24.03.2011
Taboão da Serra
Anhanguera promove palestra sobre penalidade para crimes hediondos
compartilhe

 

O curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra promove no dia 25 de março, às 19h30, palestra gratuita para a comunidade com o tema “Projeto de Lei para Ampliação da Pena Máxima para Crimes Hediondos de 30 para 100 anos”.

A apresentação será realizada por Masataka Ota e Keiko Ota, pais do menino de oito anos, Ives Ota, sequestrado e assassinado pelos empregados do casal há dez anos, no bairro do Carrão, zona leste de São Paulo. Durante o evento, também será abordado o livro “A vida de Ives Ota – O Mensageiro da Paz”, escrito pelo casal. O evento será realizado no auditório da unidade.

Os assassinos do garoto pegaram 43 anos de prisão, mas só cumpriram seis, devido ao regime de progressão da pena. O caso teve repercussão internacional e motivou os pais do garoto a lutar por penalidades mais justas, além de virarem símbolos do Movimento pela Paz no País.

O casal vem lutando há 11 anos com abaixo-assinado de três milhões de assinaturas a favor de uma pena mais rígida para crimes hediondos. O material encontrava-se arquivado na Câmara dos Deputados, mas foi reaberto quando a deputada Keiko Ota (PSB-SP) pediu o desarquivamento.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, professor Francisco Alencar Junior, o objetivo é promover a discussão sobre penalidades para crimes hediondos e ter como base o caso do menino assassinado. “Pretendemos fazer com que as pessoas reflitam sobre a lei atual e a ideal condenação de criminosos, levando em consideração as consequências causadas à família da vítima”, afirma o professor.

Interessados em assistir à palestra devem fazer inscrição pelo e-mail npj.taboao@unianhanguera.edu.br e aguardar confirmação, devido à quantidade limitada de vagas, ou na recepção da unidade localizada na Rodovia Régis Bittencourt, 199, Centro, Taboão da Serra/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4788-7978.

Crimes hediondos

Cada vez mais crimes hediondos têm chocado o país, principalmente contra mulheres e crianças indefesas. Segundo estatísticas, mais de 70% dos crimes hediondos são praticados por fugitivos de prisões, libertos pela lei ou os que saem para passar datas comemorativas com a família.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) a lei atual estabelece que os condenados por crime hediondo só podem pleitear o regime de progressão, caso cumpram 40% da pena e se forem reincidentes a exigência aumenta em 20%, totalizando 60%; juntamente com a obrigação de se tornarem "bons cidadãos", demonstrando bom comportamento durante o tempo que estiverem cumprindo a pena, podendo assim serem transferidos de regime fechado para o semi-aberto.

Serviço

Palestra “Projeto de Lei para Ampliação da Pena Máxima para Crimes Hediondos de 30 para 100 anos”
Data: 25 de março
Horário: às 19h30Inscrição: Gratuita pelo e-mail npj.taboao@unianhanguera.edu.br ou na recepção da unidade.
Informações: (11) 4788-7978
Local: Auditório Bloco A
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, 199 – Centro - Taboão da Serra/SP
comentários
  • luciane galhardi
    , centro
    Eu estive nessa palestra, e foi maravilhosa, a Senhora Keiko e o Senhor Massataka são de uma paz contagiante, eles falam como os 6 advogados dos 3 criminosos se demititam após ele ter perdoado os assassinos do pequeno Ives e ter falado sobre a Biblia, foi muito bom vale a pena assistir ... ass: luciane galhardi
  • Guilherme
    , Madrid/Espanha
    Tenho acompanhado os crimes recentes de estudantes mortos em São Paulo e fico chocado com onde a criminalidade chegou. Muitas das pessoas nem reagem e levam tiros mesmo assim. As penas tem que ser aumentadas sim porém isso não ajuda muito se os 8 milhões de armas ilegais continuarem nas ruas. Infelizmente tenho acompanhando a comissão de Segurança Pública junto a Camara dos Deputados e tenho visto pouco para beneficiar a sociedade neste sentido enquanto foi aprovada diminuição da pena para presos que estudam. Isto é uma vergonha!!!
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo