21.07.2008
Tragédia
Tragédia: incêndio mata quatro pessoas no Jd. Panorama
compartilhe
Quatro pessoas de uma mesma família morreram vítimas de um incêndio na madrugada deste domingo, na rua Prata, no Jardim Panorama, em Taboão da Serra. Os pais, Gilson e Elisabeth e dois filhos adolescentes, Washington, 14 anos e Willian, 16, morreram no local, somente a gata da família se salvou. A tragédia não foi ainda maior porque os vizinhos conseguiram resgatar os integrantes de uma outra família que morava na parte superior do sobrado. O incêndio começou por volta da 1h da madrugada e só foi contido depois das 4h.
 
A residência ficou completamente destruída, as paredes e o teto ficaram cheios de rachaduras. O fogo foi tão intenso que derrubou várias paredes do imóvel.  Segundo os Bombeiros a casa pode desabar a qualquer momento. A perícia vai apontar as causas do incêndio, que segundo testemunhas começou na tapeçaria que funcionava na garagem da casa. 

Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

Rua da Prata, no Jd. Panorama, onde aconteceu a tragédia
 
As testemunhas disseram ainda que o fogo se espalhou rapidamente pelo material inflamável, e apesar dos esforços da vizinhança para apagá-lo com baldes, mangueiras e até extintor de incêndio, as chamas atingiram a rede elétrica e tomaram todo o imóvel. “Não dá pra dizer o que houve. Somente com o resultado da perícia vamos saber o que realmente aconteceu”, afirmou o major Gutierrez, responsável pela operação.
 
Em meio ao desespero de tentar conter o incêndio por meios próprios, os moradores dos imóveis vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros pelo 192. Como a Corporação não existe em Taboão da Serra a ligação foi direcionada para o município de Itapecerica, que segundo os moradores não pôde enviar socorro. As viaturas que trabalharam para conter as chamas vieram da Corporação de Barueri. A demora, em função da distância entre a sede dos Bombeiros e o local do incêndio deixou os moradores e familiares das vítimas revoltados.
 
“O Bombeiro chegou depois de muito tempo. O fogo já tinha se espalhado por toda a casa. Eles entraram para retirar o botijão da cozinha para impedir uma explosão e depois tiraram os corpos”, afirmou uma testemunha. “É um absurdo a cidade não ter um corpo de bombeiros”, criticou um parente das vítimas.
 
A Polícia Militar esteve no local, e de acordo com as testemunhas, não permitiu que os vizinhos quebrassem as paredes para entrar na casa, alegando que não havia ninguém lá dentro. “Eles não deixaram a gente derrubar a parede e entrar na casa. Diziam que não tinha ninguém lá e era perigoso. Nem a apagar o fogo eles ajudaram”, denunciou Romário Mendes.

Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

Curiosos cercam casa onde quatro pessoas morreram carbonizadas
 
Foi ele quem retirou do local a família que vivia na parte de cima de sobrado. Indignado, ele conta que poderia ter ajudado a salvar as vítimas, “se os policiais não tivessem impedido o socorro”.
 
Durante toda a manhã de domingo o local da tragédia esteve cheio de familiares e curiosos. Até às 11h30 os corpos das vítimas ainda não haviam sido retirados de lá. A comoção de moradores, familiares e até dos curiosos que observavam a retirada dos corpos era visível. A todo instante chegava mais parentes das vítimas. Vários não agüentaram ver a forma trágica como eles morreram e acabavam passando mal. Por causa disso, uma viatura do Samu foi acionada para prestar socorro.
 
A Polícia Cientifica e o Corpo de Bombeiros já iniciaram a perícia que irá determinar as causas do incêndio. Segundo as testemunhas que ajudaram a apagar as chamas, o fogo começou na garagem, no lado de fora da casa, onde estavam armazenado vários sofás, espuma, madeira e lona. Eles afirmam que depois disso o fogo se espalhou pela rede elétrica e em conseqüência por toda a residência.
 
O fogo também atingiu o imóvel vizinho, o de nº 69 e queimou toda a fiação interna. Para impedir que sua a casa também fosse invadida pelas chamas o proprietário usou um extintor de incêndio para resfriar os relógios e fios. Ele também molhou as paredes construídas ao lado do sobrado incendiado.  Foi por um buraco na casa dele que a família da parte de cima do sobrado foi retirada de lá.

Integrantes da Secretaria Municipal de Trânsito, da Defesa Civil  e da Guarda Civil Municipal acompanharam a retirada dos corpos. A área ao redor da casa incendiada foi totalmente interditada. Somente os familiares, quem estava trabalhando, e a imprensa tinham acesso liberado.

Veja mais imagens da tragédia

Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

O fogo consumiu toda a residência

Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

 

comentários
  • Carlos Senna
    , Jd.Vila Sonia
    Parabenizo toda a equipe da DEFESA CIVIL, que fizeram um trabalho sensacional inclusive demolindo e preservando a vida dos moradores que ali estavam
  • Carmem
    , Jd. Panorama
    Que absurdo!!! Estou chocada por não ter corpo de bombeiros em Taboão da Serra.
  • PAULO
    , jd mitizi
    Eu e os outros vizinhos fizemos de tudo para ajudar, mas infelismente não conseguimos salvar essa familia, lamentamos muito.
  • Fabiana
    , Pq. Santos Dumont
    As eleições estão aí... prometem de tudo né... mais cadê o Corpo de Bombeiros que não temos no Taboão da Serra... acho um absurdo a um tempo o Prédio onde meu irmão mora no Jardim Amércia pegou fogo também saiu um reportagem aqui no Taboanense... quam a pagou o fogo? Os moradores quando chegou os bombeiros não tinha mais nada a fazer... indignada estou... Precisam rever conceitos e colocar Corpo de Bombeiros no Taboão da Serra...
  • Cristiane Cardoso
    , Jd. Helena
    EI TABOÃO, senhores vereadores e senhor Prefeito, vamos ACORDAR!!!!!! Taboão da Serra está com 177.000 mil eleitores, será que não somos dignos de ter uma Corporação de Bombeiros, em nossa cidade????? Tivemos um incêndio em um apartamento no Jd. Helena na 5ª feira, e os bombeiros chegaram após 01 hora!!!! Poderia ter sido outra tragédia, que só não aconteceu, pela participação dos moradores, populares e funcionários do condomínio, que apagaram o fogo a tempo, mas não evitaram todos os danos causados no imóvel. Vamos buscar a parcela de participação de cada governante e de cada cidadão!!!!!
  • Claudio da Cruz
    , Pq. Pinheiros
    O que houve com o corpo de bombeiros que iria abrir na Salete, na av. Cid Nelson Jordano, mais uma imconpetencia deste Prefeito, quatro vidas se foram de forma tal trágica, lamentavel mesmo
  • Paulo de Tarso Colella
    , Pq. Assunção
    Absurdo mesmo é a planta da edificação que propiciou está tragédia, que serviu de arapuca encurralando a familia para morte.
  • Pedro Cardoso
    , Jd Scândia
    O prefeito Evilásio e o Lula trouxeram o SAMU pra Taboão. Será por que o PSDB que governa o Estado de São Paulo há 14 anos não tem essa preocupação com a nossa cidade? Parece que daqui eles os votos.
  • claudete menezez
    , Panorama
    Queria dar os parabéns para o pessoal da defesa cilvil que trabalharam muuuito.
  • Fábio
    , Jd.América
    Vamos parar de ser "ignorantes". Desde quando trazer um corpo de bombeiro para um município é de responsabilidade do governo municipal? temos que cobrar o governo estadual, que como já disseram é governado pelo PSDB (mesmo partido do Fernando e da deputada Analice) a 14 anos. Não sou a favor de nenhum candidato, mas tudo que estão dizendo é uma grande besteira. Ou tão querendo tumultar o governo do evilásio, ou falta informação para a população.
  • Gilson
    , Pazzini
    Olha Fábio (comentário 10), também acho que a responsabilidade do Corpo de Bombeiros é do Governo Estadual, mas quem prometeu o corpo de bombeiros na sua campanha foi o Evilásio, ele inclusive lançou uma pedra fundamental do quartel, mas não fez nada. Se tivesse cumprido com o que prometeu, talvez essas quatro pessoas não tivessem morrido. É um absurdo o bombeiro ter que sair lá de Itapecerica para vir socorrer alguma emergência em Taboão da Serra
  • Maria Bernadete
    , Santos Dumont
    No próprio site da prefeitura eles dizem que a prefeitura vai construir o corpo de bombeiros, está na matéria http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/index.php?&nt=1010
  • Fábio
    , Jd.América
    Gilson, comentário nº 11 e Maria, comentário nº 12. Concordo com vocês, se foi prometido, tem que ser cumprido. Resolvi ler a matéria do site da prefeitura e continuo com a mesma opinião, de que a "culpa" por não ter um corpo de bombeiros aqui, é do governo do estado. Na matéria diz que a prefeitura já doou o terreno e como o Sr Gilson disse, o prefeito bateu a pedra fundamental. Ou seja, a parte da prefeitura já foi feita e o governo do estado não cumpriu com sua parte. Nunca é demais lembrar que o governo do estado é governado pelo José Serra, que é do PSDB, mesmo partido do Fernando Fernandes e da Deputada Analice Fernandes. Mas lógico, nunca é demais cobrar o Prefeito para ver se adianta algo, mas devemos cobrar muito mais o governo do estado ou nossa deputada que elegemos para nos representar. Fui um dos eleitores da Analice...
  • Maria Bernadete
    , Santos Dumont
    Fábio, veja se eu te convenço e entre no site http://www.sampasul.net/modules/news/article.php?storyid=267 ou então no site d apropria pref. http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/index.php?&nt=1327 no final da matéria eles falam que vão construir o corpo de bombeiros
  • Rodrigo Rodrigues
    , jd.panorama
    Gostaria de parabenizar a todos que se empenharão ao Maximo. E para família os meu sentimentos e que Deus conforte o coração de todos vcs.que nessa hora é só ele q sabe a dor da perda. Rodrigo Rodrigues
  • tamires
    , são judas
    Lamento que essa tragédia sirva pra fazer política. Essas 4 pessoas morreram de uma maneira muito triste. Respeitem a dor das famílias.
  • Vanessa Furian
    , Pirajuçara
    Minha gente! Fatalidades acontecem e isso não é culpa do nosso prefeito! Com certeza, o Prefeito Evilasio, está lutando para implantar esse projeto e trazer uma Corporação do Corpo de Bombeiros, para Taboão. Vamos lembrar que qualquer mudança ou criação para melhorias de uma cidade, NÃO DEPENDE SÓ DA VONTADE DO PREFEITO, ele é o ADM, mas sim tmb da bancada dos vereadores e tb do POVO! Não adianta ficarmos nos alfinetandos (NÓS NÃO SOMOS LEIGOS E SABEMOS COMO É) isso não trará os O CORPO DE BOMBEIROS PARA A NOSSA CIDADE! Isso não é uma obrigação só do PREFEITO, MAS SIM DOS DEPUTADOS (KD ANALICE FERNANDES) DOS SENADORES E GOVERNADOR!!!!!!! Parabésn Prefeito Evilasio, pelo seu belo trabalho na Cidade!
  • genildo
    , saint morritz
    estive presente no local,poucas vezes em minha vida vi tanto sofrimento. Por isso repudio o uso politico dessa tragédia. Entretanto, devemos aprender com ela.Tabõao precisa urgente de um Corpo de Bombeiros,isso è responsabilidade do governo do estado. Pois a Corporação é subordinada a ele. O povo tem que se unir e cobrar
  • Marcos Fernandes
    , Centro
    Quero nestas palavras parabenizar toda equipe da Defesa Civil, que le esteve presnete nao medindo esforços e sacrificios para que tudo fosse limpo, solucionado e preservado para evitar qualquer problema, PARABENIZO voces todos indistintamente e me orgulho de ter voces como meus amigos PARABES DEFESA CIVIL DE TABOAO DA SERRA
  • Gabriel
    , Jd Helena
    Gostaria de agradecer o comentário nº5 da Cristiane Cardoso que deve ter acompanhado meu sofrimento ao ver meu imóvel ser consumido pelas chamas e a coragem dos moradores do condominio e populares que me ajudaram a sair com vida de lá, pois estava dormindo quando o incendio ocorreu.Apoio plenamente a instalação de uma base do corpo de bombeiros na cidade, teríamos um atendimento mais ágil e poderia evitar tragédias como esta.
  • Fábio
    , Jd.América
    Gostaria de me desculpar com a família das vitimas, que estão sofrendo e ao ler esta matéria se deparam com comentários que vem sendo usado para politica. Eu não sou politico, odeio isso, mas entendo um pouco e comentei pois vi que estavam cometendo uma enorme injustiça. Agora vejo que não é injustiça não, trata-se de jogo politico que estão querendo derrubar o atual prefeito. Que Deus ilumine as vitimas e conforte o coração dos que ficaram...
  • Fernanda Bruno
    , Jd. São Salvador
    Parabenizo a Defesa Civil pela competencia e agilidade. E em relação ao Corpo de Bombeiro, devemos sim cobrar do órgão competente, que é o Governo do Estado, pois o Prefeito Evilásio já fez o que tinha que ser feito, doou o terreno.
  • taina nayara
    , taboão da serra
    Eu ñ estou acreditando até agora.Meus amigos d coração c fora numa tragendia dessa.Bom espero q lá no Céu Deus preserve um bom lugar pra eles e pra familia q c foram deixando muitas saudades pricinpaumente vc Washington e Willians. Meus ajos q Deus ú tenha ai e fike sabendo q ti amamos muito ta bom vá em paz todos vc!!!!!!!
  • tainá nayara
    , Taboão da Serra
    Eu estou muito sentida pq as pessoas q foram era tudos meus amigos,foi um abisurdo com que aconteseu.Eu estou totalmente chocada e arrasada com isso eles ñ meresia uma coisa dessa ir dessa maneira.Bom só quero q todos sauiba q eu adorava e continuo adorando e q isso vai c resolver d uma maneira ou d outra eu tenho fé em Deus q vai. Que Deus ú tenha meus amigos Washington e Willians e sua familia. Eu nunca vou eskeser d vcs Vá na paz d Deus adoro vcs s²s²s²s²s²
  • tainá nayara
    , Taboão da Serra
    Estou totalmente endignada com os prefeitos do taboão,vomos acorda e colocar alguma corporação por ai.Ai acontece uma coisa dessas e ñ tem bonbeiros para ajudalos.Então acorda e faz logo um corpo d bonbeiros ai evita mais vitimas e mais disastre.Agora meus amigos c foram e ñ tem mais como voutar.Fazer oq né ´porque só tem prefeitos incapacitaveis ai e ainda quer voto a eleição ta chegando c vcs querem voto emtão faz alguma coisa. sinto muito com acontecimente q Deus ú tenha essa familia tão especial pra mim e pra muitas pessoas Vá na santa paz d Deus!!!!!!!!!!!!!
  • Antonio Pereira
    , Jd. Scândia
    Meus sentimentos aos familiares desta família que infelizmente partiu de maneira tão trágica. Agora que o prefeito Evilásio tem sua parcela de culpa por não termos o Corpo de Bombeiros devemos concordar. O prefeito cedeu um terreno na Cid Nelson Jordano que não tem a menor condição de abrigar uma grupamento do Corpo de Bombeiros... é uma vergonha. A PLACA FICOU BONITINHA NO LOCAL. Não tem fácil acesso, é num local que não oferece segurança aos Policiais que são Bombeiros. Deveria ter cedido um imóvel em melhores condições e próximo à BR. Foi somente uma promessa de campanha do Dr. Evilásio, FALTOU CAPACIDADE e EMPENHO para que desse certo.
  • MARIA
    , JARDIM COMUNITARIO
    FOI DE VITAL IMPONTACIA, ESSA MATEIA, FIQUEI EM ESTADO DE XOQUE,MINHA FILHA JULIANA CONHECEU WASIGTON ,ELA SENTE MUITO SUA FALTA, ATUDOS SEUS PARENTES Q, DEUS DE FORÇA PARA SUPERA ESSA TRAGEDIA .DE MARIA E JULIANA.
  • andre
    , jd record
    esse quartel já deveria existir a muito tempo é um absurdo que uma cidade como taboao ainda nao tenha corpo de bombeiros
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo