20.07.2012
Indústria
Niasi irá deixar Taboão da Serra até o fim do ano
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense



Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
------------------------------------------------------

Com colaboração de Eduardo Toledo

A antiga Niasi, uma das maiores indústrias de Taboão da Serra, comprada em 2008 pelo conglomerado brasileiro Hypermarcas, irá deixar a cidade depois de mais de 30 anos instalada na rua Pedro Mari, na região central. A atual proprietária da marca irá levar a linha de produção para Goiânia e a empresa encerrará suas atividades na fábrica taboanense até o final deste ano.

Procurada pela reportagem do Portal O Taboanense, a Hypermarcas não quis se manifestar em relação ao número de demitidos com a mudança. A assessoria de imprensa da empresa não enviou as informações solicitadas. O sindicato dos químicos de Osasco, também se calou sobre as perguntas enviadas pela nossa reportagem. A estimativa é que pelo menos 700 funcionários trabalhem na linha de produção.

Fotos: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense

Niasi está há cerca de 30 anos instalda em Taboão da Serra

Segundo informações, o motivo da transferência é o incentivo fiscal que Goiânia oferece, sem contar a consolidação industrial no estado. Essa mudança reduzirá o total de números de fábricas que a Hypermarcas tem espalhadas pelo país, de 23 localizações para apenas seis. A empresa deverá concentrar 80% de suas operações em Goiás e o projeto prevê a criação de três mil empregos diretos.

Em outubro de 2008, a Hypermarcas adquiriu a Niasi que teve sua denominação alterada para  Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos. Na época, a holding pagou R$ 366 milhões para adquirir a Niasi. Em 2009, a empresa começou uma série de demissões que culminaram em uma greve, Na época, a empresa demitiu pelo menos 120 empregados.

A Niasi é uma das maiores fabricantes de produtos de beleza do país. Em 2008, seu faturamento bruto foi de R$ 246 milhões. A empresa produz principalmente esmaltes, da marca Risque, e as tinturas para cabelo Biocolor. A Hypermarcas informou, na época da aquisição, que a compra da Niasi complementa os investimentos do grupo na área de produtos de beleza e higiene pessoal.

História da Niasi

Em 1932, quando o Brasil e o mundo sofriam as consequências da crise de 1929, o Niasi Melhem Abdo, recém-casado, perdeu seu emprego numa loja de tecidos da Ladeira Porto Geral, em São Paulo, e passou a vender grampos para cabelo, de porta em porta, nos salões de beleza da cidade, começando pelo "Paris Chic", na Av. Celso Garcia.

Entusiasmado pelo sucesso obtido desde o primeiro dia, quando, sem muito esforço, vendeu cinco caixas e conseguiu indicação de outros salões, sentiu que começava a fazer algo inédito, ou seja, ele era o primeiro a se interessar em atender os salões de beleza. Em poucos dias fez o levantamento dos salões da cidade e passou a atender a outras solicitações de produtos, como por exemplo, água oxigenada e redes para cabelo, que sua esposa então passou a tecer.

O pioneiro Niasi começou a viajar para o Interior do Estado e para o Rio de Janeiro, cidade que na época era maior que São Paulo. Os negócios progrediram assustadoramente e, em 1938, os mil salões que existiam no Brasil eram atendidos pela Niasi & Cia. (a Companhia, conforme suas palavras, era sua esposa). Nesse mesmo ano, pela primeira vez, visitou os Estados Unidos e, após vários contatos, começou a representar empresas estrangeiras como Revlon, L'Oréal, Wella, Roux e Helene Curtis.

A consequência lógica do sucesso nesse mercado foi a expansão de suas atividades para o varejo, com produtos específicos e a abertura de escritórios em todo o Brasil. O crescimento ininterrupto gerou a necessidade de expansão e a instalação de uma nova fábrica, maior e mais moderna.

A modesta fábrica no bairro de Congonhas foi transferida para Taboão da Serra onde a administração e a fábrica ocupam 60 mil m² cercados de muito verde, desde o final da década de 1970. A Niasi foi um marco para a cidade, gerou empregos e renda em uma época que Taboão era considerada cidade dormitório. No seu caminho, diversas outras empresas químicas e farmacêuticas se instalaram no município nos anos seguintes.

Com 80 anos, a Niasi possui produtos tradicionais como: Tintura Biocolor, Esmaltes Risqué, Biorene Creme para os Cabelos, Colônia contoure, Restaurex e muitos outros.


 

 

comentários
  • Neco
    , Leme
    Recebo a notícia com grande tristeza ... uma enorme perda para Taboão da Serra. Niasi sim era orgulho da gente. Taboão da Serra sim , ultimamente tem sido vergonha da gente.
  • Ricardo Nunes
    , Jd Elizabeth
    Infelizmente, esta politica da guerra fiscal entre os estados ainda existe. O governo do Estado deveria fazer uma lista destas empresas que emigram para outras unidades da federacao e, de forma legal, contida na lei, aumentar a taxa de seus produtos - icms - qdo estes entram nas fronteiras de Sao Paulo. Assim, muitas empresas pensariam mil vezes antes de levar suas instalacoes para outros locais, afinal, esta no estado de Sao Paulo a grande maioria dos consumidores, de qualquer produto, industrializado aqui no Brasil.
  • Neco
    , Leme
    Concordo Ricardo. Mas infelizmente o governo Paulista Tucanista , tem agido com frouxidão frente ao assunto. São mais de 700 empregos indo embora daqui.
  • Roseli
    , Jardim Salete
    O centro técnico da Niasi já se mudou para Alphavile, essa mudança até o fim do ano já era esperado. O projeto que se fala por ai é que no local será construído o metrô de Taboão. Se for isso mesmo, ótimo.
  • RICARDO DO NASCIMENTO PEREIRA
    , JD.CLEMENTINO
    EU TAMBÉM ESTOU PENSANDO EM SAIR DO TABOÃO...VENDER MINHA CASA E COMPRAR OUTRA EM SÃO PAULO. O IPTU DO TABOÃO ESTÁ MUITO CARO!!! OS GOVERNANTES DO TABOÃO SÓ IRÃO ACORDAR QUANDO MAIS FÁBRICAS SAIREM DO TABOÃO.
  • Ricardo Nunes
    , Jd Elizabeth
    Neco, discordo. O governo do Estado de SP, independentemente do partido, esta refem desta politica predatoria dos outros estados que utilizam de todos os mecanismos possiveis para industrializar-se. Partido por partido, acredito que seja muito mais uma omissao da propria prefeitura do que do proprio governador. Ate porque o governador de Goias, Marco Perillo, pertence, tambem, ao PSDB. Lembro que anos atras a Dynapac, empresa sueca, saiu de Taboao e se instalou na cidade de Sorocaba. Isso diante de alguns beneficios que a prefeitura local, junto com as demais daquela regiao, utilizou para a atracao das industrias que estavam instaladas na regiao metropolitana.
  • TOMAZ
    , CENTRO
    ESTA EMPRESA, ENTRE OUTRAS COISAS E MOTIVOS SAI DA CIDADE DESMOTIVADA POR SUA ADMINISTRAÇÃO, PROVA DISTO SÃO OS 30 ANOS PARA RECEBER OS PRECATORIOS PELA DESAPROPRIAÇÃO DA AV ARMANDO DE ANDRADE, QUE NO FINAL FOI PRORROGADOS POR MAIS 12 ANOS, MOTIVO ESTE QUE FEZ O BLOQUEIO DE MAIS DE 6 MILHOES DE REPASSES FEDERAIS PARA A PREFEITURA NO ULTIMO MÊS, A EMPRESA VAI EMBORA DEIXANDO SAUDADES E A PREFEITURA AINDA VAI DEVER MUIITO00 PARA ELA E PARA OS DESEMPREGRADOS. ESPEREMOS QUE DIAS MELHORES VIRAO
  • Oludare Alexandre Olasunkanmi Akinpe
    , Jardim Monte Alegre
    É uma oportunidade para a prefeitura de Taboão da Serra instalar lá a Rodoviária da Cidade...que tanto necessitamos...É ridiculo uma cidade com mais de 200 mil habitantes não ter um Terminal Rodoviário...
  • Cristiano
    , Vl das Oliveiras
    Realmente é triste ver grandes empresas migrando seus negocios para fora dos grandes centros, porém a alta tributação seja de ICMS até IPTU acaba acarretando tal mudança. A Hypermarcas centralizou todos os centros tecnologico de suas empresas em Alphavile, neste espaço são realizados testes e estudos de melhorias. Trabalho em uma empresa também de Tabão da Serra especialista em mobiliário tecnico para Laboratório e estamos mobiliando os laboratórios desta nova sede (EM SENADOR CANEDO - GO). até onde sei algumas empresas do grupo no estado de São Paulo também serão fechadas, e neste centro lá em Goias serão produzidos quase tudo o que os segmentos de medicamentos e cosmeticos da Hypermacas vende. Agora se for para ser construido o metro Taboão ali, isso sim é uma ótima noticia.
  • Pedro
    , Maria Rosa
    Só espero que não seja construidos mais predios, pelo amor de DEUs não tem como colocar mais gente nessa cidade, só vão construindo e não vão dando infraestrutura essa cidade tá um caos!
  • Antonio Pereira
    , scandia
    Isso é um reflexo de incompetência política, pois, triplicaram o IPTU e outras taxas na cidade, como se Taboão fosse uma Suécia. Essas empresas buscam outros municipios que oferecem melhores impostos e condições de existirem. Veja se alguém da prefeitura apareceu na Niasi para oferecer melhorias, tenho certeza que ninguém apareceu, uma vergonha.
  • Adilson
    , Jardins
    Bons tempos em que Taboão da Serra era considerada "cidade dormitório", pois, atualmente muita gente perde o sono por aqui...
  • PAULO ASSUNÇÃO
    , JD. SÃO JUDAS
    Espero que o Aprígio não cresça os olhos para construir mais prédios afinal de contas ele só pensa nisso, já dormi sonhando com prédios chega pelo amor de Deus! façam alguma coisa pelo os pobres.
  • Diana Almeida
    , jd vila sonia
    Concordo com todos os comentarios e recebo a noticia com grande tristeza, a cidade cresce mas pelo que tenho acompanhando, traz transito e leva-se em media 40 minutos da minha residencia (proximo ao shopping taboao) ate o Extra. Infelismente nao temos a oportunidade de trabalharmos na nossa propria cidade, não há incentivo, o que tem não atinge profissionais de nivel superior, temos que recorrer para cidades vizinhas e é outro problema pois nao temos transporte.Infelismente é essa a nossa realidade
  • Diana Almeida
    , viila sonia
    Recebo essa noticia com grande dor e tristeza, mais uma fez Taboao da Serra sai perdendo com essas taxas de impostos altas, e sem falar que não há incentivo nenhum para profissionais de niver superior quanto a recolocação profissional, é isso que o novo prefeito vai continuar fazendo? estou quase certo qto ao voltar Nulo.
  • Aline
    , Centro
    Parabéns Niase é isso aí,vai embora mesmo pq taboão não está com nada!!!, e o Aprígio agradece logo logo mas prédios caríssimos né povo???, aqui no taboão nem agência de emprego tem, é uma vergonha esta cidade, vamos TODOS embora isso sim. Aqui não tem nada só trânsitooo, nada de saúde,educação,moradia,empregos,trem,metrô...cidade do nada
  • jose
    , Centro
    De nada adianta ficar aqui atacando esse ou aquele governo municipal pelo fato dessa empresa estar saindo de Taboão da Serra,pois com certeza essa guerra fiscal vai continuar e nada se faz no Congresso Nacional para frear essa guerra fiscal. Quanto a perda de 700 empregos na cidade é só olhar para frente no antigo prédio da Toko e teremos a resposta ali foram criados mais de 4 mil novos postos de trabalho,ou se vier a estação de mêtro seria ótimo para a cidade,ou mesmo criar a rodoviária ou, escolas como o Sesi ou Senai ou Etec ou Fatec o que importa é ver a mudança que noos município teve nesses últimos anos tenho certeza que não faltarão investidores e investimentos por aqui.Qto ao IPTU precisava ser reajustado ou será que por essas terras só vale ganhar tudo de graça como terrenos, água, luz, Net e outras coisinhas mais que politicos da antiga gostam de fazer as custas da sociedade, precisamos ser um município com multiplas opções para os investimentos pois só assim teremos progresso social e político.
  • Jose Picoli
    , Carlos Prates-Belo Horizonte-Cep:30710230
    Fiquei triste quando no ano de 1998 quando trabalhava na Niasi filial Minas Gerais perdi o emprego.A Niasi trnsferiu todos os seus negócios para Taboâo da Serra.Igual a mim ficaram também a grande quantidade de profissionais Cabelereiros do Estado ,que contavam com os produtos da Niasi para seus trabalhos.Agora vem esta noticia,que aborrece a bôa gente de Taboão.Fazem isso sem pensar nas consequencias do desemprego.É triste.
  • Maciel
    , J. Maria Rosa
    Parabens Sr. Dono do Mundo Evilasio, continue aumentando IPTU, como vc aumentou para mandar mais algumas empresas embora, e depois ceda os terrenos para o seu discipulo Aprigio contruir mais prédios para a classe média, pobre Taboão.....
  • Abel Batista vieira
    , Jardim de Abril
    Parabéns a NIASI ! Empresa criada por simples mãos humanas e trabalhadoras .Por muitos anos gerou emprego,crescimento e visibilidade para a cidade.Sinto-me honrado ,pois durante 10 anos fiz parte do quadro de colaboradores dessa renomada empresa.Ali fiz muitos colegas ,até mesmo amigos!!Hoje ,resta apenas saudades de um tempo que já se foi...e não volta mais! Para finalizar ,PARABÉNS A TODA FAMILIA NIASI,que com seu espirito empreendedor,em sua categoria atingiu o topo empresarial com essa inesquecível marca!
  • Leandro Farias
    , Jd. São Miguel
    A empresa Abbott (antiga Solvay Farma) tb fechará em dezembro deste ano. aproximadamente 100 funcionários.
  • Rafael Rodrigues
    , Embu das Artes
    Bom dia a todos; é certo mesmo que esta noticia procede? Pois é facil vincular uma notícia em qualquer lugar ou meio de comunicação e isso acaba se tornando pelo povo uma realidade que muitas vezes não passa simplesmente de Tititi; não podemos esquecer que estamos em Ano Eleitoral, existe muita coisa que pode acontecer neste periodo de ambos os lados. Não faço parte do Taboão, mais como sempre todo ano nessa época ha noticias pra levantar e derrubar alguem; fica a pergunta, quem foi a fonte desta notícia que causa este alarme na população Taboanense. Será que realmente foi fidedigna com o que informou ao jornal local ou só esta aproveitando o momento atual pra de alguma forma se promover. A mídia não pode fazer a nossa cabeça temos que ver os fatos e analizar com coerência, há muito tempo ate " esse final do ano " como diz o Jornal,muita coisa pode acontecer, não vamos trocar os pés pelas mãos !
  • Enedina Santos
    , parque Jane
    É inadmissível uma cidade como Taboão da Serra,completando 16 anos consecutivos administrada por médicos ter um sistema tão precário na área da saúde como esta. Lamentável!
  • Luizete Holanda embu das artes
    , Jd São Vicente
    eu conheço a niasi desde que tinha 14 anos sempre quis trabalhar la, agora que estou la pela tercerizada eu estou gostando muito de la,mas nao sao boatos que a niasi vai embora e verdade mesmo vai ficar 700 fucionario desempregados e governo depois fala que tem serviço bastante em sa paulo e mentira dele nao esta pensando quantas pessoas vai ficar sem emprego
  • juniorum@hotmail.com
    , jd tome
    tchau niasi
  • Edmundo Jose dos Santos
    , Butantã FONE 971770639
    Boa Noite, Sou corretor de imóveis, gostaria de saber se o imóvel que a niasi que esta vai ser vendida. Favor me informar a area do terreno. area contruida, e o valor. obrigado pela atenção e fico aguardando uma resposta, porque tenho uma empresa interessada em comprar o imóvel.
  • Cristiane Veiga
    , Taboão da Serra
    Eu trabalhei no RH da empresa Niasi (de Setembro/2007 a Abril/2009), sinto muitas saudades... Uma empresa igual a antiga Niasi, ainda não existe em Taboão da Serra. A empresa Niasi valorizava seus funcionários, era uma empresa familiar.... Que saudades!!!
  • Naldeci lopes soares
    , Bagé RS. CENTRO
    TRABALHEI NA NIASI DE VENDEDOR QUANDO TINHA A DISTRIBUIDORA PERMA SA. EM PORTO ALEGRE E VENDIA MUITO OS PRODUTOS,DESCOLORANTE BIOCOLOR,ESMALTES RISQUE,COLONIAS,SHAMPOS E DE GALÃO E TINTAS BIOCOLOR E NUANCE, TODOS OS PRODUTOS VENDIA BEM EU ATENDIA TODA A CIDADES DA FRONTEIRA,SONHO QUE ESTOU TRABALHANDO DE NOVO NA NIASI E GOSTARIA DE VOLTAR A SER VENDEDOR DA NIASI CINTO SAUDADES TAMBÉM,
  • Adauto Chaves
    , Jd celeste
    Uma pena... o Taboão da Serra não merecia um golpe desses... e se a ABBOTT sair também será catastrofico para o povo do Taboão. Muitos falam do governo, mas acredito que a prefeitura poderia ter feito algo, pois perdem empresas para Barueri, até a capital perde empresas que se transferem para Alphaville, será que as prefeituras não conseguem uma forma de combater? Não é possível que perderá duas empresas desse porte e não farão nada. O pior é que ouvi falar que vão tirar a única área digna de laser da cidade (parque das Hortências) para construir uma etec. E as crianças vão passear onde agora? é o Taboão da Serra só aparece em jornal com noticias de crime organizado. Está cada vez mais dificil...POBRE TABOÃO, POBRE DE NÓS QUE GOSTAMOS DA CIDADE.
  • Roberto
    , Jd. Bom Tempo
    Nossa pessoal, como vocês são melancólicos. Claro que tem o fator dos desempregos gerados na região, mas também tem que contar que muitos dos 700 funcionários deverão acompanhar a empresa para Goiás. E outra coisa, demorou para a Niasi sair dali, Taboão da Serra não comporta ter industrias deste porte no centro da cidade, e digo mais, por causa destas empresas enormes com terrenos grandes que o centro e espremido, onde não tem lugar para mais nada! Acho que a saída da Niasi foi uma ótima noticia e será melhor ainda se o terrenos for bem aproveitado como por exemplo, uma estação do metrô (expansão da linha amarela) ou até mesmo um terminal de ônibus que Taboão da Serra merecia ter um. Sorocaba tem três terminais de ônibus que da gosto de andar de transporte coletivo, ônibus expressos que interligam um terminal ao outro reduzindo o tempo de viagem de um lado ao outro da cidade. Hoje, Taboão da Serra esta mais para Bairro emergente de São Paulo do que para uma cidade independente e na minha opinião, Taboão só tem a ganhar com a saída da Niasi. Espero que nos próximos anos vá embora a Armazena, Cinpal e outras empresas que só atrapalham Taboão da Serra de ser uma cidade potencia como Osasco. Quer trabalhar de operário, vai pra Manaus, inclusive os salários dos operários em Manaus estão subindo cada vez mais, com varias empresas chegando do exterior, a mão de obra fica cada vez mais valorizada! Bom para o Brasil, bom para todos!
  • nair zanon
    , centro balneario camboriu s.c.
    Por favor! estou escrevendo algo sobre meu trabalho como cabeleireira e gostaria de saber quem foi a primeira empresa de cosmetica no brasil e quem revendeia os produtos para os cabeleireiros como loreal vella etc. Se puderem me ajudar agradeco. Muito obrigado Nair
  • aleesandra do carmo
    , jardim magali no embu das artes
    GOSTARIA DE TRABALHA NA NIASI TENHO EXPERIENCIA COM PRODUCAO .
  • Cristiane de Jeus
    , Jardim Santa Tereza -Embu
    Lamentável noticia trabalhei por 12 anos deixara saudades era uma empresa excelente de donos de om coração....
  • VALDIR SOUZA NEVES
    SÃO PAULO, JARDIM DAS ROSAS
    Trabalhei por 25 anos nesta empresa e com certeza sempre torci para a sua evolução, acompanhei algumas crises, mas sempre superada pela força e capacidade de seus profissionais (doqual mne orgulho de ter participado), mas, também vou sentir muita falta de poder falar para meus netos, "foiu aqui qe eu comecei aminha vida".
  • CARLA BELASCO
    ITAPECERICA DA SERRA, PQ PARAISO
    ESTOU COM SAUDADE, TRABALHEI ENTRE 1997 Á 2002 AREA DE PRODUTO, UMA GRANDE EMPRESA Ñ TEMHO OQUÊ RECLAMAR SOU AGRADECER...
  • clemilton teixeira silva
    sp, parelheiros
    sinto saudades trabalhei quando estava perto do aereoporto de comgonhas fui junto para o taboão trabalhei ate 86 e hj gostaria que alguem me ajudace eu comsegui os registro deste perildo por que a carteira foi perdida e estou com dificuldade pra me aposentar nao consigo endereço do departamento pessoal se poderem me ajudar agradeço.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo