º
Terça-Feira,
17 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
22 de março de 2019

Secretaria de Habitação e Meio Ambiente recebeu doação de mudas de árvores nativas

Secretaria de Habitação e Meio Ambiente recebeu doação de mudas de árvores nativas Instituto Olinto Marques de Paula doou mil mudas de árvores que vão auxiliar no processo de reflorestamento em diversos pontos da cidade

Ricardo Lima | PMTS

Mil mudas de arvores foram doadas pelo Instituto Olinto Marques de Paula para Secretaria de Habitação e Meio Ambiente e a Cooperzagati

Ricardo Lima

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente e a Cooperzagati receberam uma doação, na quarta, 20, do Instituto Olinto Marques de Paula de mil mudas de árvores que vão auxiliar no processo de reflorestamento em diversos pontos da cidade, para que áreas desmatadas comecem a ser ocupadas por plantas nativas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Sandra Pereira, o projeto desperta o interesse da qualidade ambiental e preservação da natureza. “Estamos muito felizes com essa doação que vai servir para recuperar a natureza, deixar o mundo melhor e contribuir com a flora do nosso município. Só tenho a agradecer todos os envolvidos nesta ação”, disse.

As mudas abrangem seis espécies: quaresmeira, ingá, canafístula, ipê, pitangueira e uvaia. Elas foram plantadas em tubos ecológicos, o que permite direto sem danos ao meio ambiente, por não utilizar plástico. As árvores serão plantadas em escolas, residências, prédios e praças.

Segundo a gestora de projetos sociais do instituto Olinto Marques de Paula, Sara Assis, a ação fomenta vínculos, cooperação, diversidade, cidadania e esperança de um mundo melhor. “A doação das mudas de árvores tem o objetivo de mostrar que haja um olhar para a natureza e a consciência de sua importância para nossa sobrevivência, além dos cuidados com o meio ambiente”, falou.

A ação faz parte do projeto Árvore Generosa do instituto Olinto Marques de Paula que iniciou em 2016, que fortalece a relação entre criança e natureza desde o inicio de suas vidas, desejando que cada criança tenha sua própria árvore, despertando sensibilidade, encantamento e respeito. Ao todo, já foram plantadas 2.487 árvores generosas e distribuídas 1.942 mudas de árvores.

Para o engenheiro agrônomo da pasta, Guilherme dos Santos, a ação reflete diretamente no cotidiano do taboanense e vai servir para recuperar a natureza da cidade. “Foi uma surpresa muito receber mudas nativas que se adequam ao nosso clima e que irão trazer mais biodiversidade para nossa floresta urbana, além de criar um vínculo entre as pessoas e o meio ambiente”, comentou.

As doações de mudas de árvores podem ser feitas na secretaria de Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente, localizado na Praça Miguel Ortega, 286, Parque Assunção, ou na cooperativa Cooperzagati na rua Porfírio Herdeiro, 440, Parque Industrial das Oliveiras. Outras informações pelo telefone 4788-5330 ou 4788-5331.

A Cooperativa
No início de 2013, a cooperativa Cooperzagati estava em estado de abandono, com documentação jurídica e fiscal irregular, tendo o galpão necessidade de adequações no projeto, toneladas de acúmulo de material deteriorado e alagamento, causando a perda de materiais, e com apenas sete cooperados, que, à época, recebiam menos de R$ 200,00 por mês. Essa renda atualmente ultrapassa em algumas vezes o valor daquela época.

Através de uma parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra, a cooperativa foi reformada, passando por um processo de readequação e ganhando nova estrutura. Desde então, a Prefeitura monitora a gerência da organização, fornecendo apoio na existência jurídica e social da cooperativa.

 

CooperzagatiInstituto Olinto Marques de PaulaPq. AssunçãoPq. Industrial das OliveirasProjeto Árvore GenerosaSecretaria de Habitação e Meio AmbienteTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Gastronomia

    Taboão da Serra recebe, pela primeira vez, o Festival do Morango de 19 a 22 de junho, no Parque das Hortênsias
  • Polícia

    DDMs de Taboão da Serra e Embu das Artes elevam nível de atuação para melhorar atendimento às mulheres
  • Educação

    Taboão da Serra: UniFECAF abre inscrições para programa de mentoria com o CEO Marcel Gama
  • Tráfico

    Suspeito é detido com mais de 460 porções de drogas em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6