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16 de dezembro de 2024

Alesp aprova U$ 400 milhões para extensão do Metrô até Taboão da Serra; Eduardo Nóbrega é o relator do projeto

Divulgação

 



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira, dia 11, o projeto que autoriza o Governo do Estado a realizar operações de crédito para garantir a obra da extensão da linha 4 – Amarela do Metrô até Taboão da Serra. Segundo o deputado estadual Eduardo Nóbrega, relator do projeto, o valor destinado é de 400 milhões de dólares.

Outra notícia importante para a extensão da linha 4 do Metrô até Taboão da Serra é que o Governo do Estado já recebeu a Licença Ambiental Prévia para o início da obra. Agora espera obter nos próximos dias a Licença Ambiental de Instalação (LAI), abrindo caminho para o início das obras ainda neste ano.

O deputado estadual Eduardo Nóbrega falou sobre a importância da aprovação da operação de crédito e da conquista das licenças ambientais. “O sonho já é uma realidade! Estou muito honrado em ser relator desse projeto pelo qual tanto dialogamos com o governador Tarcísio de Freitas, que é um político sério e que cumpre os compromissos que faz. O agradecimento a ele não é só meu, mas de toda a população de Taboão da Serra e região Conisud”.

A extensão da Linha 4 – Amarela, ainda de acordo com o projeto, “já possui aprovação na Comissão de Financiamentos Externos – COFIEX, vinculada ao Ministério de Planejamento e Orçamento do Governo Federal, para três financiamentos” que serão contratados junto ao Banco Mundial, num total de 400 milhões de dólares.

As obras de extensão até Taboão da Serra ganharam força nos últimos dois anos. O governador Tarcísio de Freitas autorizou que o projeto finalmente saísse do papel. “Hoje temos certeza que finalmente as obras do Metrô até nossa cidade irão acontecer, sabemos que a estação será na antiga Sorana Sul e já temos uma previsão de entrega da obra”, lembrou Eduardo Nóbrega.

Obra complexa

Neste ano importante para que as obras do Metrô ganhassem corpo foi quando o governador Tarcísio de Freitas veio a Taboão da Serra e assinou o termo aditivo da extensão da Linha 4-Amarela de metrô até a cidade. A elaboração do Projeto Executivo é também um ponto importante realizado, por se tratar de um processo fundamental para que a obra seja efetivamente iniciada.

A Prefeitura de Taboão também cedeu parte de seu novo terreno, ao lado da antiga Sorana Sul, para viabilizar a obra.



Além da nova Estação Taboão da Serra, o projeto contempla a construção da Estação Chácara do Jockey, três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), uma subestação de energia e um terminal rodoviário.

O município de Taboão da Serra será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia, e gerando aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.

O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia e 11 estações, mas passará a contar com 16,1 km e 13 estações, conectando a Estação da Luz a Taboão da Serra em cerca de 55 minutos.

A previsão é que o início de operação do trecho aconteça em 2028. As obras serão executadas pela CCR Mobilidade, empresa responsável pela ViaQuatro.
A nova Estação Taboão da Serra será construída na antiga Sorana Sul e terá duas entradas, uma na própria Sorana e outra do lado oposto da antiga Rodovia Régis Bittencourt, avenida José Aprígio Bezerra.

A extensão do metrô Linha 4-Amarela estação Taboão da Serra vai atender a população da região metropolitana, das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.

Cronograma

No projeto aprovado consta o cronograma de atividades relacionadas com a data de início e conclusão da obra:
• Implantação Extensão da Linha 4 – Taboão da Serra (duração de 1704 dias com início em 01/09/2023 e fim em 01/05/2028);
• Mobilização – Equipe – Atividades de campo – Serviços Preliminares (duração de 29 dias com início em 01/09/2023 e fim em 30/09/2023);
• Projeto Civil (duração de 366 dias com início em 30/09/2023 e fim em 30/09/2024);
• Projeto de Sistemas (duração de 366 dias com início em 30/09/2023 e fim em 30/09/2024);
• Análise do Projeto Executivo – CCR e CMCP (duração de 14 dias com início em 01/10/2024 e fim em 15/10/2024);
• Entrega Final dos Projetos de Civil e Sistemas (duração de 1 dia com início em 15/10/2024 e fim em 16/10/2024);
• Aditivo Contratual (duração de 30 dias com início em 01/10/2024 e fim em 31/10/2024);
• Obras Civis (duração de 1155 dias com início em 01/11/2024 e fim em 31/12/2027);
• Obras Sistemas (duração de 1215 dias com início em 01/01/2025 e fim em 30/04/2028) e Operação (em 01/05/2028).

 







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