patrocínio
autor
Embu realiza Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
19.07.2011

Na terça-feira, 12/7, o Governo da Cidade de Embu das Artes realizou a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo foi avaliar os avanços, propostas e perspectivas nas questões relacionadas à alimentação adequada e saudável.

“Temos que celebrar com muito orgulho esse momento que reforça as ações de políticas públicas no combate à fome e à segurança alimentar”, destacou Selma Fernandes, secretária de Assistência Social. Para Célia Balsi, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco Municipal de Alimentos, a conferência é um espaço de “fundamental importância onde se cria a oportunidade para a sociedade civil conferir as ações existentes em nosso município”.

Durante a abertura do evento, o prefeito Chico Brito se emocionou com o depoimento da jovem Luciana Tavares, mãe de dois filhos, que agradeceu a prefeitura pela iniciativa e enfatizou que os produtos que compõem a sacola do Banco de Alimentos são muito bons e que as pessoas têm que dar valor a esse benefício que é uma grande ajuda a quem precisa.

Durante sua fala, Chico Brito, lembrou que desde 2001 o governo municipal trabalha para tornar Embu das Artes uma cidade cada dia mais justa. Prova disso é que antes a prefeitura distribuía mensalmente cestas básicas para 300 famílias. Atualmente cerca de 2.400 famílias recebem semanalmente uma sacola com mais de 20 kg de alimento. Para o prefeito, a conferência significa “estruturar na cidade um programa de segurança alimentar e discutir a importância do combate à fome em Embu”.

Após a abertura, os participantes foram divididos em cinco grupos para apresentação das propostas, dentre elas: incentivo à agricultura familiar, programas que ofertem cursos para a população sobre preparo e consumo de alimentos, facilitar o acesso aos produtos orgânicos, com preços mais baixos, incentivo às hortas comunitárias e ensino das técnicas de plantio e regulamentação das propagandas dos alimentos.

Em seguida Christiane Araújo Costa, socióloga e coordenadora da área de Segurança Alimentar e Nutricional do Instituto Polis e membro do Conselho de Segurança Alimentar Nacional, fez sua avaliação sobre as propostas tiradas pelos grupos e apresentou o panorama nacional sobre as questões alimentares e nutricionais.

Por fim foram eleitos os três delegados que representarão Embu das Artes na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo dois deles pertencentes à sociedade civil – Bruno Curtinhola Cavalcante e João Batista Santana – e um do governo municipal – Daniela Pereira Gonçalves. E também os suplentes: Gabriel Apareceido Pinto e Selma Inácia dos Santos, da sociedade civil, e Tamar Melo Lisboa Melo, do governo municipal.

Também esteve presente ao evento a vereadora Ná e Marcos Miguel da Silva, membro da comissão executiva do Consea Estadual.

Por Júlio Marcondes


 

Comentários dos Visitantes
Não há comentários para este post, seja o primeiro a comentar
Envie seu comentário
 

Portal O Taboanense

Siga-nos no Twitter
Eu Amo Taboão
Os bastidores da política Taboanense
Associação Brasileira de WebDesigner e WebMasters
Ajude a PETA!
W3C - World Wide Web Consorcium
W3C - World Wide Web Consorcium
publicidade
.: Portal O Taboanense :. Blog O Taboanense
patrocínio