Ações da ViaMobilidade reduzem em mais de 85% os furtos de cabos na Linha 5-Lilás do Metrô

Agentes da ViaMobilidade com os fios resgatados
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A ViaMobilidade, responsável pela operação da Linha 5-Lilás do metrô, registrou uma redução de 85,96% nos furtos de cabos entre os primeiros semestres de 2024 e 2025. O número de ocorrências caiu de 57 para 8, resultando em uma diminuição de 92,13% nos custos associados a esses eventos. A concessionária investiu R$ 2,3 milhões em medidas de segurança para combater a prática, que impacta a operação e a segurança do sistema.
Os cabos da rede aérea da Linha 5-Lilás são essenciais para a alimentação elétrica e a sinalização do sistema, incluindo cabos de alta tensão e circuitos específicos. Para proteger essa infraestrutura, a ViaMobilidade implementou projetos de segurança perimetral baseados em análises de vulnerabilidades.
Entre as ações adotadas, destacam-se:
Treinamentos específicos para agentes de atendimento e segurança (AASs);
Mapeamento de pontos vulneráveis e ações para desestimular criminosos;
Rondas diárias de equipes da concessionária em locais críticos;
Vigilantes motorizados e postos fixos de vigilância entre as estações Largo Treze e Capão Redondo;
Além da vigilância presencial, a ViaMobilidade revisou e adequou a infraestrutura ao longo do perímetro da linha. Foram instaladas barreiras físicas e recursos tecnológicos, como concertinas, câmeras analíticas, cercas elétricas, grades em passagens de águas pluviais, proteção dos bandejamentos de cabos com estruturas metálicas e reforço na iluminação de áreas críticas.
A concessionária solicita a colaboração da população para denunciar movimentações suspeitas, que podem ser reportadas pelo telefone 190 da Polícia Militar ou pelos canais oficiais da ViaMobilidade.