9 mil estudantes da capital, Taboão da Serra e região farão provas de seleção do intercâmbio Prontos pro Mundo

Avaliação é uma das etapas para a classificação dos 500 estudantes que farão intercâmbio no primeiro semestre de 2026
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou a lista dos 26 mil estudantes habilitados para as provas de seleção do programa “Prontos pro Mundo”. Destes, 9 mil são da capital e da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo alunos de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. O programa oferece 500 vagas de intercâmbio para países de língua inglesa no primeiro semestre de 2026.
As provas serão aplicadas entre os dias 4 e 8 de agosto, representando uma etapa essencial no processo seletivo. Cada estudante classificado foi notificado pelo aplicativo Sala do Futuro, ferramenta da Seduc-SP que permite acesso a informações acadêmicas.
Critérios de Participação
Para serem habilitados à prova, os estudantes devem atender aos seguintes requisitos:
Estar matriculado na 1ª série do Ensino Médio em 2025.
Ter participado das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024, quando estavam no 9º ano do Ensino Fundamental.
Ter registrado no mínimo 90% de frequência escolar no ano de 2024.
Ter obtido certificado no nível 3 ou superior no curso de inglês online oferecido pela Seduc-SP.
Este ano, o programa ampliou a elegibilidade para incluir estudantes que cursaram o Ensino Fundamental a partir do 6º ano em redes municipais de ensino do estado e que atualmente estão na rede estadual paulista.
Próximas Etapas
As provas de seleção do “Prontos pro Mundo” serão realizadas nas próprias escolas estaduais. Antes disso, a equipe do programa organizará uma formação para os professores aplicadores das provas nos dias 24 e 31 de julho.
O resultado final e a lista dos 500 classificados para a viagem no primeiro semestre do próximo ano devem ser divulgados até o final de agosto. O programa “Prontos pro Mundo” visa enviar anualmente mil estudantes para frequentar aulas em escolas de high school, equivalente ao Ensino Médio brasileiro, com hospedagem em casas de família.
Confira a lista dos 26 mil estudantes classificados para as provas do Prontos pro Mundo aqui.