Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra

Deputada Analice Fernandes, reitor na Unifecaf, Joel Garcia, publicitário Daniel Borges, jornalista Claudia Funari, bibliotecária da Unifecaf Carla, ex-prefeito de Taboão, Fernando Fernandes e vereador Wanderley Bressan na entrega do acervo.
Do jornal O Cidadão
O vereador de Taboão, Wanderley Bressan promoveu um evento para comemorar 15 anos de história registrada nas 602 edições do jornal O Independente, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, na última sexta-feira dia 10 de outubro. O jornal fundado pela jornalista Claudia Funari e pelo publicitário Daniel Borges em dezembro de 1993, tinha distribuição gratuita e circulava aos sábados, nas bancas, pontos comerciais e com distribuição casa a casa nas edições especiais.
O Independente inovou com um estilo mais direto em dar a notícia e coberturas que envolviam temas mais diversos, dando voz aos moradores da cidade. Teve como colunista social Mário Henrique, que com seu estilo controverso e criativo tornou-se o colunista mais lido da região, o colunista esportivo Marco Pezão, também fez história noticiando o que acontecia da várzea taboanense, de uma maneira autoral.
“O Independente marcou um período relevante de Taboão, fiz questão de resgatar esse período e homenagear pessoas que foram importantes nesse processo, nas mais diferentes áreas. Convidei também os ex-vereadores que estiveram nessa Casa durante esses anos para participar desse evento repleto de significado”, disse Bressan.
As edições encadernadas em 12 livros foram entregues ao reitor da Unifecaf, Joel Garcia de Oliveira que irá disponibilizar o acervo para a comunidade acadêmica. Hoje o Centro Universitário Unifecaf tem sua sede em Taboão da Serra e conta com 10 mil alunos presenciais e 60 mil à distância. Para Joel Garcia foi uma noite memorável onde ele pôde rever amigos queridos e pessoas que fizeram e fazem a história na cidade, como a deputada estadual Analice Fernandes, o ex-vereador Said, que estiveram presentes prestigiando o evento.
“O Independente, O Cidadão e a Gazeta de Taboão eram praticamente as únicas fontes de informação periódicas, em Taboão da Serra e região, na década 90, até o início dos anos 2000, uma vez que não tínhamos as redes sociais e as mídias tradicionais não cobriam o cotidianos de Taboão. Hoje esse trabalho continua sendo feito pelo jornal O Cidadão, que heroicamente mantém a sua periodicidade, levando informações relevantes sobre Taboão ao leitor”, afirma a jornalista Claudia Funari, uma das homenageadas.
Foram homenageadas pelo vereador Bressan pessoas que tiveram uma atuação relevante nesse período, como o jornalista Eduardo Toledo, repórter do jornal O Independente, Janaína Bandeira representando o seu pai falecido, o vereador Valmir Bandeira, o Caboré que atuou durante anos como colunista do O Independente, acompanhado do ex-prefeito Fernando Fernandes, autoridade política relevante no período, a atleta ultramaratonista, Maria Auxiliadora, a proprietária da banca de jornal do Maria Rosa, Liliam Paschoalinotto, que é referência no bairro do Maria Rosa, o responsável pela parte administrativa do jornal, Roberto Trajano, Ricardo Pinero, conhecido como Doriana, que participava do conselho editorial e era responsável pela logística e o poeta Sérgio Vaz um dos representantes da cultura taboanense.
Participaram do evento os ex-vereadores Paulo de Souza Felix, Natalino Soares, Said Jorge de Moraes e Wagner Eckstein, alunos da Unifecaf, representantes da imprensa além de outros ilustres convidados.