03.01.2011
Transporte
Empresas de ônibus exigem filmagem de RG de idosos
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

 

Uma medida tomada pela empresas Pirajuçara e Fervima, responsáveis pelas linhas circulares de Taboão da Serra, tem causado indignação e revolta. Os idosos que não possuem a carteirinha de ônibus emitida pela secretaria estadual de transportes estão sendo obrigados a mostrar o RG para as câmeras de vigilância que estão sendo utilizadas na maioria dos veículos.
O Portal O Taboanense recebeu a denúncia de moradores que estavam indignados com a situação. O idoso que possui a carteirinha entra pela porta da frente do coletivo, já o idoso que não possui, é obrigado a entrar pela porta traseira, atravessar todo o corredor, muitas vezes lotado, e mostrar o RG para que a câmera de vigilância filme a idade do usuário.

Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense

Idosos reclamam de medida imposta pelas empresas Pirajuçara e Fervima
“Eu tenho 75 anos, acho humilhante ter que ir até a frente do ônibus mostrar meu documento para a câmera. Outro dia eu estava com muita dor nas minhas pernas e não fui até a frente, o motorista fez um escândalo, me disse um monte de desaforos, foi um horror”, disse dona Brasilina Xavier.
A dificuldade começa no momento do embarque, nem sempre os motoristas param quando avistam um idoso sozinho no ponto de ônibus. O desrespeito continua assim que o passageiro entra, muitos motoristas não se importam com a segurança do idoso, que muitas vezes tem dificuldade para se locomover, os condutores simplesmente dão partida e seguem viagem.

De acordo com os motoristas, “são ordens da empresa pedir que os idosos mostrem o RG para as câmeras”, caso contrário, informou um motorista que pediu para não ser identificado “somos chamados a atenção e até punidos”.

Seguir ordens é bem diferente de desrespeitar como muitos fazem. Segundo o gerente operacional da viação Pirajuçara, Rogério Dardengo, essa é uma ação permitida, uma vez que o idoso tem o benefício da carteirinha de gratuidade, o Cartão Sênior.

“A orientação da empresa é que o idoso entre pela frente, via cartão, essa é uma, aliás, a única forma de controlarmos quantas gratuidades estamos atendendo. O idoso que não tiver o cartão, pode providenciar de forma gratuita. E os que não possui, deve apresentar o documento de identificação diante das câmeras”, disse.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, a empresa de ônibus pode fazer esse tipo de ação. Ainda de acordo com Pereira, todo o idoso que tem direito a gratuidade deveria solicitar seu Cartão.

“O Cartão Bom Sênior facilita a vida do idoso, com isso ele tem a vantagem de escolher onde quer sentar, e não vai ficar restrito aos bancos reservados, além de poder fazer quantas viagens quiser”, falou.
O maior inconveniente para o idoso que mora em Taboão da Serra é que o Cartão BOM Sênior não pode ser tirado na cidade, os locais mais próximos onde eles podem ser atendidos é em Pinheiros e Osasco.

O idoso não é obrigado a tirar o Cartão Bom Sênior, para efeito legal basta apresentar o RG, e caso tenha seus direitos despeitados deve denunciar, entre em contato com a empresa, anote o número do ônibus e horário, ou ligue 118 – disque Trânsito, gratuitamente, inclusive do celular.  

“Se eventualmente o idoso ou a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida for mal tratado por um motorista ou cobrador, ele deve anotar o número do ônibus e horário, discar 118, direto do celular, que aplicaremos as devidas punições”, concluiu o secretário.
Em Taboão da Serra, de acordo com o Censo 2010, existem quase 6 mil idosos acima de 65 anos, e a lei determina que qualquer pessoas nessa faixa etária tem direito a gratuidade no transporte público, para isso basta apresentar a carteira de identidade ao embarcar.
Serviço
Cartão BOM Sênior
Documentos:
- CPF (original)
- RG (original)
- Comprovante de residência recente no período máximo de 03 meses (original)

Endereços
Pinheiros - Rua Maria Carolina, 745, Pinheiros - São Paulo – SP
Vila Mariana - R. Domingos de Moraes, 1.297, Vila Mariana - São Paulo – SP
Osasco - Av. dos Autonomistas, 500, Top Shop - Loja 13 - Osasco – SP

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 9h às 16h30
Aos sábados das 9h às 12h.
 
comentários
  • Jedeerrson Nascimento
    , Pq. Monte Alegre
    Eu acho que isso é uma falta de respeito muito grande com os idosos! todo mundo vai chegar a ser idoso um dia e precia ter mais respeito e consideração!, afinal no passado eles foram que ajudaram a construir esse nosso Brasil. Peço as autoridades municipais eleita pelo povo provdencias juntamente com as empresas Pirajuçara e Fervima.
  • carlos
    , PRAIA GRANDE
    AQUI NA BAIXADA SANTISTA ESTE PROCEDIMENTO É NORMAL,E OS IDOSOS ENTENDEM MUITO BEM A IMPORTANÇIA DE PRESERVAR O EMPREGO DOS MOTORISTAS JÁ QUE AQUI NÃO TRABALHAMOS COM COBRADORES. A VIAÇÃO PIRACICABANA AINDA DISPONIBILIZA UM SERVIÇO DE OUVIDORIA ATRAVÉS DE 0800 E INTERNET AONDE O USUARIO FAZ SUAS MANIFESTAÇÕES SEM A NECESSIDADE DE USAR A IMPRENSA PARA QUE PROVIDENÇIAS SEJAM TOMADAS. POR OUTRO LADO A NECESSIDADE DESTE CONTROLE POIS MUITOS``IDOSOS´´COM SEUS 50 ANOS DE IDADE JÁ COM CABELOS BRANCOS SE APROVEITAM DA SITUAÇÃO PARA ANDAR DE GRAÇA NOS COLETIVOS.
  • Angela
    , Monte Alegre
    Essa viação Pirajussara e Fervima estão uma verdadeira vergonha, não respeitam os idosos, não respeitam sinalização, andam em altissíma velocidade.Enfim uma total desordem e baderna. E a quem elas se submetem, quem fiscaliza essas que se tornaram monopólio do transporte aqui em Terras de Ninguém.
  • marcelo ribas dos santos
    , jardim maria helena
    fico muito triste por esta cituação pois esta empresa que roda em nosso municipio tem o monopolio manda e desmanda faz o que quer não respeita os municepes com demora de onibus para em pareio com outros onibus para ficar batendo papo e acaba uma viajem que poderia ser rapida fica demorada e mais esssa agora não respeita os idosos sem contar quando eles chegam na periferia e o idoso esta no ponto sozinhos fingem que eles não existem agora so falta a passagem aumentar igual a são paulo e um absurdo se prestarem atenção e a passegem mais cara para se rodar em vinte dois quilometros quadrado e uma pena
  • CIDÃO
    , VILA IASI
    É MAIS UM DESRESPEITO AO IDOSO,FORA QUE ELES ANDAM EM ALTA VELOCIDADE,O CIRCULAR 2 E 4 QUANDO SOBEM A INTERCONTINENTAL NO PAZZINI ESQUECEM QUE TEM IDOSOS NO ONIBUS E NÃO RESPEITAM LOMBADA,SÓ FALTAM CAPOTAR OS ONIBUS,DIRIGEM FEITOS UNS LOUCOS E CARREGAM O POVO COMO SE TIVESSEM CARREGANDO UM BANDO DE ANIMAIS,FORA QUE NÃO PARAM NOS PONTOS DE ONIBUS PRO IDOSO E CADEIRANTES ELES SEMPRE DÃO A DESCULPA QUE O ELEVADOR ESTÁ QUEBRADO,UMA VEZ NO PAZZINI TINHA UM MOTORISTA COM TANTA PRESSA DE PASSAR O OUTRO ONIBUS QUE PRENSOU UMA MULHER NA PORTA,E ESSE NEGOCIO DE NÃO TER COBRADOR É UM ABSURDO!!!NOSSOS GOVERNOS TINHAM QUE ACABAR COM ISSO EM TODO O PAÍS,ELES FALAM QUE O CELULAR TIRA ATENÇÃO DO CONDUTOR E COBRAR PASSAGEM NÃO TIRA UMA ATENÇÃO MAIOR AINDA!!!ANTIGAMENTE QUANDO SE ANDAVA NUM ONIBUS DA PIRAJUÇARA,O CONDUTOR PARECIA UM MOTORISTA PARTICULAR NO VOLANTE,HOJE ATÉ OS CARAS DE LOTAÇÃO DIRIGEM MELHOR QUE ELES,VEJA A QUE PONTO CHEGOU O NOSSO COLETIVO,SERÁ QUE NÃO TEM MAIS FISCAIS ANDANDO NOS ONIBUS E SE TIVER SÃO CONIVENTES COM ESSA BAIXARIA???SE SOU DONO DESSA EMPRESA MANDAVA A METADE EMBORA,NÃO É ATOA QUE TEM TANTOS ONIBUS QUEBRADOS
  • Rafael
    , Monte Alegre
    A prefeitura tem analisar a possibilidade de instalar um posto na cidade, para que os idosos possam adquirir o cartão. É um absurdo o que tem acontecido. Muitos motoristas não estão preparados para orientar corretamente os idosos. Alguns deles tratam os idosos muito mal. Quem sofre também são os estudantes. Até o ano passado (não sei se será alterado esse ano), os estudantes que quisessem adquirir o passe escolar deveriam se dirigir até viação Fervima para emitir o passe escolar (Taboão Card). A garagem da Fervima fica no parque Industrial de Embu das Artes, que pela distância acaba dificultando a emissão do cartão. O serviço do cartão Bom não é eficiente. Não é fácil de ser adquirido e de ser carregado. As autoridades precisam implementar em toda grande São Paulo um sistema único de passagem. O Bilhete Único precisa ser unificado para todos os Ônibus da grande São Paulo. Nos resta acreditar que no governo que se inicia, a Secretária de Transportes do Estado, trabalhe para melhorar a integração dos Ônibus, Trens e Mêtros. É importante cobrar nossos vereadores, deputados e governantes que intervenham nessa situação.
  • Juliana
    , Nucleo Residencial Isabela
    Muitos acidentes acontecem por distração dos motoristas, os circulares não tem cobrador, as vezes os motoristas fazem troco e dirigem ao mesmo tempo, isso é um absurdo. e falando dos idosos, realmente é uma humilhação os idosos terem que ir até a camera e mostrar seus documentos.
  • Juliana
    , Vila Iasi
    Ao invés das Empresas de onibus exigirem que os idosos mostrem para as cameras seu RG. para provarem que são idosos, os donos das Empresas de onibus deveriam colocar cobradores nos onibus,é um absurdo os onibus ficarem parados 20,30,40 minutos nos pontos de onibus porque os motoristas tem que dirigir e cobrar a passagem, o transito fica um caos principalmente no horario de pico. E tem mais, os circulares são circular, só que fazem ponto final bem no centro de Taboão.
  • preto
    , centro
    se esses idosos acham taooooo humilhante assim mostrar tal RG na camera, entao porque já nao pediram a emissao do cartao senior? Com esse cartao pelo menos ja dão sinal e entram... nao precisam parar o onibus pedir para o motorista e depois ir até a porta de trás... atrasando toda a viagem!
  • Julina
    , Vila Iasi
    Angela, Marcelo Ribas, Cidão e Rafael, vocês falaram tudo, estou com vocês.Faço das suas palavras as minhas. não são somentes os motoristas dos circulares que fingem não ver os IDOSOS nos pontos de onibus, os motoristas da viação Pirajuçara fazem o mesmo, eles nem esperam os idosos subirem direito e arrancam com tudo.outro dia eu vi um senhor caindo encima do capô que fica ao lado do motorista, e uma senhora caiu encima dele, ele pedia para o motorista parar e o motorista não tava nem aí, precisou o homem gritar e xingar para o motorista parar, era o onibus que faz a linha INDIANA.
  • Julina
    , Vila Iasi
    Angela, Marcelo Ribas, Cidão e Rafael, vocês falaram tudo, estou com vocês.Faço das suas palavras as minhas. Cade a fiscalização???????? Sumiu, ninguém viu.............
  • gustavo
    , jardin heniriqueta
    minha vo estava no ponto do pisinão no lago do taboão onde vica os onibos circulares e o motorista do circular 843 circular 6 e não parou no ponto final para nos entramos
  • Vanda Souza Nogueira
    , Pedreira Sto Amaro
    Por gentileza gostaria de saber como tirar o cartão Bom (idoso) aqui em São Paulo, pois moro aqui em Sto Amaro mais estou indo sempre para Osasco Cotia,etc e com os cartões de SP não me é possivel andar no coletivo destas cidades. Obrigada
  • Vanda Souza Nogueira
    , Pedreira Sto Amaro
    Por gentileza gostaria de saber como tirar o cartão Bom (idoso) aqui em São Paulo, pois moro aqui em Sto Amaro mais estou indo sempre para Osasco Cotia,etc e com os cartões de SP não me é possivel andar no coletivo destas cidades. Obrigada
  • Thel monaju
    , itapevi-sp
    infelizmente esse incomodo é causado por alguns funcionários que sentem-se donos da empresa,oferecendo gratuidades a passgeiros que não tem direito,como as maria busão,que as custas de uma viagem se engraçam com alguns motoristas e cobradores.afinal quando um idoso péde informação para muitos destes maus funcionários respondem de cara feia não saber informar,quando são as tais,esbanjam gentileza,não ha o menor senso de imparcialidade,diante disso a empresa passa a não acreditar no funcionário ao saber que estes problemas existem.
  • Andrea
    , são judas
    é verdade tem muitos motoristas que não respeitão ninguém não só os idosos e,eumesmo não sou idosa mas custumo andar com meus filhos que tem 5anos e a bebe de 7 meses uma vez entrei no onibus e o motorista nem esperou eu me sentar com as crianças e quase cai não teve jeito eu o chinguei,mas pelo menos ele viu que estava errado e não disse nada,ja nos onibus de são paulo eles não saem antes da gente se sentar com as crianças e se ningue der lugar o motorista mesmo pede para alguem dar lugar porque não pode sair enquanto eu não sentar com as crianças agora eu passei um apuro foi no onibus do indiana eu estava gravida de 7meses e a barriga parecia de gemeos eu não conseguia passar a catraca e o cobrador muito educado pediu que eu me sentasse na frente mais minha irmã ja tinha passado e eu não queria ficar sosinha ,o cobrador então falou com o fiscau que me deixou subir por tras mas o cobrador assustado começou a conversar com a camera e mostrou que eu estava pagando a passagem e rodou a catraca,absurdo você paga a passagem e a empresa quer decidir onde você deve sentar sei que não foi culpa dos funcionario pois era norma da empresa mas fiquei muito constrangida com situação
  • aparecida de jesus cyrino moreira
    , Jdim. Ouro Preto
    Meu marido é deficiente visual e eu sou sua acompanhante, e há um motorista da linha circular 4 da empresa Fervima que faz questão que apresentamos a carteirinha antes de entrar no onibus e como não mostramos n. abre a porta do onibus para que embarquemos,ja aconteceu de passarmos a carteirinha com ele e estar vencida e agora é motivo de eles nos constrager. Pegamos onibus quase diariamente e o unico motorista que nos constrange é esse do circular 4 onibus 653 da manhã. Dependemos de um orgão da prefeitura(SER) que nos fornece a carteinha- demos entrada na renovação em novembro de 2012 e o orgão responsavel agendou para 18-03-2013 e só ficou pronta no começo de abril de 2013 e na ultima 5ªfeira foi demais esse motorista parou para nós como não mostramos a carteirinha foi embora, ele faz isso com frequencia conosco.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo