02.11.2012
Transporte
Estudos para implantação do metrô são iniciados em Taboão
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
-------------------------------------------------------------- 

Matéria Liah Marques

 
Técnicos responsáveis pela Linha 4 – Amarela – do Metrô estiveram em  Taboão da Serra, na última terça-feira, dia 30, para discutir e apresentar os estudos para a implantação de uma estação do metrô na cidade. Luis Francisco de Rezende, engenheiro responsável pelo planejamento de obra, diz que a fase de estudos é a mais importante. “É a partir dela que estabelecemos parcerias, permitindo discutir ideias e ouvir a população através das audiências públicas”.
 
Foto: Divulgação

 
Durante a visita, os técnicos examinaram o Plano Diretor do município, que é o levantamento dos patrimônios históricos e o estudo da demanda para identificar melhor a rota de uso e solo. O projeto consiste em uma estação entre o Pátio Vila Sônia (que tem sua entrega prevista para 2015) e Taboão (com previsão de entrega para 2018). A estação São Paulo Morumbi tem entrega prevista para 2014.
 
Início dos projetos
Em maio de 2012 Jurandir Fernandes, Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, havia anunciado a expansão da Linha 4 até Taboão da Serra durante uma visita feita ao pátio de manobras do Metrô na Vila Sônia. Na época, o Governo do Estado garantiu que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a análise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.

 
A tendência é que as demais estações da Linha 4 sigam o padrão da estação Paulista, que possui esteiras que facilitam a movimentação dos passageiros. Portas de vidros que contribuem para a segurança dos passageiros são outro padrão das estações. É previsto pontos de conexão de internet sem fio (wi-fi) em todas as estações da Linha Amarela.
 
 
 
comentários
  • Souza
    , centro
    vem aí a estação laguna, dias melhores virão. ou pelo menos no shopping né.
  • PEDRO
    , Jardim São Paulo
    Gostaria de saber porque para nós moradores da região Sudoeste da grande São Paulo - ( Taboão da Serra, Embu. Itap. da Serra, Cotia, Osasco, etc... as melhorias são tão demoradas, haja vista, a Zona Leste, ja ter metro a mais de 20 anos se não me engano, e agora vai ter também um monotrilho? será que nossos votos para a eleição de Governador e Deputado estadual, não posuem o mesmo peso?. se não me engano esta obra do Metrô para Taboâo era para 2016.
  • marcos roberto ferreira
    , pirajussara
    eu que na minha ingenuidade pensava que ao menos a estação até vila sonia,estaria funcionando até 2014.não entendo porque essas obras demoram tanto pro nosso lado,atravesso são paulo todos os dias pela regis bittencourt,não tem mais condições de trafegar preciso me levantar de madrugada,pra não chegar estreçado no trabalho e agora esperar o metro até 2018 é o cumulo.
  • paulo castor
    , ouro preto
    Essa é boa! a estação Vila Sônia era para ser entregue em 2003, quase dez anos depois... A promessa de estudos, propaganda do governador de uma São Paulo sitiada. Aposto e ganho que antes de vinte anos nós não temos metrô aqui, é lógico que com a chance do PSDB perder o governo tudo pode mudar.
  • Ricardo Nascimento
    , JD.CLEMENTINO
    2018 ATÉ PARECE !!!! SE CHEGAR EM 2028 ESTAREMOS NO LUCRO !!!!
  • AlexandreCovelli
    , Cidade Intercap
    Seria uma boa a construção de uma estação Shopping Taboão, bem em frente ao mesmo, onde existem terrenos ocupados por quadras de futebol society, que só trazem problemas e perturbação aos moradores. Além de diminuir os custos de desapropriações.
  • Zelma
    , Pinheiros
    Bom dia, Qual a data prevista para funcionamento da Estação Vila Sonia? Obrigada, Zelma
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo