22.10.2011
Reciclagem
Itapecerica da Serra inaugura galpão de coleta seletiva
compartilhe

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
--------------------------------

A prefeitura de Itapecerica da Serra inaugurou na última quinta-feira, dia 20 o Galpão Potuverá, o primeiro local de triagem de resíduos sólidos na cidade. O empreendimento faz parte do projeto de ampliação da coleta seletiva no município que contou com os recursos do Orçamento Geral da União para o Programa Resíduos Sólidos Urbanos, oriundos do Ministério das Cidades e que tem a Caixa como agente financeiro de fomento.

Com a inauguração do primeiro galpão, haverá expansão do programa de coleta seletiva, que existe desde 2007 em parceria com a CRIS – Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra, que no início recebia os resíduos apenas das escolas municipais, estaduais e particulares. O sistema fará a partir de agora o recolhimento do material na casa dos munícipes.

Foto: Divulgação

Caminhão da Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

O valor de investimento da operação é de 724 mil e ainda prevê a construção de um segundo Galpão para atender a demanda que será crescente a partir da coleta porta em porta programada. Na entrega da primeira fase, o gerente regional Fernando Augusto Marques Cera informou que apenas 7% dos municípios brasileiros possuem programas de coleta seletiva e que Itapecerica da Serra estava na vanguarda deste movimento de sustentabilidade.

Itapecerica da Serra já é reconhecida pelo prêmio Melhores Práticas da Caixa e agora tem mais um projeto elegível para ser referência a outros municípios, uma vez que as cidades precisam crescer de forma organizada. Esta obra vem a ser a primeira na região com o repasse dos recursos da OGU através do Ministério das Cidades, onde a Caixa desempenha papel importante na execução de políticas públicas. Temos a missão de fazer o melhor para os municípios da região, juntamente com nossa eficaz Gerência de Desenvolvimento Urbano”, lembrou Fernando.

A Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra conta com 25 famílias de cooperados entre homens e mulheres, todos moradores do município e o objetivo é atender 100% da população, cerca de 140 mil habitantes. A cidade de Itapecerica da Serra/SP gera por dia cerca de 140 toneladas de lixo e atualmente apenas cerca de 3% deste material é encaminhado para a CRIS.

No encerramento, o prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa informou que há muito tempo o município tentava implantar um projeto de coleta seletiva. “Somente com o apoio do Governo Federal, através da Caixa , é que foi possível essa transformação na área sócio-ambiental aqui da cidade. A Caixa é o grande parceiro dos municípios da região para o crescimento sustentável e desenvolvimento social”, enalteceu Jorge Costa.

Estiveram presentes também à inauguração o presidente da CRIS, Luciano Belquior, a Gerente Maria Cristina Chiquetti Carnier e o coordenador Marcos Monte da Gerência de desenvolvimento urbano e Rural de São Paulo, responsáveis pela avaliação do projeto, além de autoridades do executivo e legislativo da cidade de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Embu.

Programa Resíduos Sólidos Urbanos

O objetivo é incentivar em municípios com mais de 250.000 habitantes ou integrantes da região metropolitana e da RIDE a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, a ampliação da cobertura e o aumento da eficiência e da eficácia dos serviços de limpeza pública, de coleta, de tratamento e de disposição final e a inserção social de catadores por meio da eliminação dos lixões e do trabalho infantil no lixo.

 
 
comentários
  • Grassi Alves da Silva Vicari
    , Royal Park - Itapecerica da Serra
    A reciclagem é a única saída para resolver, pelo menos em parte, a destinação do lixo gerado pela população. Há 3 anos participo do projeto de reciclagem de Itapecerica, separando todo o lixo reciclável. Mas, tenho uma pergunta: onde posso levar latas de tinta (18 L) vazias? Há algum lugar em Itapecerica ou nos arredores?
  • Ederaldo oliveira
    , jd das oliveiras
    Bom dia,tenho alguns materiais velhos em casa,onde posso descartalos. Consigo o endereço com quem na prefeitura de Itapecerica da Serra.Obrigado
  • Adriana Santos
    , Jardim Jacira
    A reciclagem é fundamental para o crescimento do nosso município, porém precisamos de recursos para fazer acontecer. Tenho peças de televisão, som e computadores que são para descarte,algumas peças são reciclaveis, quem posso procurar para retirar estas peças? Já procurei saber se existe até o disk entulho no município mas sem sucesso. Obrigada
  • lair luiz
    , potuvera
    organizar e respeitar a natureza,fazer aquilo pelo bem do povo. são marcas profundamente inquestionável que se multiplica.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo