patrocínio
21.07.2009
autor
Por Juliana Martins
Da Redação do Portal O Taboanense
Fale com o autor da matéria
Taboão terá ONG gay para lutar contra a homofobia

Taboão da Serra recebeu nos últimos dias 17 e 18 de julho a caravana do Fórum Paulista LGBT - organização que reúne mais de vinte grupos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todo o Estado de São Paulo.  Ativistas do Fórum e da cidade se reuniram na sexta, 17, com representantes do governo municipal para discutir políticas públicas para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

E, no sábado, 18, aconteceu um curso de formação e organização para os militantes locais. Como resultado, ficou decidido a criação de uma ONG (organização não-governamental) com o objetivo de combater a homofobia e garantir o reconhecimento dos direitos da população LGBT de Taboão da Serra.

Foto: Divulgação

Reunião na prefeitura com representantes das secretarias e vereadores da cidade

Estiveram presentes na reunião do movimento LGBT com as autoridades municipais os vereadores Wagner Eckstein, Arnaldo da Imobiliária, Cido da Ya Farma, assessores do vereador Macário, o Secretário de Governo Ronaldo Dias, o Secretário de Saúde José Alberto, o coordenador do programa municipal de DST/AIDS, Ricardo Aparecido de Moraes, e  representante da Secretaria de Assistência Social.

Os militantes anunciaram as articulações para a criação de um grupo de defesa dos direitos LGBT em Taboão da Serra e expuseram a necessidade do governo municipal executar um plano municipal de combate a homofobia. “A população LGBT não tem seus direitos reconhecidos e é vítima de todo tipo de discriminação, inclusive agressões físicas e assassinatos. O Poder público não pode assistir isso de forma inerte”, afirmou Julian Rodrigues,   membro do Fórum Paulista LGBT.

O Secretário de Governo, Ronaldo Dias, afirmou que Taboão da Serra é uma cidade que respeita a diversidade, e que o governo municipal não irá poupar esforços para que os munícipes LGBTs tenham orgulho de sua cidade.

“Nos últimos anos, o governo municipal vem executando políticas afirmativas para minorias como: mulheres, jovens, negros e deficientes. Estamos aqui hoje para dizer que em Taboão da Serra também existem homossexuais que são vítimas da homofobia, que sofrem agressões nas ruas, são motivo de chacota nas salas de aula, são intimidados pelos agentes de segurança e desdenhados nos serviços de saúde. O preconceito está espalhado por todos os lados, e o Poder Público pode combatê-lo desenvolvendo políticas especificas que promovam o respeito à diversidade sexual” ressalta Wanderley Bressan, militante de Taboão da Serra.

Os vereadores presentes se posicionaram positivamente às reivindicações dos militantes, e assumiram o compromisso de aprovar leis que punam a homofobia e garantam a cidadania LGBT. Hoje existe um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal, de autoria do vereador Wagner Eckstein, que cria o dia municipal de combate à homofobia. “Vamos conversar com os pares para garantir a aprovação de todas as leis que contribuam para o fim da discriminação aos gays”, afirmou o vereador Arnaldo da Imobiliária.

O vereador Wagner, sugeriu ainda, que as secretarias que compõem o governo municipal, ao desenvolver alguma atividade de formação e capacitação de seus servidores, convidem o Fórum Paulista LGBT para contribuír na formação do funcionalismo público, garantindo que gays, lésbicas, travestis e transexuais não sejam discriminados nos equipamentos públicos de Taboão da Serra.

O Secretário de Saúde, Dr. José Alberto, e o coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, Ricardo, expuseram as ações de saúde desenvolvidas para os LGBTs, e anunciaram a instalação de um Centro de Referência de DST/AIDS em Taboão da Serra, o 1° do Estado de São Paulo.

Oficinas e Debates

Palestras, oficinas e debates marcaram a continuação da Caravana, no sábado. Cerca de 20 jovens gays de Taboão da Serra e outras pessoas interessadas, ativistas do movimento negro, se reuniram na EMEF Ugo Arduini, onde participaram de um curso de capacitação para a formação de uma associação em Taboão da Serra.

A professora doutora Regina Fachinni, da Unicamp, abriu os trabalhos com uma discussão sobre sexo, gênero, orientação sexual, identidade de gênero e heteronormatividade. Na seqüência, o educador Lula Ramires, do grupo Corsa,  falou de homofobia e vulnerabilidades. Julian Rodrigues expôs um breve histórico do movimento LGBT internacional e brasileiro.

As atividades foram encerradas com uma oficina, na qual foram discutidas as ações imediatas e o processo de formação do grupo local.  Segundo Jhony Wellson, um dos militantes que ajudou a impulsionar as atividades, “o curso foi muito produtivo, tudo foi muito legal, a hora agora é de avançar, arregaçar as mangas e lutar pelos nossos direitos”.

Os militantes deverão formalizar a nova entidade no próximo dia 8 de agosto, aprovando o estatuto e elegendo uma diretoria.

Comentários dos Visitantes
1
Muito boa a matéria. estive presente no curso de sábado, que por sua vez foi muito proveitoso. faltou publicarem as fotos. parabéns aos organizadores. este será um grande passo para conquistarmos cidadania e respeito em nossa cidade. nem menos nem mais, direitos iguais!
Leonardo Gonçalves
Jd. Leme
 
Resposta do Portal O Taboanense
A foto não foi publicada junto com a matéria por um problema no servidor. O problema já foi contornado e a imagem do evento está no ar.
2
Kd a foto meninos. gente...não dá pra ver a foto....tá muito pequena na 1ª página...e na matéria nem abre. me maquiei por 2 horas...e nem pude me ver?....põe a fotinho ai! adorei o encontro. participei das duas reuniões. fiquei muito feliz com o posicionaento dos vereadores que estavam presentes. É muito bom saber que temos com quem contar em taboão. agora aproveito o ensejo para pedir ajuda aos outros vereadores na aprovação do projeto que cria o dia de combate a homofobia. já tá na câmara. É só votar! beijos a todos! victoria viper (drag queen)
Victória Viper
Jd. São Salvador
 
3
Qual a justificativa pela não publicação da foto? ao meu entender esta foto está ligada a um movimento tão serio e tão importante para o municipio assim como os conselhos se fotos de todos os tipos e pessoas (locais) são publicadas diariamente nas materias dos jornais municipais de nossa cidade porque então a nossa foi excluida, não seria um ato de discriminação contra o lgbt ou seja hemofobia praticada por este veiculo de comunicação? É justamente por isso que estamos criando a nossa ong.
rosinete menezes
jardim clementino
 
Resposta do Portal O Taboanense
Sra. Rosinete, como um veículo de comunicação que abre espaço para o movimento, dá vez e voz para suas ações, poderia deixar de publicar uma foto por discriminação? Como nós do Portal O Taboanense, que sempre publicamos matérias sobre o LGBT podemos ser homofóbicos (e não hemofobicos, como vc disse)?. É justamente por pensamentos tão tacanhos como esse seu comentário que a ONG que você está ajudando a criar terá que romper, além dos preconceitos, também com a ingratidão, a falta se sensibilidade e de inteligência.
4
Bom dia acho interessante a publicação das fotos do acontecimento mostrando quem são os politicos/autoridades que estão ao lado dos militantes da causa. michel dias
Michel
Jd Jacarandá
 
5
Parabéns pela matéria. acredito que taboão está dando um passo muito importante no combate à homofobia e está sendo pioneiro em relação aos municípios vizinhos nesse sentido. gostaria apenas que publicassem uma foto com as personalidades públicas ques estão apoiando a causa, dando maior visibilidade a esse importante momento na história de nossa cidade.
David Cardoso
Jd. São Salvador
 
6
Bem, eu estava presente na palestra ke ocorreu no dia 18/07 no colégio hugo, estava entre esses 20 jovenjs de taboão. então, acho que vocês deveriam dar mais foco a essa noticia, dar mais enfase, é uma noticia recente, poderia estar pelo menos como destaque do site. e você dona juliana que é redatora dessa coluna, poderia ter posto a foto, a foto que tem o grupo todo; sei que a foto foi enviada a você.
Jonatan
Jardim Trianon
 
7
Só uma pergunta? cadê a foto? ficou invisivel na primeira página! adorei participar do curso! parabéns a todos nós. taboão da serra tb é gay!
Jade Transex
Maria Luiza
 
8
Gostaria muito que fossem colocadas fotos do evento. além de parabenizar a imprensa local por dar visibilidade a essa iniciativa, tão importante para a construção de uma verdadeira democracia em nosso município. viva taboão, viva a mudança, viva o respeito.
Ruan Felipe de Azevedo
Jd Recordo
 
9
Por favor, este evento foi filmado, fotografado? quais sao os politicos que estao apoiando a ong? esta ideia de ter uma ong no nosso municipio é otima, era o que faltava sendo assim conseguiremos mostrar para todos que somos normais, temos direitos, pagamos nossas contas, somos consumidores como todos e queremos apenas respeito e igualdade . grato
Leo
Parque Sao Joaquim
 
10
Por favor, este evento foi filmado, fotografado? quais sao os politicos que estao apoiando a ong? esta ideia de ter uma ong no nosso municipio é otima, era o que faltava sendo assim conseguiremos mostrar para todos que somos normais, temos direitos, pagamos nossas contas, somos consumidores como todos e queremos apenas respeito e igualdade . grato
Leo
Parque Sao Joaquim
 
11
Bom dia, o seu comentario eu entendo perfeitamente por que as minhas criticas sempre tem fundamento, ontem não tinha foto a reportagem hoje já tem se eu e os outros companheiros não tivesse criticado a foto não seria publicada, é é disto que a ong precisa pessoas com corasgem de criticar e de cobrar
rosinete menezes
jd clementino
 
12
Bem feito pro site, fica dando espaço pros frutinhas, olha aí... e ainda reclamam. esses caras (?!?) reclamam de tudo. porque voc~e snão publicam algo útil para o povo de taboão da serra?
Sérgio Porfirio
São Judas
 
13
Ah, só quero deixar claro que eu não sou preconceituoso, mas hoje em dia eles são a maioria e não mais minoria, quem teria que criar ong eram os homens desse pais que cada veiz mais estão sem nenhum espaço. ainda bem que sobra mais mulher
Sérgio Porfirio
São Judas
 
14
Chega de boiolice
Mano Menezes
Itaquera
 
15
Todos têm o direito de ser felizes. continuem na sua luta
Zé Keu
Intercap
 
16
Esse bando de ressentidos vivem falando que somos a maioria, se isso fosse verdade não teríamos os nossos direitos massacrados
Tetio
Guarapiranga
 
17
Quero parabenizar a todos lgbt's de taboão da serra, que marcaram com muito sucesso o ponta pé inicial deste encontro. não posso deixar de parabenizar, e agradecer o site o taboanense, que sempre se coloca a disposição das causas lgbts se mostrando verdadeiro parceiro na luta contra a homofobia. quero esclarecer ao sérgio, que postou logo acima, que apesar de sermos 10% da população nacional (segundo ibge), sofremos com a intolerância e homofobia. a cada 3 dias no brasil, 1 homossexual é assinado por crime de ódios, casais de lésbicas são impedidas de adotar crianças que outras famílias abandoram, somos privados de incluir nossos parceiros nas questões beneficiárias, a sociedade marginaliza nossas travestis deixando-as exclusas do mercado de trabalho, pais e mães expulsam, batem e ofendem filhos ao se assumirem gays. nossa luta é pelo direito a vida. não queremos que nos aceitem, apenas que nos respeitem. mais uma vez parabéns aos participantes. parabéns ao portal o taboanense por permitir discussões progressistas em seu veículo de comunicação.
Wanderley Bressan
Jd. Suiná
 
18
Parabéns ao portal o taboanense por abrir espaço para a comunidade lgbt, que historicamente é descriminado e marginalizado. infelizmente existe muitas pessoas que tem esse mesmo pensamento que o sergio, que pelo motivo de amarmos um pessoas do mesmo sexo, nos privam de direitos, pois os mesmo impostos que os heterossexuais pagam nos também pagamos. a constituição federal diz “...todos nos somos iguais perante a lei....”, mas quando se trata de direitos a comunidade lgbt este artigo da constituição não vale e ai somos privados de direitos fundamentas e direitos que vale para a população heterossexual, são 34 direitos negados para a população lgbt, direitos esse que são fundamentais para nos como seremos humanos e como pessoas que faz parte desta sociedade machista, homofobica e preconceituosa. pessoal já estamos vendo que o trabalho será árduo, porem a nossa vitória será maior que os obstáculos que poderão aparecer para nos ultrapassarmos e juntos conseguiremos vencer.
Pierre Freitas
Jd. Freitas Junior
 
19
Estou com voces, principalmente apoiando minha amiga victoria viper, é muito bom saber que tem gente lutando pelos direitos dos homossexuais.
Taynan
Jd, Sao Salvador
 
20
Olá,somos alunos da universidade nove de julho (uninove).o nosso grupo está fazendo um trabalho sobre diversidade sexual.justamente para divulgar, sobre o preconceito e a descriminação.pedimos a autorização á instituição, para que o nosso grupo que é formado por 06(seis)alunas com as devidas identificações ra.matricula;para que possamos fazer uma visita á ong.todo o nosso trabalho será em defesa e divulgação á ong, numa apresentação que será realizado no dia 20/10/2010.agradeço antecipadamente, arlene.
Arlene Soza Santos
Freguesia do Ò
 
Envie seu comentário
 

Portal O Taboanense

Siga-nos no Twitter
Eu Amo Taboão
Os bastidores da política Taboanense
Associação Brasileira de WebDesigner e WebMasters
Ajude a PETA!
W3C - World Wide Web Consorcium
W3C - World Wide Web Consorcium
publicidade