19.02.2010
Opinião
A transformação da Cidade e a Fotografia
compartilhe

 

Certamente a fotografia foi uma das mais importantes invenções do mundo civilizado, pois não fosse ela, todas as imagens da história estariam perdidas.Vejamos a nossa querida Taboão da Serra.

Depois que o Presidente Juscelino Kubitcheck construiu a BR 116, nossa cidade passou a ser um pólo de interesse do empresariado paulista, instalando aqui muitas indústrias, tais como a CINPAL, a KEIKO, a TOKO e tantas outras que até hoje fazem a grandeza do município.

Todas essas empresas quando aqui chegaram, para construírem suas instalações tiveram que demolir o que existia ou simplesmente modificar a situação dos terrenos que as abrigaria. Por exemplo: A KEIKO, no Pirajuçara instalou-se na olaria da família do Paulo De Sordi. A CINPAL começou a crescer e foi comprando terrenos da vizinhança, demolindo as construções existentes para poder realizar suas diversas ampliações. A TOKO foi construída numa área que antes abrigava uma grande Chácara de propriedade do Mosteiro de São Bento.

Esse progresso todo foi mudando a paisagem de Taboão da Serra e não fossem as fotos essas histórias e muitas outras não teriam nenhum testemunho.

De uns anos para cá, a partir de quando as grandes lojas, mercados e magazines de São Paulo descobriram Taboão da Serra esse fato continuou e acontecendo.

O primeiro Pão de Açúcar e Eletro que se instalaram no Largo do Taboão na época em que eu era Prefeito acabaram dando lugar ao EXTRA que também fez acabar com o nosso prédio, onde funcionava meu escritório da advocacia, a EMPREG e NELSON Imóveis, da família do então meu sócio Nelson de Oliveira Moraes; do prédio das Esquadrias Salvi, do Henrique Salvi e seus irmãos e das instalações da antiga fábrica da Cera Colmeina da família Basile. As Casas Bahia, prestes a ser inaugurada na Rua do Tesouro, onde antes funcionava o Banco Mercantil de São Paulo. As Lojas CEM, na antiga propriedade da família de Dona Luzia Hellmeister Jurado, local em que funcionou a primeira bomba de gasolina da região (uma bomba redonda, de marca "GULF", instalada na calçada que funcionava impulsionada por uma manivela).

Não podemos nos esquecer da região do Grande Pirajuçara, o primeiro local do município a abrigar um grande comércio que hoje também começou a sofrer transformações com a chegada de lojas como Casas Bahia, Marabraz, Ponto Frio, Eletro, Esfiha Chic, também alterando completamente aquela paisagem.

Todo esse maravilhosos progresso que está mudando a cidade a cada dia estaria acabando com a memória do município não fossem os fotógrafos amadores e profissionais que por uma razão ou outra fotografaram nossas coisas que hoje já viraram história.

Será que alguém tem fotografia da bomba de gasolina da Dna. Luzia? E do barracão onde funcionava a escola que deu lugar ao Antonio Maciel? Por acaso tem algum munícipe que encontrou entre os pertences de seus antepassados, fotografia do Deposito de Matérias São Judas Tadeu do Eliot e do Waldir, que existia no Largo do Taboão? E da Churrascaria Comanche da Dna. Maria, do Arara Vermelha do "Alemão" do Charuto, da Farmácia do Zé Hataka com seu telefone de manivela, da plantação de batatas do imigrante japonês Kizaemon Takeuti que hoje dá nome a uma de nossas principais avenidas?

Pois é meus amigos esse é o progresso. Um progresso que muda a paisagem cria melhores condições de vida para todos e graças à fotografia, agora reforçada pelas câmaras de vídeo e tantos outros meios da tecnologia eletrônica moderna, não apaga a história de uma cidade que de pequena vila de Itapecerica da Serra, no começo do século XX, vem se transformado num dos mais importantes municípios do Estado de São Paulo.
 

Armando Andrade, é advogado, foi vereador, presidente da Câmara Municipal, Prefeito de Taboão da Serra por duas vezes e atualmente mantém escritório de advocacia em nossa cidade.
comentários
  • Antonia Pinheiro
    , Jardim Record
    Parabéns!!! Adorei a matéria e me fez lembrar de algumas coisas que existiram em nossa cidade. Aproveito para agradecer o Dr. Armando de Andrade que foi uma pessoa muito prestativa qdo ativo na politica em Taboão da Serra.
  • Ulisses
    , Pq Pinheiros
    Dr Armando , Nasci e moro na cidade há 35 anos e posso atestar que nenhum prefeito fez mais por nossa cidade do que vc ! Isto em uma época que havia menos recursos do que hj, provando assim que nossos impostos foram administrados com muita competência. Gostaria muito de vê-lo novamente frente a nossa prefeitura ! Os melhores prefeitos desta cidade foi vc e o Dr Fernando Fernandes.
  • Gerson Luiz
    , Centro
    Dr. Armando, que saudades. Ótimo artigo, o sr. conhece Taboão como ninguém, deveria pensar em voltar para a vida política, precisamos de homens visionários como o sr, que foi o maior prefeito da nossa história
  • zeroberto
    , Pqe Pinheiros
    Dr. Armando, a sua matéria me fez viajar pelo tempo, quando cheguei aqui (em 1971) a fama de Taboão da Serra era de cidade dormitório, a Niasi estava sendo construida, a Rua do Tesouro estava nascendo, comentávamos para que tanto banco para pouco dinheiro, hoje é uma das melhores praças para investimento, os sobrados atras desta rua estavam ainda nos alicerces e a placa denunciava: "Veloso de Castro e seus magnificos sobrados", acompanhei a sua carreira politica, na construção do Cemur, do ginasio de esportes, eita saudade quando jogava bola num campinho onde hoje é a Sorana Sul...Taboão da Serra não é mais a mesma, cresceu muito e com muita desordem, mas não tira o brilho dos seus 51 anos bem vividos!!!! Parabéns Taboão da Serra, meu querido Taboão...
  • Sidnéia
    , Vila Iase
    Adorei a matéria, Drº Armando suas palavras são belissímas, não tem como não viajar no tempo. Parabêns.
  • Lia
    , centro
    Que texto comovente,esse sim é de Taboão,mostra a intimidade com a cidade e o carinho por ela.Parabéns Taboão,parabéns Dr.Armando por ter contribuido muito pela cidade que demonstra amar.
  • Walter Aparecido Guilherme
    , Vila Santa Luzia
    Olá Dr.Armando Andrade,realmente sua ausência é sentida por muitas pessoas,sou municípe em Taboão da Serra a 46 anos,sou do tempo da Laurita O.Mari,Tucunduva,Nicola Vivilechio,Osvaldão,Ary Dau,Zequinha e outros.Sou sobrinho do Nicola Vivilechio,e ele sempre falava muito do Sr.Ainda Lembro,quando sua familia possuia uma gráfica proximo a toko,possuo algumas fotos antigas de Taboão da Serra,gostaria de mostrá-las se houver interrese,eu e minha familia somos muito gratos a Taboão da Serra,Parabéns .
  • Antonio Carlos T. de Souza
    , Agua verde-Curitiba - PR
    ola dr.armando,parabens e obrigado por me fazer voltar no tempo deste taboão da serra querido.gostaria de complementar tambem o instituto pinheiros onde hoje está o condominio serra verde comandado pelo sr Paulo Ayres,o restaurante bom prato, do qual tive o prazer de trabalhar como cumim comandado pelo metre mais conhecido como sr. chico,era o local onde os grandes politicos se reunião, guardo muitas recordações desta cidade,hoje não moro mais nela mas tenho parentes e amigos que ainda vivem no bairro mais conhecido como vila iase, aproveitando a oportunidade, gostaria de deixar uma ideia de se fazer uma exposição de fotos do ontem e hoje desta tão bela cidade.
  • Júlio Horváth
    , São Francisco - Niterói - RJ
    Puxa,Dr. Armando, quanta lembrança seu artigo me trouxe. Era um Taboão onde todas as pessoas se conheciam, se respeitavam e se cumprimentavam. Fui morar em Cidade Intercap em 1966,com 10 anos de idade, e o terreno do Shopping Taboão era um imenso parque de diversões para nós crianças no vazio da"Futura Cidade Bandeirantes"! Na Páscoa íamos comprar leitão no mangueirão que ficava no terreno do viaduto de retorno do Km.19, e o Jardim Maria Rosa ainda não tinha asfalto em nenhuma rua.Mais tarde, fomos vizinhos,pois tiveum apartamento na Rua José Dini, naquele conjunto que se destacava ao longe para quem vinha de São Paulo. É, o progresso traz muitas vantagens,mas também leva muitas coisas que só o tempo nos mostra como eram importantes. Parabéns pela sua trajetória pessoal e política.Que Deus lhe abençoe e obrigado pelo que o Sr. fez pelo Taboão, onde ainda vive minha mãe e minha irmã.
  • lenildes dos santos lima
    , jd. clementino
    Olá, Sou aluna da Faculdade Anhanguera - Centro. Estou realizando um trabalho na faculdade e preciso elaborar um quadro comparativo do municipio hoje e há pelo menos 20 anos atrás. Com fotos que demosntrem as transformaçoes modernizadoras das últimas décadas na nossa realidade urbana. Por ser recém-chegada de Salvador estou com dificuldade de executar esse trabalho. Solicito contribuição de V. Sa no envio de algum material disponivel que constem em seus arquivos. Agradeço na certeza de atingirmos interesses comuns. Lenildes Lima (011)7047.8972
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo