º
Domingo,
01 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
16 de maio de 2011

Alckmin inaugura Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô

O governador Geraldo Alckmin inaugurou, nesta segunda-feira, 16, a estação Pinheiros do Metrô, localizada na rua Capri,145, próxima à Marginal Pinheiros e rua Gilberto Sabino. Trata-se da quarta estação da Linha 4-Amarela a entrar em operação comercial e a 62ª estação do sistema metroviário da cidade.

“Em 15 dias  estará pronta a integração com a CPTM, a Linha 9- Diamante. Com essa integração a Linha 4-Amarela passará de 50 mil para 240 mil passageiros por dia. E nós estamos procurando antecipar de dezembro para no máximo outubro a entrega de mais duas estações. A ideia é entregar as duas juntas, República e Luz, e aí passaremos para 700 mil passageiros ali na Linha 4”, afirmou o governador.

Foto: Ciete Silvério

Estação Pinheiros terá interligação com os trens da CPTM

A inauguração da estação Pinheiros não irá alterar a extensão atual da rede metroviária, que hoje é de 70,6 quilômetros, já que fica no trecho intermediário entre as estações Butantã e Faria Lima. Atualmente, a Linha 4-Amarela transporta cerca de 50 mil passageiros/dia, de segunda a sexta-feira (incluindo feriados), das 4h40 às 15h, nas três estações em funcionamento: Paulista, Faria Lima e Butantã.

Funcionando também das 4h40 às 15h, a entrada em operação da estação Pinheiros deverá ampliar a demanda da Linha 4-Amarela para 80 mil usuários/dia.

Integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM

Ainda nesse semestre, serão concluídas as obras de instalação de passarela, sobre a Marginal Pinheiros, entre a estação Pinheiros da Linha 4-Amarela e a estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da CPTM, que também está em obras, possibilitando a interligação dessas duas estações e a integração das duas linhas. Com esta integração, o horário de operação da Linha 4-Amarela passará das 4h40 à meia-noite, de segunda a sexta-feira, e a demanda diária prevista é de 240 mil passageiros na Linha 4-Amarela.

Com a utilização da Linha 9-Esmeralda da CPTM, o usuário da Linha 4-Amarela poderá acessar gratuitamente a Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze), com transferência na estação Santo Amaro.

A Linha 4- Amarela, que hoje se integra fisicamente com a Linha 2-Verde,  permitindo transferência livre aos usuários entre as estações Paulista e Consolação, será interligada no segundo semestre deste ano também com a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) na estação República e a Linha 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi) na estação Luz. Com a inauguração das estações República e Luz, a Linha 4-Amarela passará a operar aos sábados e domingos.

No complexo metroferroviário da estação Luz, a Linha 4-Amarela fará conexão com as seguintes linhas da CPTM: 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral/Expresso Leste (Luz- Guaianazes). A previsão é que a nova linha metroviária transporte 700 mil passageiros/dia até o final do ano.

Terminal urbano de ônibus

Ao lado da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, está implantando um terminal urbano, com previsão de atender 160 linhas de ônibus,  e um estacionamento de autos (que ficará sob esse terminal), com capacidade para 500 vagas de automóveis. As linhas que ligam Taboão da Serra, Campo Limpo, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Pinheiros, farão ponto final no local.

Praticidade

Quem passa pela estação Pinheiros do Metrô conta com mais uma inovação: quatro máquinas de auto-atendimento para a carga e recarga do Bilhete Único. No total, são 14 máquinas nas quatro estações da Linha 4 – Amarela: Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista) que facilitam a vida dos passageiros e ajudam a diminuir as filas para a carga e recarga.

Foto: Ciete Silvério

Governador Alckmin, ao lado de Kassab, inaugura nova estação do Metrô

Os aparelhos, que aceitam cartões de débito Visa e Mastercard e dinheiro, têm recarga rápida e segura e possuem tutores, no estilo Posso Ajudar, que asseguram as informações necessárias para que o passageiro possa realizar a recarga com tranquillidade e confiança.

As máquinas de auto-atendimento do Metrô são administradas por uma das redes complementares de carga e recarga do Bilhete Único de São Paulo. Além das estações do Metrô, existem 28 máquinas em 15 estações da SPTrans.

Primeira PPP do País

A concessionária ViaQuatro, integrante do Grupo CCR, é a responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, no primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) assinado no país.  São 14 trens (84 carros) para a primeira fase do projeto e até 15 (90 carros) para a segunda fase. Ao longo dos 30 anos de operação, a ViaQuatro investirá mais de US$ 2 bilhões na linha.

O custo da Linha 4-Amarela do Metrô, na primeira fase, é de R$ 3,8 bilhões (incluindo a parcela de US$ 450 milhões da ViaQuatro, referente à compra de 14 trens mais sistemas operacionais).

Ficha técnica da estação Pinheiros

Informações gerais

* Início da obra civil: 11/11/2005
* Término da obra civil: maio/2011
* Área construída da estação: 21.915 m²
* Para a construção e acabamento da estação Pinheiros foram utilizados 22.320 m³ de concreto e 2.678 toneladas de aço.

O corpo principal da estação tem sua parte mais baixa a 31,25 metros da superfície e está subdividido em sete níveis: mezanino superior, superfície, dois mezaninos intermediários, um mezanino inferior, o nível de plataformas e o porão de cabos.

A cobertura da estação é composta de estrutura metálica, na cor cinza claro, e telhas também metálicas na cor goiaba. Possui grande área em fechamento de vidro, permitindo alto índice de luz natural que transpassa todos os níveis, até o nível das plataformas.

A fachada da estação é radial, marcada por módulos de concreto com venezianas horizontais de vidro onde se encontram os dois grandes portões de acesso. Seu ambiente caracteriza-se por grandes vazios obtidos pela disposição agrupada e cruzada das escadas rolantes e pela permeabilidade dos espaços, alcançada com a transparência dos guarda-corpos de vidro.

A estação conta com três bilheterias blindadas, com dois guichês cada, sendo uma do Metrô, uma da CPTM, já instalados e futuramente uma para a SPTrans.

Bloqueios inteligentes

Portas de vidro, com altura de 1,8 metro, em substituição às antigas catracas. Detectam a presença do usuário com o cartão ou bilhete do metrô e liberam automaticamente a sua entrada. A passagem da área livre para área paga é realizada por meio de 16 bloqueios, sendo oito no Metrô e oito na CPTM. No nível superfície também estão previstos bloqueios para contagem de usuários transferidos entre metrô e CPTM.

A mobilidade das pessoas com deficiência e idosos será feita por dois elevadores que interligarão o mezanino superior às plataformas. Um terceiro elevador especial atenderá a plataforma da estação da CPTM.

A estação dispõe de 28 escadas rolantes inteligentes, sendo 24 no Metrô e quatro na CPTM. As escadas rolantes têm guarda-corpo de vidro e aço inox e fechamentos complementares de vãos em alumínio composto nas cores goiaba e azul. Conta também com nove escadas fixas para uso público com guarda-corpo em vidro e aço inox.

As plataformas possuem 132 m de comprimento e são dotadas de portas de estruturas de vidro que abrem simultaneamente quando o trem para na plataforma. O novo sistema facilita e organiza o embarque, previne queda de objetos na via e reduz as interferências de usuários no fechamento das portas dos trens, oferecendo maior segurança aos passageiros.

Acabamentos

* pastilhas na cor goiaba aplicadas em paredes e azul nos pilares em todos os níveis;
* as paredes das plataformas receberam placas cerâmicas esmaltadas sortidas nas cores neve, cinza claro e amarelo. As paredes dos fundos, onde desembocam os túneis de via, receberam revestimento em alumínio composto na cor amarelo;
* piso em porcelanato cinza claro;
* piso tátil de alerta e direcional de fluxo para pessoas com deficiência visual em porcelanato azul. Nas plataformas o piso tátil de alerta tem cor amarela

 

Notícias Relacionadas
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6