúdos teóricos em atividades práticas diretamente vinculadas à realidade pedagógica das escolas.
Atendimentos
Atualmente o projeto atende 15 alunos em horários alternados, mas a coordenadora já sente a necessidade de multiplicar a capacidade dos atendimentos. “Temos consciência da necessidade da ampliação do projeto, pois nossa demanda tende a aumentar para o próximo semestre. Sabemos também que os pais contam com a ajuda que oferecemos, por isso a preocupação em ter uma estrutura adequada para continuarmos o nosso trabalho”, afirma a professora.
Dentre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, encontram-se também casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade diagnosticados. Estes casos são acompanhados pelos professores da Anhanguera e por especialistas de instituições parceiras, como o Instituto CEFAC, que oferece apoio no processo de investigação psicopedagógica através de avaliação criteriosa do aprendizado.
Para detectar as dificuldades, é feito em um primeiro momento entrevista com os pais da criança para triagem. Após esse passo, inicia-se o processo de investigação e finalmente a intervenção com cuidados necessários para o atendimento e desenvolvimento dos alunos.
Para que o projeto continue sendo realizado com sucesso, a equipe ainda espera encontrar novas parcerias com profissionais da área da educação e saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos e neuropsicólogos. “Apesar de o nosso trabalho ter começado recentemente, percebemos que em alguns casos já tivemos progresso e sentimos melhorias no desempenho dos alunos, por isso pretendemos crescer mais a cada dia para continuarmos ajudando estas crianças”, diz Geneci.
Interessados nos atendimentos oferecidos pelo Laboratório de Psicopedagogia devem entrar em contato pelo telefone (11) 3713-1925 ou comparecer a recepção da unidade, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, 199 – Centro – Taboão da Serra/SP.