01.05.2008
Zoonose
Moradores reclamam da grande quantidade de cachorros abandonados nas ruas de Taboão
compartilhe
A elevada quantidade de cachorros abandonados pelas ruas de Taboão da Serra literalmente inferniza a vida dos moradores, especialmente na periferia da cidade. Apesar de parecer uma questão simples, quem sente na pele os incômodos da poluição sonora provocada por esses animais relata problemas que vão desde dificuldade para dormir durante a noite e a madrugada até o alto nível de estresse provocado pelo barulho constante. Além disso, os animais soltos representam um perigo a mais no trânsito.
 
O barulho excessivo produzido por esses animais incomoda sobremaneira quem tenta descansar depois de um dia cansativo de trabalho. Para quem trabalha à noite, o problema é ainda maior, pois os cachorros passam o dia perambulando sem rumo pelas ruas, latindo, brigando entre si e instigando os animais presos nas garagens e telhados. “Essa situação está virando um inferno. A gente não pode dormir direito por causa desses bichos”, desabafa a empregada doméstica Cristiana Oliveira.

Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

Cachorros de rua são motivos de reclamação de moradores
 
Basta alguns minutos de conversa com ela para perceber o quanto o problema afeta sua vida. Cristiana afirma que chega a passar semanas sem conseguir dormir por causa do barulho dos cachorros. Ela admite que já teve problemas de saúde sérios por não conseguir dormir. Até já precisou tomar remédios. “A gente passa o dia inteiro mal. Só quem sente na pele sabe o que é isso”, relata.
Assim como Cristiana centenas de moradores de Taboão da Serra sofrem na pele os efeitos da poluição sonora provocada pelos cachorros. São pessoas que após trabalhar o dia inteiro desejam apenas descansar para aguardar o novo dia.
 
Mas, na prática, o direito a esse descanso merecido vem sendo tolhido progressivamente e o que é pior, sem a menor perspectiva de mudança. “Alguém nessa cidade tem que perceber que já é hora de cuidar desse problema”, dispara Juliano Simões. Ele revela que já pensou em comprar remédio para exterminar os animais que o impedem de dormir.
 
O excesso de barulho é tema constante de reportagens no Portal O Taboanense. Na última semana, um apelo feito por Ildes Silva Pimenta, chamou a atenção da nossa equipe. “Pelo amor de Deus, vamos iniciar uma campanha de controle de zoonoses para diminuir a quantidade de cachorros em Taboão da Serra”, disse ela, acrescentando que os animais “estão espalhados em quantidade infernal pela cidade e causando uma poluição sonora insuportável”.

A leitora observa que os cachorros estão abandonados ou soltos, espalhados pelas calçadas e vias de trafego de veículos como a Estrada Kizaemom Takeuti e BR116, causando ataques aos cidadãos e até acidentes de trânsito.
comentários
  • Aline
    ,
    Esse problema dos cachorros é muito sério. Concordo que está na hora das autoridades resolverem essa situação. A gente tem o direito de dormir em paz!!!
  • Silvia Silberman
    , J.Helena
    Boa noite,concordo quando dizem que ha muitos cães solto em nossa cidade mas acho que a culpa são desses verdadeiros animais que pegam filhotes lindinhos pra criar e quando os mesmos crescem ou aparecem com alguma doença ou quando são femeas entram no cio ai esses supostos donos os soltsm em outros bairros como se fossem lixos .Será que eles não pensam que esses bichinhos tambem são criação de DEUS e que ele esta vendo tudo oque esta acontecendo com sua obra????? Seria tambem o caso da prefeitura baratiar o custo da castração ,talvez seria uma alternativa a colocação do chipe em todos os cães assim saberiamos quem são seus supostos donos. Pessoas que soltam esses bichinhos é que deveriam ficar sem dormir com dor na conciencia isso se possuem uma .
  • jhone
    , pq. pinheiros
    Aline leva estes cachorros para sua casa, tudo de errado só sabe culpar os politicos, faça sua parte pelo menos e para de reclamar da vida garota.
  • Rosangela de Oliveira da Costa
    , jardim irapua
    Eu acho um absurto essas pessaos falarem que os animais sao um ploprema pois o ploprema é a população inconsequente que pega esses animais e os joga na rua essas pessos sim teria que ser punidas de alguma forma pois os animais nao tem culpa alguma de estarem nas ruas,eu ja pequei 5 animais aqui na minha rua 2 doendes e sem condições alguma de sobreviver nas ruas um infelismente tive que mandar sagrificar e o outro esta em minha casa na vila sonia,tenho que comprar remedio e tratar dele pois esta com sinomoze e tem sequelas da doença os outros 3 estao comigo aqui em casa no jardim irapua, eu gostaria que as autoridades olhase pelos nossos animais pois eles nao tem culpa alguma e que os culpados foce punidos severamente pois issso só vai ter um fim quando mecher no bolso dessas pessoas sem coração, assim pensarao muito antes de adquirir um animal e pensara muito mais antes de colocar um bichinho indeveso na rua parar passar fome e frio. Por favor ajude esses animais e nao os condenem mais uma fez pois eles merecem uma vida diquina como qualquer ser humano.
  • Armando
    , @uol.com.br
    A cidade Precisa Urgente, diminuir o desprezo com os animais, retira-los das ruas e punir a quem os abondona, além do incomodo noturno dos acidentes e agressividade, eles também destroem os sacos de lixo espalhando sujeira pelas ruas, está na hora da Prefeitura tomar consiencia do Assunto. Armando - Jd. América.
  • Solange
    ,
    Acho que não dá pra ficar procurando culpados. Esse problema é sério e incomoda mesmo. Alguém tem que tomar providência!
  • Rosane Francisca do Nascimento
    , JARDIM RECORD
    Bom li os outros depoimento e respeito todos eles. Mas uma coisa também tem que ser vista, todos falarão do ponto de vista proprío, mas estão esquecendo de ver o lado dos animais que não estão na rua porque querem. A maioria estão porque alguém soltou ao invés de fazer a coisa certa ligar para a zoo para ver que caminho a seguir. Na rua onde eu moro já chegou a ter nove cachorros aqui falavamos que era a rua dos cachorros abandonados. Ficavam aqui largados sendo judiados por alguns que sinto muito não pode ser chamado de ser humano, porque quebram as patas dos cachorros joga agua quente, tiraunha fora etc. Incomoda sim mas temos que tomar uma medida de controle para não almentar os animais e multar quem abandona os cachorros na rua. E muitos dos animais somente ataca quando precisa se defender de alguém eles não atacam pura e simplismente por atacar. Vamos pensar juntos e acharmos uma solução para isso juntos, vamos escrever dando sugestões e não somente para reclamar e deixar que o governo faça tudo sozinho. Denuncie quem abandona os bichos na rua.
  • roberto
    , jardim am[erica
    Parabens, pela importancia que voces deram a este apelo, realmente,tem muito caes abandonados,fora esses donos que nem se importa com o aminal que tem, deixa latir o dia inteiro pertubando a vizinhanca,muitas vezes de raiva dos vizinhos. Outra coisa sao as fezes que ficam nas calcadas e ruas ,alem do mal cheiro , fazem mal a saude,pois as criancas brincam direto nas ruas, o que a prefeitura, junto com nossos vereadores, que parecem gostar muito de estar ao lado da populacao e fazer uma castracao em massa,e periodica, com isso a prefeitura,acaba economizando em saude publica,e em pouco tempo a diminuicao desses amimais. Para isso a prefeitura poderia cobrar uma taxa embutida em nosso iptu, assim a populacao participaria indiretamente, e todos nos sairiamos lucrando
  • thaisa
    , centro
    Oi minha cadela "fugiu" de casa neste domingo 11/05/08 e estou desesperada atras dela. Ela é pequena branca/bege e atende pelo nome de Mel. é da raça lhasa apso, da qual tem os olhos bem grandes. Sem conta que ela é cardíaca e toma remedio todos os dias sem eles ela morre . se alguem tiver a visto por favor me avise =/ Obrigada
  • thaisa
    ,
    já achei ela :D valeuu
  • Bruna
    , Guarapiranga
    Bom, Infelizmente é um absurdo o que essas pessoas falam desses animais, pois eles não tem culpa nenhuma de ficarem na rua, as pessoas que jogam e não tem a capacidade de cuidar e jogam na rua. Pense todos imagine se fosse um filho seu na rua jogado´, largado, sem agua e comida. Mais creio em Deus e sei que todas essas pessoas que agem assim vai pagar, se não for aqui na terra lá em cima com certeza vai ter algo esperando por eles. Então se vc não gosta de animais, por favor não maltra-te por que eles não tem culpa dessa vida cruel. Tenho certeza que eles não querem o seu mal. pense nisso e reflita... Fiquem todos com Deus...
  • Vera
    , Tijuca
    As pessoas deveriam ser solidárias para com os animais abandonados e tentar recolhe-los a um abrigo ou adotá-los, são seres vivos que já têm uma consciência. Se fosse um sambinha ou um pagode na rua ou até mesmo um futebol ninguem reclamaria, mas como é um animal carente, vem o egoismo e a falta de humanidade.
  • Maria Lúcia
    , Campo Limpo
    A filha de uma amiga que estuda em um colégio da prefeitura do Taboão da Serra,sofreu um ataque de um cachorro da raça pitbull ontem dia 24/11/2009 , que invadiu o colégio que estava com os portões abertos devido ser justamente o horário de saída dos alunos. O fato é que a menina foi violentada brutalmente e está sendo operada ,pois o ataque mais grave foi na região da perna que inclusive vai ter que ser submetida a plástica, encherto etc . O cachorro ninguem sabe de onde surgiu , alguma coisa tem que ser feita porque segundo o SAMU não sabem como que a menina saiu com vida deste ataque, um absurdo!!!
  • Ana Maria
    , Parque Pinheiros
    EU ACHO O CÚMULO SE PREOCUPAREM COM LATIDOS, ONDE MORO CADA CASA TEM 3, E NÃOVEREM O *BARULHO DO VIZINHO QUE PÕE RÁDIO NA RUA ENSURDECEDOR,- DAS VANS QUE OUVIAM O RÁDIO Á TODA E VOCE ERA OBRIGADO A OUVIR, NA MINHA RUA *so de um lado, tem 25 cachorros* MAS GARANTO QUE TODOS DORMEM EM PAZ. A *ZOONOSE* QUE DEVERIA FAZER O PAPEL DELA EM CASTRAR ANIMAIS DE RUA..MAS O NEGÓCIO DO DIRETOR É COÇAR* Affff jesus me abana
  • Natalia Moriya
    , Centro
    Eu moro na cidade de Iacri,tenho muita do dos animais abandonados dessa cidade eu queros consientisar a populacao de Iacri a ajudar os animais abandonados. Eu ando pelas ruas e para todo lado que olho vejo cachorros abandonados e doentes com sarna,carrapatose varias outras doencas. Nao so pode transmitir para outros cachorros como para o corpo humano Obrigado por ler essa menssagem eu espero que quem ler isso se consientise e nos ajude. Escrito por Lana e Natalia.
  • Sandra
    , Engenho Novo
    O problema não é dos cachorros e sim das pessoas que o abandonaram, tem que ter uma punição severa para este ato covarde e desumano.
  • Mariana
    , Sapo
    Pergunte quantas destas pessoas incomodadas, quantos animais ela já abandonaram? Cachorro de rua não nasce em árvore...culpem os seres-humanos vis que estão por trás de cada um desses cachorros que agora superpopulam a cidade. Num mundo onde somos obrigados a ouvir o funk alheio em alturas absurdas em qualquer automóvel em qualquer cidade...os latidos de cachorro são música...
  • claudia bianca
    , centro
    Essas pessoas só sabem reclamar, elas nao dormem mas, nao tem conciencia do que esse cachorros passam nas ruas abandonados com fome judiados, essas pessoas nao tem compaixao, todos esses cachorros soltos naos ruas, sao consequencia da propria atitude de vcs , porq vcs pegam os cachorros e depois soltam eles nas ruas como se fossem um lixo e assim eles vao se reproduzindo. Em vez de ficarem reclamando vao fazer algo para ajudar esses caes e nao para exterminalos pois eles sao criaturas de Deus e merecem viver sentem a msma coisa que nos humanos e merecem serem tratados melhor. Parem de ser ignorantes e adotem eles, se vc tem a capacidade de desejar a morte de um animal q mta das vezes te trata melhor q um ser humano nao deve ser mto dificil vc desejar ah morte de um mendigo de rua!
  • clara elisa
    , rua timbó
    se fosse voces que tivesse na rua voces iam gostar ficar abandonados(a)para sempre é claro que não então não deixem os seus animais na rua deus não criou voces para fazer maldade.
  • Arlene Gatti
    , xaxim
    Olá apesar de não morar na mesma cidade de vc´s tambem vejo muitos animais abandonados aki em curitiba,adoro animais e sempre que encontro um tento ajudar, claro q não dá pra ajudar todos mas to tentando fazer minha parte,em minha casa possuo 4 cachorrinhas e um machinho,a Pretinha ganhei de um amigo,jade é filha dela, a macarrão foi uma que a dona não queriamas por ser muito espuleta dai peguei pra mim,a neguinha largaram na minha rua com um filhotinho,o filhotinho eu dei para uma amiga,Daí encontri também a Bel com filhotinho, ela foi jogada na valeta dentro de um saco de lixo a resgatei e dei seu filhote para meu tio, infelismente ela morreu ano passado mais ficou 4 anos comigo e tenho um Podle macho esse eu comprei rs...tambem achei uma gatinha que esta com minha sogra. Na minha opinião adoção é tudo de bom, porém tem q ser responsável ter espaço pa os bichinhos e cuidar bem deles.Castração também pode ser uma boa opção vai da consciencia de cada um. Bjs a todos.
  • maracosta
    , jardim everest 325rua dos jequetibás p prudente
    OLÁ PARA TODOS Q GOSTAM DE ANIMAIS ASSIM COMO EU,SEMPRE TIVE ANIMAIS,NUNCA FUI CAPAZ DE MALTRATAR MEU BICHINHOS ,TENHO TRES FILHOS E ASSIM COMO EU ELES TBEM GOSTAM MUITO ,MAS HOJE A MAIORIA DAS PESSOAS INFELIZMENTE JA NAO GOSTAM TANTO EMALTRATAM OS POBRES ANIMAIS.SEMANA PASSADA CHOREI MUITO AO ACHAR UM CACHORRO DE RUA MUITO MACHUCADO ,PEGUEI ELE DEI DE COMER MAS PERCEBI Q ELE TINHA UMFERIMNTO ENORME NA CALDA ,NOSSA AQUILO ME MATOU ,COMECEI A ACARICIAR ELE E NESSE MOMENTO, ME OLHOU NO FUNDO DOS MEUS OLHOS NAO CONSEGUI SEGURAR AS LAGRIMAS E ME REVOLTEI POR VER ANIMAIS PERDIDOS PELAS RUAS ,PASSANDO FOME ,FRIO ,SEDE ,QUERIA MUITO PODER PEGAR TODOS ,PODER CUIDAR MAS NAO POSSO ,NAO TENHO RECURSOS PARA ISSO ,QUANDO POSSO PEGO UM OU OUTRO .MAS QUERIA Q AS PESSOAS SE CONCIENTISASSE E TIVESSEM MAIS AMOR PELOS ANIMAIS ,POR Q QUEM NAO GOSTA DE UM ANIMAL NAO GOSTA DO SER HUMANO ,POR Q AO CONTRARIO DO SER HUMANO UM ANIMAL NAO TRAI NAO MENTI NAO MATA E O SER HUMANO FAZ TUDO ISSO ,POR ISSO Q QUANTO MAIS EU CONHEÇO O SER HUMANO MAIS EU ADMIRO OS ANIMAIS E CREIO Q UM DIA DEUS VAI ME DAR UNA CONDIÇAO DE VIDA MELHOR E AI PODEREI AJUDAR ESSES POBRES ANIMAIS ABANDONADOS MARA PRESIDENTE PRUDENTE
  • matheus
    , sao jose pinto rodriges
    nao mau trate os animai fofos
  • Leila
    , Cid. Tiradentes
    Fato, que cachorros na Rua, é um grave problema, sobretudo pra eles, que estao a merce da propria sorte, abandonados, com fome, sede, frio e sujeitos a maldade das pessoas. A começar por quem o abandonou. O problema seria bem melhor, se os ditos seres racionais, ao adotar um animal, tivesse a consciencia q ele da gasto, trabalho e dura de aproximadamente 15 anos. E sendo o tutor, providenciasse a castraçao evitando o abandono de tantos animais. Isso se chama posse responsavel. E em Taboao, como em qualquer outro lugar, as pessoas precisam se concientizar que se não querem fazer parte do problema, é preciso fazer parte da Solução. Quem sabe se cada um, em vez de criticar adotasse um cachorro de Rua, serviria de exemplo de quem quer fazer parte da Solução, ao invés de só criticar, e manter os bracinhos cruzados. Ou ajude fazendo uma campanha de divulgaçao: SE VC NÃO TEM, ADOTE! SE VC TEM... NÃO ABANDONE!!! e deixo ainda uma mensagem postada por "Edward Everett Hale" - "Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
  • maria
    , jd b0a vista butantan
    acho que moça que fl leva pr sua casa tem q fazer mesmo e que fazer alguma coisa para acaba cm esses animais deveria começa p vc q so fala mais nao faz nada ha nao cer encentiva os animais a cer esterminados vc deveria saber que eles sente dor senssaçao de abandono,fome,frio,carencia igual vc tem vida faz atua parte para o bem encentiva outras pessoas fazer o bem a esses animais e vcs irao pr de sofre por causa deles na verdade nao sao eles sao vcs proprios q nao assume a responssabilidade a quau se subimeteiro
  • edina prado
    , rincao dos mineiros
    por favor quem puder adote um cachorro para que eles possan recolher mais deles para nao ficar na rua sofrendo passando fome ou talvez sendo mortos por carros etc...
  • mairla hellen campos rodrigues
    , magalhas finho 510 centro norte
    tadinhos devemos cuidar deles e não mautratar é neim adondomalos é eu não ligo si eu sou criança mas eu cuido bem dos animais mas nos emos cuidar bem dos animais se não os animais von morer emtenderran morer
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo