27.10.2009
Enchente
Caos em Taboão da Serra: chuva deixa moradores em pânico
compartilhe
Especial para o Portal O Taboanense

 

Bastaram duas horas de chuva forte para que Taboão da Serra vivesse novamente cenas de caos e desespero por causa das enchentes que paralisaram a cidade nesta segunda-feira, dia 26. Pelos menos três casas desabaram, outras cinco foram interditadas pela Defesa Civil. Um homem foi soterrado e salvo graças a ajuda de moradores. O Centro, Jd. Mirna, Intercap, Jd. Clementino e Jd. Bontempo foram os bairros mais atingidos.
O temporal que atingiu Taboão da Serra e toda Zona Sul de São Paulo começou por volta das 16h. A chuva castigou a cidade por mais de duas horas. Por volta das 17h40, a Régis Bittencourt já estava parada, próximo ao Shopping, no sentido Capital. Às 18h15, a rodovia registrava três pontos de alagamento, nos dois sentidos. Motoristas tentavam escapar fugindo pela contra mão, próximo ao condomínio Vida Nova.

Foto: Eduardo Toledo

Carro tenta passar por rua alagada, na praça Nicola Vivilechio
Segundo Carlos Senna, coordenador da Defesa Civil, a chuva que caiu sobre Taboão da Serra em duas horas era o previsto para 20 dias. “Foi muita água, a chuva foi muito forte, a cidade ficou alagada em pouco mais de uma hora”, afirmou. O primeiro ponto de alagamento foi a av. Getúlio Vargas, no Centro. Todos as casas e comércios da via foram afetados com a enchente. Em alguns pontos a água chegou a 1,5 metro.
Outro bairro muito atingido foi o Jd. Mirna, próximo ao Três Marias. O córrego Poá subiu cerca de dois metros, derrubando três casas e deixando pelo menos outras cinco residências em perigo. A Defesa Civil interditou todos os locais. As famílias desabrigadas eram orientadas a procurar a casa de familiares, mas duas famílias seriam removidas para abrigos improvisados da prefeitura.
Em diversos bairros houve deslizamentos de terra. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, nenhuma com gravidade. Um homem foi soterrado no Jd. Maria Helena, próximo a Emi Papa Capim, mas moradores e policiais militares conseguiram resgatar o homem imediatamente. Ele foi medicado e apesar do susto, ele passa bem.
O trânsito em toda a cidade ficou complicado e os congestionamentos tornaram a volta dos moradores um sufoco. A Régis Bittencourt só teve seu tráfego liberado por volta das 21h50 nos dois sentidos.
Acompanhe durante todo o dia a repercussão da enchente em Taboão da Serra.
 
comentários
  • Paula
    , Intecap
    Desejo saber qual a providencia que a Prefeitura de Taboão da Serra, deseja tomar para previnir o municipio, porque a enchete acontece devido as bocs de lodos, não suportar o volume da chuva devido aos lixos(isso tb é um alerta a população).A população está aguardando uma atitude da Prefeitura.
  • Sandra
    , Marabá
    É triste ver essas reportagens, dói saber que isso acontece na nossa cidade, mas parabéns pela ótima cobertura, eu sou jornalista e admiro o trabalho que vocês fazem aqui
  • Mário S. Santos
    , Largo do Taboão
    Será sonho ver nossa cidade sem enchentes? Todo ano é a mesma coisa, isso tem que ter um basta. Entra prefeito sai prefeto e ninguem resolver nada. Chega!
  • Antonio Nunes
    , Jd Maria Rosa
    Cadê o prefeito nesse momento tão dificil para a população? quais providência ele tomará frente aos municipies, Lastimável saber que votamos para uma pessoa que não está nem ai pra população.
  • Adelina
    , Pq. Assunção
    É o resultado do trabalho do Prefeito Evilásio candidato ao prêmio Prefeito Empreendedor: carros alugados recolhidos por falta de pagamento, falta de canalizar e limpar córregos, falta de investimentos em infra estrutura da cidade, servidores públicos desmotivados e com salário de fome, racionamento de combustível para viaturas, diversos imóveis alugados para abrigar repartições públicas, ausência de política de saneamento básico, a sede da prefeitura num barracão,etc... Taboão não merece...
  • Lucas
    , Embu
    Meu sincero apoio a Taboão da Serra
  • Selma
    , Jdim. Pazzini
    Infelizmente as pessoas misturam fatalidade com política!Vivemos em uma cidade onde a população não tem respeito algum pelo ambiente onde vivem! Jogam sem dó e piedade, tudo o que não desejam mais, dentro do córrego! Sem contar com a quantidade de entulho depositados todos os dias pelos próprios moradores. O QUE FALTA É EDUCAÇÃO!!!! A NATUREZA É SÁBIA E DEVOLVE A QUEM A AGRIDE TUDO DE MAL QUE ESTÁ RECEBENDO!
  • Mazinho
    , Piraju
    COncordo com a semla, tudo aqui é polític. Que culpa teve o preeito se caiu o mundo onte,?
  • marcio
    , cidade intercap
    A FORÇA DA NATUREZA É TERRÍVEL!! MAS O QUE PERCEBO QUE O EFEITO PODERIA SER MENOR SE A PREFEITURA LIMPASSE O BUEIROS E CÓRREGOS, E A POPULAÇÃO NÃO JOGASSE LIXO NOS CÓRREGOS!!
  • roberta
    , Piraju
    Eu acho que se o prefeito devolver as lotações ja vai ajudar muitoooooooooooooo
  • bia
    , jd taboao
    Ola Eduardo, no exato instante da chuva forte, eu estava no CEMUR, pronta para a apresentação de um espetáculo de teatro. Viamos de lá de dentro, sacos de lixo boiando no "riachinho" que se transformou a Pça Nicola Vivileccio X José Maciel. Pessoas acham que a culpa dos sacos de lixo estarem boiando é do prefeito? Nao estou defendendo a politica, mas me perdoem as pessoas que acham que o prefeito tem obrigação de colocar lixeiras nas calçadas. Nem sei se isso devemos chamar de educação, acredito que deva ser mais: "bom senso" Então população, coloque mais atenção aos fatos.
  • Comédia
    , Centro
    O que ocorre é que o excesso de bocas de lobo causam o aumento pluviométrico associado ao lixo depositado nos corres, responsável esse pelo aquecimento global e a fome no mundo. A chuva é culpa do prefeito e é óbvio que é uma ação política de São Pedro, que é da oposição ao governo atual, e não tem nada a ver com a ocupação de leito de rios. tanto lugar pra água da chuva correr e ela vai pra onde alaga, é uma falta de sensibilidade da hidrologia brasileira! Sem mais comentários...
  • flávio
    , jd tres marias
    ESPERO QUE O DRº PREFEITO TOME UMA ATITUDE LOGICA E RÁPIDA, POIS ACREDITO QUE A POPULAÇÃO TENHA CULPA, POREM O PREFEITO TAMBEM TEM CULPA E ALEM DISSO ESTÁ PARA RESOLVER ESTES INCIDENTES;NA RUA DA MINHA RESIDENCIA (R,MARIA OLEGARIA BARBOSA LIMA ) EXISTE UM BURACO QUE TÁ QUASE NO MEIO DA RUA E ATÉ AGORA NENHUMA PROVIDENCIA FORAM TOMADA.
  • carmen Luisa Schwartz Rodrigues Chico
    , Parque Monte Alegre
    Ontem Fiquei indignada, com a Situação do nosso Municipio, e mais ainda com o descasso quando chamamos a defesa Civil prá prestar socorro, minha Neta de apenas três anos estava correndo risco, pois Mora na rua que dá pé ao Cristo Redentor, e tudo estava alagado, a Demora foi enorme só conseguimos tirar ela de lá já era quase 9:00 horas da Noite, isso sem falar do pouco caso que fazem!!!Quando é que nossos governantes vão acordar!!!Só em época de eleições!!!
  • Indignado
    , Maria Rosa
    Lamentável, além do trânsito caótico no centro do Taboão, temos de conviver com enchentes....e a população que não se toca e não coloca o lixo no lugar certo pra o serviço de coleta recolher.... Fora isso, projetos e mais projetos, que não levam a lugar nenhum, e piora muitas vezes a vida do cidadão..... Entenda-se......
  • marta Eloiza
    , jd.Saint moritz
    Numa ocasião como esta é fácil apontar os culpados,mas temos que nos lembrar que todo rio precisa do seu leito, para que nas épocas das chuvas tenha onde conter essas águas,uma vez que esse local é ocupado acontece tudo o que vimos ontem.Sendo assim temos que conviver com a herança maldita dos nossos primeiros administradores que de maneira incoerente permitiram o comércio imobiliário nessas áreas.
  • Massi
    , Centro
    Eduardo: Eu estava lá no terreiro de umbanda da Getúlio Vargas quando você tirou as fotos. O prejuízo foi grande. Apesar de não ser moradora do município, fico indignada ao ver que, ano após ano, as pessoas sofrem com as sucessivas enchentes no Taboão, perdem os bens conseguidos com tanto sacrifício e nada acontece. O que, efetivamente, poderia ser feito para se obter uma ação concreta dos poderes públicos? Vc poderia nos orientar? Grata, Massi
  • NANDÃO MLK DOIDO
    , JD PAZZINI
    AFFZ... ACHEI QUE NÃO IA DA PARA TRABALHAR! CHEGUEI NO TRAMPO E TAVA AQUELE RIO DE LAMA NA GARAGEM UM MONTE DE PESSOAS NA RUA TIRANDO AGUA E LAMA DE DENTRO DOS CARROS E CASAS... HOJE TINHA UMA SENHORA BRAVA E INCONFORMADA COM TUDO ISSO... ATÉ A ONDE ISSO VAI???
  • Cristiane Cardoso
    , Jd. Helena
    Independente de apurarmos de quem é a culpa, gostaria de utilizar deste veículo de comunicação que é visto por muitas pessoas, e pedir para quem puder doar, roupas, lençois, cobertores, sapatos, principalmente para crianças. Existe lá uma família com 05 crianças, e que a mãe engoliu muita água suja pra salvar os filhos. Precisamos nos mobilizar, e ajudar aqueles que neste momento precisam. Em nome daqueles que vão receber, agradeço. É só comparecer em qualquer rua atingida pela enchente e fazer sua doação.
  • JBP
    , Monte Alegre
    O dia em que a população ter conciencia de que lugar de lixo é no lixo e não na rua esse problemas com enchente vão diminuir 60%, se os bueiros e as ruas estivessem limpos a agua da chuva não ficaria parada pelas ruas e nas casas dos moradores. A culpa é do Governo e tambem da população se ambos se ajudarem todos sai ganhando.
  • Francisca Alvarez
    , Centr de taboão da Serra
    Quero dar os parabéns para as pessoas da defesa civil que colocou 2 homens que entraram na casa da minha vizinha na rua josé soares de azevedo e tirou a família lá de dentro salvando verdadeiramente eu não sei seus nomes mas foram verdadeiros heróis estavam com colete da devesa civil e capa amarela parabéns
  • Eliete
    , Jardim Mirna
    CONCORDO PLENAMENTE COM VÁRIAS COISAS DITAS PELAS PESSOAS ACIMA, EM RELAÇÃO Á FALTA DE EDUCAÇÃO E CONCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS NO QUE DIZ RESPEITO Á COLETA DE LIXO, E EM RELAÇÃO AO DEVER DA PREFEITURA DE FAZER A SUA PARTE. NO MEU BAIRRO POR EXEMPLO, JÁ BUSCAMOS VÁRIAS ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR O PROBLEMA: AS PESSOAS DEIXAVAM SEUS LIXOS EM FRENTE Á SUAS CASAS, COMO É O CORRETO FAZER, MAS OS LIXEIROS NÃO TEM HORÁRIO CERTO PRA PASSAR. ALGUNS DIAS PASSAM ÁS 8 DA MANHÃ, OUTROS ÁS 4 OU 5 HORAS DA TARDE.ENTÃO OS CACHORROS, QUE TAMBÉM É UM PROBLEMA EM TODO O BAIRRO, E SEGUNDO A ZOONOSE NÃO TEM COMO CONTROLAR ISSO. SÓ PODEM "AJUDAR" NA CASTRAÇÃO. DETALHE, A PREFEITURA DÁ A ANESTESIA, E OS PROPRIETÁRIOS PAGAM DE ACORDO COM O PESO DO ANIMAL O RESTANTE, POR EXEMPLO UM POODLE TOY, UNS 100 REAIS ,NAS CLÍNICAS VETERINÁRIAS "CONVENIADAS COM A PREFEITURA". O PROBLEMA É QUEM PAGARÁ PARA OS ANIMAIS ABANDONADOS NAS RUAS, E PORTANTO SEM DONOS. ENTÃO OS CACHORROS RASGAM AS SACOLAS E ESPALHAM TUDO PELA CALÇADA. ACONTECE QUE OS MORADORES TRABALHAM FORA E FICA AQUELA MARAVILHA NAS CALÇADAS. RATOS E MOSCAS, PAPEL HIGIÊNICO,ABSORVENTES ABERTOS, RESTOS DE COMIDA, QUANDO OS CACHORROS DEIXAM , É CLARO. EM RELAÇÃO Á COLETA DE LIXO,LIGAMOS AO ÓRGÃO RESPONSÁVEL E O MESMO FALOU, QUE A PREFEITURA DEVERIA TER CONTRATADO MAIS FUNCIONÁRIOS E NÃO FEZ... ENTÃO OS MESMOS EM DIA DE FEIRA SÃO DESVIADOS DE SEU ROTEIRO. EM RELAÇÃO AOS RATOS, NA ZOONOSE FALARAM QUE NADA PODEM FAZER PARA DESRATIZAR A BEIRADA DO RIO,MESMO SABENDO QUE HÁ VÁRIAS TOCAS, POIS O MESMO ESTÁ TOMADO PELO MATO. SÓ DÁ PRA DESRATIZAR AS CASAS. MAS DE QUE VAI ADIANTAR, SE O FOCO CONTINUA PROSPERANDO? E NA ÚLTIMA ENCHENTE TEVE UMA AJUDA EXTRA DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA( NÃO TODOS É CLARO), QUE IAM JOGANDO O LIXO PARA CIMA DA CALÇADA, UNS QUERIAM FAZER DIREITO E OUTROS FALARAM AH, TÁ BOM...DEPOIS VEIO O CAMINHÃO, E JOGOU O RESTANTE NA BEIRADA DO CÓRREGO POÁ, EM FRENTE AO Nº 680. E PASSOU POR CIMA DE MUDAS DE ÁRVORES PLANTADAS PELOS MORADORES, JÁ QUE POR VÁRIAS VEZES FOI PEDIDO E NEGADA AS MUDAS PARA QUE OS MESMOS PLANTASSEM, APÓS FAZEREM A CAPINAGEM DE COSTUME VISTO QUE É UM BAIRRO ABANDONADO PELOS POLÍTICOS, MAS SE LEMBRAM NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO, DE MANDAR CARNÊ DE IMPOSTO... OU SEJA, NÃO FAZEM A SUA PARTE E AINDA TEM PESSOAS IRRESPONSÁVEIS NO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS. É DESGOVERNO MESMO, NINGUÉM SUPERVISIONA NADA. COMO DIZ O DITADO: " É MUITO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO" REALMENTE, PESSOAL, O POVO ESTÁ DESTRUINDO O SEU PRÓPRIO HABITAT, E A NATUREZA ESTÁ RETRUIBUINDO... MAS JÁ QUE OS POLÍTICOS TEM TANTO INTERESSE EM "AJUDAR O POVO", NÃO SERIA O CASO DE CADA UM FAZER A SUA PARTE? COMO DITO POR UMA PESSOA ACIMA SEM NOÇÃO, E QUE PROVAVELMENTE NÃO MORA EM UM BAIRRO COMO O NOSSO, TUDO É CASO DE POLÍTICA... ELA TEM OUTRA OPÇÃO, A NÃO SER ISSO EM CONJUNTO COM A FALTA DE CONCIÊNCIA DO SER HUMANO? DEUS NOS DEU ÁGUA LIMPA, O POVO SUJOU. E OS POLÍTICOS DE LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE, OPS... INTERESSE... SE CANDIDATARAM PARA AJUDAR EM TODAS AS ÁREAS: EDUCAÇÃO, SAÚDE, HABITAÇÃO ( QUE ALÍAS TEM VÁRIOS PRÉDIOS DO CDHU OU COOPERATIVAS, PRONTOS A MUITO TEMPO AQUI NA MINHA RUA MESMO E NÃO ENTREGAM AO POVO), AGUARDANDO O MOMENTO DAS ELEIÇÕES PARA FAZEREM COMÍCIOS. É ISSO, POR MAIS QUE A POPULAÇÃO TEM SUA PARCELA DE CULPA, A PREFEITURA NÃO FAZENDO A SUA PARTE, VAI CONTRIBUINDO PARA QUE ALGUMAS PESSOAS QUE AINDA TEM CONSCIÊNCIA, DESANIMEM. PARA CONFERIR O DITO, DEEM UMA PASSADINHA AQUI NO JARDIM MIRNA, E OBSERVEM BEM...
  • Milene Grego
    , Maria Rosa
    Porque a prefeitura cobra imposto dessas pessoas que sofrem tanto com as enchentes.??.. não consigo isentar minha tia que mora na area de risco. o povo não quer ismola quer o que é de direito, e quanto aos lixos de taboão, a coleta deve começar pela prefeitura o quem de sujeira ali !
  • Olinda
    , Vila Santa Luzia
    Moro na Rua Santa Luzia e é um absurdo ter que pagar IPTU!!!!!! O lixo contribui para bloquear as bocas de lobo mas, infelizmente a Prefeitura não reconhece que se não limpar não dá prá conservar!!!!! Três dias após a enchente as pessoas ainda colocavam seus pertences estragados na rua e o caminhão para recolher passou???? Eu não ví!!!!! Uma semana depois ainda havia entulho nas calçadas!!!!Num primeiro momento quem fez a festa foram os catadores que levaram a maior parte do lixo!!!! É possível viver assim?????? É total descaso!!!! Ainda temos esperança que para o próximo ano "ELEITORAL" alguem terá a cara de pau de jogar os "santinhos" dentro dos portões para colaborar cpm o lixo espalhado pela s ruas para entupir os bueiros!!!! Falta respeito pela população!!!!
  • Rogerio
    , residencial Isabel
    Moro na Rua Geraldina carlos dos santos E minha casa como a de alguns vizinhos nessa rua e na Francisco menegueth também entrou agua suja do rio,é absurdo ter que pagar iptu para continuar entrando agua imunda na minha casa estragando os moveis que paguei a prestação e ainda pago alguns. E a prefeitura não faz o mínimo que seria limpar o rio.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicados comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo